Praias de Ilhabela: os melhores destinos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

Quem nunca sonhou com esse cenário: águas quentes e claras, areia branca, muito sol e resorts de luxo. Certamente, você já ouviu falar sobre as belíssimas praias de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, bem pertinho de cidades como São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.

Ilhabela é um destino completo: praias, cultura, história, gastronomia e muita diversão. Para quem curte uma paisagem à beira-mar, o passeio pode ficar ainda melhor. 

Estes são alguns dos aperitivos que atraem milhares de turistas ano após ano para as famosas praias de Ilhabela.

A dica, nesse sentido, é visitar as melhores praias e se encantar com as maravilhas do lugar.

Toda a região é formada por excelentes pontos de mergulho, com fauna e flora exuberantes, espécies endêmicas e ótima infraestrutura turística, com equipamentos e transporte muito bem organizados. Tá pensando em viajar pra lá? 

Sem dúvidas, ela é um dos principais destinos turísticos do país e sempre oferece novas opções. Quer saber quais lugares conhecer lá? Se liga nessas dicas.

Praias de Ilhabela - Praia do Jabaquara
Vista da Praia do Jabaquara, uma das mais belas Praias de Ilhabela

Onde se localiza Ilhabela

As praias de Ilhabela são um dos destinos mais famosos e cobiçados do litoral norte, sempre na lista das melhores praias de São Paulo.

Fica localizada bem pertinho de cidades como São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.

Distante 210 km da capital paulista e a 440 km da cidade do Rio de Janeiro, Ilhabela tem mais de 40 praias, incluindo a Praia do Bonete, Castelhanos, Praia do Curral e até praia deserta.

Como ir de São Paulo a Ilhabela

Existem diversas formas de chegar até Ilhabela. Você pode ir de carro, de ônibus, avião ou navio.

As duas principais opções são: carro ou ônibus até São Sebastião, onde o trajeto é finalizado com a travessia de balsa. 

Ônibus

Para ir de ônibus, é preciso desembarcar em São Sebastião. Os ônibus de viações comerciais não entram na ilha, mas passam bem próximo à balsa para que os passageiros possam fazer a travessia a pé  e sem custo algum.

Automóvel

A principal rota para quem deseja visitar Ilhabela é a balsa que parte de São Sebastião e funciona como único meio de transporte público entre o continente e a ilha. 

É possível ir pela Rodovia Mogi-Bertioga (SP 98), seguindo pela Rio-Santos e passando pelas praias de São Sebastião até chegar ao centro da cidade. Logo em seguida, é preciso pegar a balsa para atravessar o canal com destino a Ilhabela. 

Veja qual é a melhor lancha para você curtir o seu passeio

Qual é a melhor praia de Ilhabela?

O que não vai faltar numa visita a Ilhabela são praias maravilhosas. Algumas são enormes, com espaços para a prática de esportes e trilhas.  No entanto, alguns destinos exclusivos oferecem ao turista hotéis com pequenas versões do paraíso.

Ilhabela tem tudo aquilo que sonhamos: palmeiras, praias de areia branca e um belo mar azul.

Praia do Bonete

Localizada no sul da ilha, essa praia de areias claras e mar agitado mantém características selvagens que atraem os amantes do ecoturismo, surf ou apenas quem quer se desconectar do mundo moderno e curtir momentos únicos no paraíso.

A Praia do Bonete é perfeita para passar o dia. Com infraestrutura completa, repleta de trilhas e cachoeiras, a praia tem ainda uma extensa faixa de areia e mar bastante agitado, favorável para a prática de esportes como surfe e kitesurfe.

Praia de Castelhano

A Praia de Castelhano é um dos passeios prediletos para quem deseja fugir da rota mais urbana de Ilhabela. 

Castelhanos tem mar agitado, longa faixa de areia (cerca de 1,5 km de extensão) e é cercada por intenso verde nas encostas que protegem a praia, localizada dentro da área do Parque Estadual de Ilhabela. 

As trilhas e cachoeiras embelezam ainda mais a praia, que tem as condições climáticas ideais para a prática de esportes – especialmente entre os meses de julho e dezembro.

Praia da Feiticeira

A Praia da Feiticeira possui uma natureza exuberante.  É uma das mais famosas de Ilhabela, querida especialmente por quem vem em busca de tranquilidade em família. 

Com 250 metros de areia grossa, a praia de tombo abriga um antigo casarão em estilo colonial, antiga sede da Fazenda São Mathias e seu engenho de cana-de-açúcar. É procurada por quem deseja sossego. 

Praia do Curral

Com seus 400m de extensão e sua faixa de areia plana e larga, a Praia do Curral é a mais badalada de Ilhabela e, por isso, atrai muitos jovens e gente bonita o ano todo.

Possui uma ótima infraestrutura de hotéis, pousadas, bares e restaurantes, banheiros e ducha de água doce para depois do banho de mar.

Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara está entre as mais preservadas, bonitas e paradisíacas de Ilhabela.

Com uma larga faixa de areia clara e muitas árvores ao seu redor, é famosa por suas águas transparentes e pela vista do alto. 

Isso porque a praia possui um “mirante improvisado” que dá para apreciar o lugar do alto e garantir lindas fotos de sua viagem para Ilhabela.

Veja onde é melhor deixar o seu barco

Praias de Ilhabela estão liberadas

Você deve estar se perguntando: “Mas como está o turismo em Ilhabela na pandemia?”.

Ilhabela já está liberada para o turismo, mas sempre seguindo os protocolos sanitários. O uso de máscaras ainda é obrigatório e em todos os estabelecimentos há álcool gel e distanciamento social de 2 metros entre as pessoas. 

As praias estão liberadas para banho de mar e caminhadas. Barracas de praia e restaurantes também estão funcionando.

Planejando viajar, mas não escolheu o lugar ainda? Agora não tem desculpa. 

Listamos, aqui, algumas praias de Ilhabela que já apresenta uma demanda relativamente grande de turismo pela proximidade com as férias do meio do ano. São lugares incríveis e que vão marcar sua vida para sempre.  

E se você está planejando um fim de semana diferenciado, seja em família ou com os amigos, a Marina Imperial em Caraguatatuba tem a solução para você. 

A Marina Imperial oferece a locação de embarcações para você curtir da melhor forma o seu passeio. 

Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o mundo náutico – Facebook e Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais posts

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit