Cozinhando a bordo: Confira essas dicas práticas!

O que você vai ler neste post?

cozinhando a bordo

As cozinhas nas embarcações são cada vez mais comuns e oferecem uma experiência completa para aqueles que adoram viajar com total autonomia, podendo seguir cozinhando a bordo e desfrutando do passeio no mar. 

Mas sabemos que cozinhar em uma lancha, em alto mar, é um grande desafio! Por mais sofisticada e equipada que seja a cozinha, não é a mesma coisa que cozinhar em uma cozinha tradicional. O tamanho é reduzido, tudo é mais compacto e você precisa ter um melhor planejamento para realizar as preparações culinárias.

É por isso que a Marina Imperial vai te dar algumas dicas bem interessantes para cozinhar a bordo. Veja a seguir quais são elas!

cozinhar a bordo
Veja todas essas dicas para cozinhar a bordo!

Como cozinhar a bordo de uma embarcação?

A primeira coisa que você precisa fazer é garantir a segurança de todos durante a preparação dos alimentos. Independentemente do que você utilizará para cozinhar, seja um fogão elétrico, à gás ou uma churrasqueira à carvão, por exemplo, é fundamental que essa prática seja segura para todos, então mantenha a atenção na preparação dos alimentos.

Siga cozinhando a bordo com essas dicas

Agora que você já sabe que a segurança vem em primeiro lugar, confira essas dicas para cozinhar na sua embarcação com mais facilidade, segurança e praticidade:

1. Use panelas altas

A primeira dica para cozinhar a bordo é usar panelas altas. E caso você esteja cozinhando em mar aberto, também vale a pena investir em panelas presas, pois o movimento do mar pode fazer com que as panelas balancem e até caiam. 

No caso das panelas altas, a ideia é evitar que os alimentos derramem com a instabilidade da embarcação. Essas são dicas muito importantes para a segurança de quem está cozinhando.

Saiba tudo sobre a cozinha e restaurante Marina Imperial!

2. Cuidado com vidro e materiais cortantes

Outra dica de segurança sobre equipamentos de cozinha é sobre os materiais que são cortantes, como o vidro e facas, por exemplo. Nesse caso, o ideal é evitar vidro sempre que possível. E no caso das facas, tenha um lugar separado na cozinha para armazená-las com segurança, pois a movimentação do barco aliado ao perigo dos objetos cortantes podem resultar em acidentes graves.

3. Planeje o cardápio

Para cozinhar a bordo, é fundamental que você planeje muito bem o cardápio. Ou seja, coloque no papel todas as refeições que serão preparadas na embarcação, pois isso facilitará muito na elaboração da lista de compras. Lembre-se, quando você estiver em alto mar não poderá sair rapidinho para comprar um creme de leite que esqueceu!

O ideal é optar por preparações que sejam fáceis de fazer e que possam ser feitas em uma ou duas panelas no máximo. Quer algumas sugestões de pratos bem rápidos e que você pode fazer com poucos utensílios? Então confere essa lista:

  • Risoto de camarão;
  • Couve-flor gratinada com filet mignon grelhado;
  • Salmão grelhado ao molho de ervas;
  • Carne de panela com arroz branco;
  • Filet mignon com molho de vinho tinto;
  • Frango xadrez;
  • Espaguete à bolonhesa;
  • Penne ao molho bechamel;
  • Salada de folhas verdes com molho caesar;
  • Sunomono;
  • Escondidinho de carne moída com batata;
  • Strogonoff de carne ou de frango com arroz branco.

Para o café da manhã e lanches entre as principais refeições, opte por preparações simples como salada de frutas, lanches naturais, frutas in natura, sucos, chás, café, bolos prontos, pães e snacks. 

4. Prepare a lista de mercado

Depois de planejar o cardápio do dia ou dos dias, coloque em uma lista todos os ingredientes que você precisará comprar para levar nesse passeio. Dessa forma, você não será pego de surpresa por não ter levado determinado item quando for cozinhar.

Nesse caso, é interessante combinar refeições que utilizam ingredientes em comum, para que você diminua a sua lista de mercado e possa reduzir a quantidade de ingredientes que levará à bordo.

Entenda tudo sobre a geladeira náutica e como escolher a sua!

5. Priorize alimentos semiprontos

Para facilitar as preparações na cozinha, dê preferência para alimentos semiprontos, pois isso reduzirá o tempo que você passará cozinhando a bordo. Hoje em dia existem diversos alimentos que podemos comprar no mercado que são semiprontos, como massas, risotos, arroz, feijão, lasanha, almôndegas, sopas, entre outros. 

Essa dica também vale para os legumes, hortaliças e frutas. Leve tudo já higienizado para a embarcação, de preferência já picado e pronto para ser adicionado ao prato ou preparação.  

O que levar para comer em um passeio de barco?

Saber o que levar para comer em um passeio de barco depende principalmente de quanto tempo você ficará na embarcação e do gosto da tripulação em geral. Considerando que é uma viagem de barco, é fundamental que todos estejam satisfeitos com a alimentação, por isso, garanta que todos tenham opções deliciosas para comer nesse passeio.

Veja a seguir o que levar em um passeio de barco para um dia e para uma viagem com até 5 dias. 

O que levar para uma viagem de um dia?

Se você for passar o dia todo na embarcação, é fundamental planejar as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e levar alimentos que servirão de lanche entre as refeições. 

Para quem gosta de praticidade e não quer perder tempo cozinhando, aqui vão algumas dicas para um cardápio de um dia na lancha:

  • Biscoitos, pães, bolo pronto, frios, geléia, manteiga, café, leite e suco para o café da manhã;
  • Lasanha congelada, arroz, salada de folhas verdes e suco para o almoço;
  • Sopa pronta e pães para o jantar;
  • Snacks, biscoitos, oleaginosas e bebidas à vontade para comer durante o dia.

Para quem ama cozinhar, veja a seguir algumas ideias para substituir os pratos prontos nas refeições principais:

  • Carnes ou peixes grelhados;
  • Churrasco a bordo;
  • Strogonoff de camarão;
  • Salpicão de frango;
  • Paella de frutos do mar;
  • Risotos ou massas;
  • Feijoada;
  • Ratatouille.

Todas as dicas de o que levar em um passeio de barco!

O que levar em uma viagem de 5 dias?

Não sabe o que levar em uma viagem de 5 dicas? Saiba que é muito fácil criar o seu checklist de coisas que você precisará. Você só precisa criar o cardápio com todas as refeições para não se esquecer de nenhum ingrediente. 

Planeje os itens de café da manhã, considere os ingredientes dos pratos principais e acrescente snacks e lanches para comer entre as refeições. No caso de uma viagem de 5 dias, o ideal é optar por uma alimentação mais saudável, pois você passará bastante tempo em viagem e não quer ver ninguém com indigestão, por exemplo.

Nesse caso, opte por muitas frutas, legumes e verduras, faça pratos leves e intercale variando bastante o cardápio, para que o cardápio não fique enjoativo. Mas as dicas são as mesmas, dê preferência para preparações que utilizam os mesmos ingredientes. Por exemplo, batata gratinada e escondidinho de carne moída com batata, peixe grelhado e caldo de peixe com pirão, carne de panela e strogonoff de carne.

Gostou de todas essas dicas da Marina Imperial? Lembrando que você pode contar com a nossa marina, caso queira levar a sua família para almoçar em um restaurante de culinária internacional no litoral. O Imperial Bar & Restaurante é o melhor lugar para você fazer suas refeições após o seu passeio de lancha. 

Se gostou deste conteúdo, continue nos acompanhando aqui no blog e nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Cozinhando a bordo: Confira essas dicas práticas!

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit