Churrasco a bordo: Tudo que você precisa saber!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

churrasco-a-bordo

Sol, calor, passeio em alto mar e um churrasco para completar. Esse parece o cenário perfeito para você? Então o churrasco a bordo pode ser um dos seus passeios favoritos. 

Perfeito para curtir com os amigos e familiares, o churrasco na lancha é um programa muito legal para comemorar datas importantes, para celebrar as amizades, curtir momentos em família e desfrutar de muito lazer em alto mar. 

Mas para que esse momento de prazer seja aproveitado da melhor forma possível, trouxemos algumas informações importantes sobre o churrasco no barco, incluindo se é permitido, qual a melhor churrasqueira para lancha, como fazer churrasco no barco e muito mais. Confira!

como-fazer-churrasco-na-lancha
Aprenda como fazer churrasco na lancha!

Churrasco a bordo: Pode fazer churrasco em lancha?

Sim, é permitido fazer churrasco a bordo de uma lancha. Mas é preciso ter alguns cuidados, já que o espaço em uma lancha é limitado. A primeira coisa que você precisa ter em mente é que não é recomendado utilizar combustível para acender a churrasqueira em uma lancha, pois o líquido pode escorrer na embarcação, podendo resultar em um incêndio.

Outro cuidado importante é sobre as cinzas do churrasco. Quando o churrasco terminar, você deverá se certificar de que as cinzas estão frias, sem nenhum sinal de fogo, e jogá-las no lixo. Jamais jogue as cinzas do seu churrasco no mar ou no rio. 

Leia também: Tudo sobre o modelo de Lancha Hard Top!

Como fazer churrasco em lancha?

Agora que você já sabe que é permitido fazer churrasco em um barco, veja a seguir algumas dicas para fazer um churrasco de sucesso:

  • Forre papel alumínio no fundo da churrasqueira para remover as cinzas do carvão com facilidade depois
  • Quando o carvão já estiver aceso, garanta que o braseiro fique em temperatura estável, colocando mais carvão quando for necessário
  • Não deixe que o braseiro esfrie, pois a carne ficará dura
  • Não lave a carne antes de assar e nem coloque carne congelada direto na grelha, pois ela ficará seca e dura
  • Não retire toda a gordura da carne, pois é ela quem dará a maciez e o sabor da carne
  • Só mexa na carne quando for preciso para evitar que ela perca a suculência
  • Quando a carne estiver com líquido na parte de cima, vire para assar do outro lado
  • Calcule 400 gramas de churrasco por pessoa, considerando tudo que será assado (carne, linguiça, vegetais, entre outros).
  • Sele a carne antes de assar para garantir que ela fique mais suculenta
  • Não exceda na quantidade de carvão, pois pode abafar o fogo. Mas reponha quando for necessário
  • Use carvão de qualidade, como o de madeira de eucalipto que é mais ecológico, não faz tanta fumaça e gera poucas cinzas
  • Não deixe que o fogo tenha labaredas, pois pode queimar o churrasco. Mantenha o carvão em brasas incandescentes
  • Sempre pergunte o ponto da carne de preferência de cada um, mas na dúvida, um bom churrasco deve ser mal passado ou ao ponto, nunca torrado

Viu só quantas dicas de como assar carne no barco e fazer um delicioso churrasco. Mas se você ainda não tem uma churrasqueira ou não sabe como cuidar bem dela, veja a seguir outras orientações. 

Qual a melhor churrasqueira para barco?

Há basicamente três modelos de churrasqueiras que podem ser usadas em barco ou lancha. A melhor churrasqueira de lancha é aquela que mais atende às necessidades dos tripulantes, por isso, você deve considerar as características antes de comprar sua churrasqueira para lancha

Então antes de decidir qual a melhor churrasqueira para barco, considerando as suas necessidades, vamos às características mais importantes de cada modelo.

Leia também: Entenda o conceito de estilo de vida náutico!

Churrasqueira de barco a carvão

Esse é o modelo mais tradicional de churrasqueira náutica, pois é movido a carvão, como as principais churrasqueiras usadas em terra. Considerando o sabor do churrasco, não há como negar, esse é o modelo que entrega o churrasco mais saboroso. Contudo, mesmo com o carvão náutico esse modelo de churrasqueira é o mais demorado. 

As vantagens incluem o ótimo sabor do churrasco, fácil de adaptar em qualquer barco, não é necessário nem eletricidade ou gás e ainda é um dos modelos mais baratos. 

Churrasqueira para barco a gás

A churrasqueira movida a gás é uma outra opção para quem deseja desfrutar do churrasco a bordo. Esse modelo tem como vantagem a eliminação do carvão, que costuma fazer fumaça e sujeira por conta das cinzas. Além disso, o gás é um combustível mais acessível e fácil de encontrar, o que facilita bastante. 

Mas é preciso ter muito cuidado com essa churrasqueira, pois os risco de um incêndio e até de explosões é maior, considerando que vazamentos de gás são perigosos. 

Leia também: Tipos de pesca e tudo que você precisa saber!

Churrasqueira para barco elétrica

Por fim, o modelo elétrico é o mais prático, fácil de limpar, fácil de usar e não precisa de nada mais do que energia elétrica para funcionar. Nesse modelo você não tem problemas com fumaça, sujeira de cinzas e nem riscos de vazamento de gás. Outra grande vantagem é que ela pode ser colocada na área interna do barco.

Com tantas facilidades, esse modelo é o mais caro no mercado e também não oferece o mesmo sabor que o churrasco feito no carvão. Na verdade, a qualidade do churrasco é inferior até ao da churrasqueira a gás.  

Cuidados com a churrasqueira na lancha

Se você já tem uma churrasqueira em seu barco, mas não sabe como cuidar para aumentar a durabilidade dela, veja a seguir algumas orientações. 

Leia também: Qual o melhor motor para lancha?

O que passar na churrasqueira para não enferrujar?

A melhor forma de garantir que sua churrasqueira não enferruje é deixando ela bem seca após o uso. É importante considerar que uma churrasqueira em região litorânea tem uma durabilidade inferior a uma churrasqueira longe do litoral. Isso acontece porque no litoral as condições para a oxidação, corrosão e ferrugem são abundantes. 

Sendo assim, faça a correta limpeza da sua churrasqueira após o uso utilizando água, vinagre e bicarbonato de sódio. Depois de limpar, seque a churrasqueira e deixe-a em local ventilado ao abrigo da água. 

Você pode utilizar tintas de alta resistência ao calor, caso queira uma proteção ainda mais forte em sua churrasqueira. Mas tome cuidado com tintas que sejam altamente tóxicas, para que seu churrasco não se torne algo perigoso para sua saúde. 

Se for uma churrasqueira de ferro, após limpar e secar, você pode passar óleo em toda a parte metálica da sua churrasqueira para guardá-la para o próximo churrasco. 

Leia também: Onde andar de barco em SP?

Como proteger o fundo da churrasqueira?

Independentemente se a churrasqueira é a carvão, gás ou elétrica, é recomendado forrar o fundo com papel alumínio para facilitar a limpeza. Durante o churrasco, é comum que caia gordura e pedaços de alimentos no fundo da churrasqueira. Com o papel alumínio fica muito mais fácil limpar essa sujeira, garantindo que sua churrasqueira fique com o fundo impecável. 

Como fazer churrasqueira para barco?

Existem muitas formas de adaptar uma churrasqueira para utilizá-la no barco, principalmente o modelo de churrasqueira a carvão. O ideal é que você tenha um bom suporte de churrasqueira para barco e coloque sua churrasqueira adaptada nesse suporte, assim você irá garantir mais segurança em seu churrasco.

Em todo caso, é válido lembrar que você pode comprar uma churrasqueira simples e compacta e colocá-la em seu barco com certa adaptação. Assim o custo será menor do que comprar uma churrasqueira própria para barco.

Gostou de todas essas dicas sobre churrasco a bordo? Então deixe seu comentário e siga a Marina Imperial no Facebook e no Instagram.

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit