Linha internacional de data: Saiba tudo sobre!

Você provavelmente já ouviu falar sobre a linha internacional de data, certo? Para a vida náutica, conhecer a Linha Internacional de Mudança de Data é muito importante e vamos explicar todos os detalhes sobre isso. Confira!

Linha Internacional de Data (LID) é uma linha imaginária que vai do extremo oeste ao extremo leste do planeta e separa o continente americano da Ásia e da Oceania. Também é conhecida por antimeridiano de Greenwich.

Ela orienta sobre o fuso horário de cada localidade tendo como base o movimento a rotação do planeta Terra em volta do Sol ao longo dos extremos leste e oeste, auxiliando no cálculo GMT, LID e outros.

A principal função dessa linha é separar o início e o final do dia no planeta Terra. É por isso que a linha vai de leste a oeste - a maior distância entre ambos e também a menor, já que o planeta é esférico e os dois extremos estão sempre próximos.

Isso tudo é importante para entender o fuso horário de cada localidade. Em alguns lugares, por exemplo, pode haver a diferença de um dia inteiro, mesmo a uma distância pequena.

Esse é o caso das Ilhas Tonga e Samoa, que possuem distância de 900 km, mas diferença de um dia no fuso horário.

Pode parecer bastante confuso entender como funciona a linha internacional de data, mas sua funcionalidade é bastante simples:

– Ao avançar do oeste (pôr-do-sol) para leste (nascer do sol), volta-se um dia no calendário. – Ao avançar do leste (nascer do sol) para oeste (pôr-do-sol), adiciona-se um dia no calendário.

Se ainda tiver dúvidas, deixe para nós em nosso blog!

Acompanhe-nos:

Marina Imperial, uma Marina em harmonia com a natureza!