Conheça Ilhabela SP, um paraíso tropical!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

ilhabela sp

Quase todo mundo já ouviu falar de Ilhabela SP, uma ilha paradisíaca localizada no Litoral Norte de São Paulo. Mas se você nunca visitou essa ilha, você terá a oportunidade de conhecer detalhes sobre ela agora mesmo!

Essa é uma das ilhas mais importantes do estado de São Paulo, pois atrai turistas durante o ano todo, principalmente no período de calor. É um local com muita beleza natural, cultura, infraestrutura, turismo náutico, entre outros atrativos. Por isso, Ilhabela precisa fazer parte de seu roteiro de viagem no Litoral Norte de São Paulo. 

A seguir falaremos tudo sobre Ilhabela, incluindo o que você poderá encontrar nessa ilha, qual a melhor época para conhecê-la e como chegar até lá em detalhes. Acompanhe com a gente! 

ilhabela
Conheça as belezas naturais de Ilhabela!

Como que é a Ilhabela?

Ilhabela é considerado um município e um arquipélago, sendo um dos únicos que existem no Brasil. Segundo o IBGE, a população local é estimada em pouco mais de 28 mil habitantes, sendo que a área dessa ilha é de pouco mais de 346 mil km². A ilha fica no Litoral Norte do estado de São Paulo e é composta por outras 19 ilhas, lajes e ilhotes que ficam próximos. 

A 212 quilômetros da capital de SP e 140 quilômetros da divisa com o Rio de Janeiro, esse município é rodeado pelo oceano Atlântico e é considerado um paraíso tropical devido às suas formações rochosas, natureza preservada e toda a vida marinha ao redor.

Portanto, podemos resumir que Ilhabela é um município que fica em uma ilha cercada de muito verde, rodeada pelo oceano e com muita natureza, tanto na fauna quanto na flora presente no local. 

Além da natureza, é importante lembrar que Ilhabela possui infraestrutura como qualquer outro município. Lá você encontra supermercados, bares, restaurantes, farmácias, escolas, hospitais, postos de atendimento de saúde, hotéis, pousadas e muitos pontos turísticos para você visitar. 

As atrações dessa ilha ficam por conta de suas lindas praias, pelo passeio de balsa, piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, entre outros.

Conheça as praias de Ilhabela!

Qual a melhor época para ir à Ilhabela?

O outono é a melhor estação para conhecer Ilhabela. Durante essa época do ano você pode aproveitar melhor o passeio pela cidade, pois os preços são reduzidos por causa do período que é considerado baixa temporada e a temperatura ainda é agradável. 

Logo que o inverno chega os preços das pousadas, hotéis, restaurantes e bares caem ainda mais, o que é muito bom para aqueles que buscam economizar. Mas a temperatura também reduz bastante, o que pode atrapalhar nos passeios pelas praias, cachoeiras e trilhas da cidade. Contudo, um ponto positivo é a redução das chuvas nesse período, sendo ideal para passeios de lancha, por exemplo. 

Já o período que vai da primavera ao verão não é o melhor momento para conhecer Ilhabela, pois você encontrará preços mais elevados e muita movimentação de pessoas. Mas não há como negar, conhecer Ilhabela em dias ensolarados e de muito calor é uma experiência única. 

Quanto tempo ficar em Ilhabela?

Para conhecer a cidade por completo recomendamos que você fique pelo menos um final de semana inteiro em Ilhabela. Mas se possível, fique por uma semana para conhecer os principais pontos turísticos dessa cidade paradisíaca. Você não irá se arrepender!

Aqui na Marina Imperial já trouxemos um roteiro completo de 3 dias em Ilhabela. Confere lá o que você poderá fazer em uma viagem de 3 dias nessa cidade: Roteiro em Ilhabela!

Mas se você pretende ficar mais tempo na cidade, veja a seguir os principais pontos turísticos para conhecer em Ilhabela:

1. Centro histórico de Ilhabela

Não há como passar por Ilhabela sem conhecer seu centro histórico. Conhecido como vila, o centro dessa cidade é muito charmoso, possui prédios históricos, lojinhas coloridas, calçadões antigos e decks para passear pela cidade enquanto contempla o mar. 

2. Piscinas naturais

Localizadas no sul da ilha, as piscinas naturais chamam a atenção dos visitantes por sua beleza sem igual. Esse é um dos principais pontos turísticos dessa cidade e vale muito a pena conhecer. 

3. Buraco do Cação

Outro ponto turístico famoso nesse arquipélago é o Buraco do Cação, um lugar lindo e rodeado de natureza. Trata-se de enormes paredes de pedra que foram esculpidas por milhares de anos pelas ondulações do mar. Lá você encontra fendas nas pedras, um cenário perfeito para lindas fotografias. 

4. Praia da Vila

Essa é a praia mais conhecida em Ilhabela, pois fica justamente no centro da cidade. Com fácil acesso e muita infraestrutura próxima, a Praia da Vila é perfeita para uma tarde com a família. 

5. Cachoeira do Paquetá

Se você quer conhecer uma cachoeira com beleza inigualável, você precisa conhecer a Cachoeira do Paquetá. Com borda infinita e uma vista privilegiada do mar, essa cachoeira é uma das mais famosas da cidade e precisa fazer parte do seu roteiro.

Saiba tudo sobre a prática de mergulho em Ilhabela!

Como faço para ir para Ilhabela?

Você pode chegar até Ilhabela de carro, atravessando a balsa, ou então de lancha. Há muitas pessoas que alugam lanchas em cidades vizinhas como Caraguatatuba e Ubatuba, por exemplo, e fazem um passeio completo por Ilhabela chegando pelo mar. Essa é uma ótima forma de conhecer a ilha nos mínimos detalhes, pois você poderá passar por diversas praias, cachoeiras e outros locais que só podem ser vistos em um passeio em alto mar. 

Como é chegar de lancha em Ilhabela?

Se você gostou dessa ideia e quer chegar de lancha em Ilhabela, temos todo o passo a passo completo para você fazer isso com o máximo de conforto e qualidade. Você deverá vir até a nossa marina, que fica em Caraguatatuba. Aqui na Marina Imperial você irá alugar a lancha perfeita para o passeio que você deseja fazer. 

Caso você não tenha habilitação para pilotar uma lancha, você poderá contratar um charter para conduzir o seu passeio seguindo o roteiro planejado com a nossa equipe. Pronto, agora é só embarcar com sua família ou amigos e curtir esse passeio incrível por Ilhabela. 

O que achou dessa cidade, pretende conhecer Ilhabela em breve? Conte para gente nos comentários. Veja mais dicas de passeios como essa no Facebook e no Instagram.

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit