Mergulho em Ilhabela: Conheça os principais pontos de mergulho recreativo nessa ilha!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

mergulho-em-ilhabela

A prática de mergulho em Ilhabela é muito comum durante o verão, mas pode ser realizada durante o ano todo. Essa é uma modalidade esportiva bastante relaxante, que possibilita aliviar o estresse e se conectar com a natureza.

Já falamos aqui na Marina Imperial sobre a prática do mergulho, incluindo como fazer, quais equipamentos utilizar e muito mais. Mas agora trouxemos algumas dicas sobre como praticar o mergulho em Ilhabela, com informações importantes para os praticantes que desejam mergulhar nessa ilha. 

Portanto, confira a seguir tudo sobre o mergulho em Ilhabela, incluindo as informações que você precisa saber!

onde-fazer-mergulho-em-ilhabela
Saiba onde fazer mergulho em Ilhabela com essas dicas!

Mergulho em Ilhabela: 3 motivos para praticar!

Antes de qualquer coisa, é importante destacar porque Ilhabela é um dos lugares mais procurados por mergulhadores. 

  1. Ilhabela possui diversos naufrágios com corais e espécies de peixes, sendo diversos pontos de mergulho espalhados pela zona turística da ilha.
  2. A rica biodiversidade da ilha é outro grande destaque para o mergulho recreativo na área se você deseja conhecer novas espécies. 
  3. Fácil acesso a diversos equipamentos profissionais para mergulho e contratação de instrutores de mergulho para auxiliar os iniciantes. 

É importante considerar que essa ilha é voltada para o turismo, principalmente aquático. Por isso é muito fácil praticar o mergulho na ilha se você é iniciante. Quem é profissional em mergulho também escolhe essa região pelos pontos de mergulho que existem na ilha. 

Leia também: Saiba o que é náutica de recreio e a legislação sobre o assunto!

Como é feito o mergulho em Ilhabela?

O mergulho realizado em Ilhabela é auxiliado por instrutores de mergulho, que possuem certificação para auxiliar outras pessoas que desejam realizar o mergulho recreativo. Há ainda duas opções para quem é iniciante, que é o mergulho com snorkel em águas rasas e o mergulho mais profundo com equipamento de mergulho. 

Nos dois casos o mergulho é guiado por um instrutor para que os iniciantes não se coloquem em perigo. Já os praticantes que possuem conhecimento da prática podem realizar o mergulho em diversas localidades da ilha de acordo com a modalidade que cada um pratica.  

Quem pode praticar mergulho?

Hoje em dia a maioria das pessoas podem mergulhar, desde que sejam guiadas por um instrutor. Até crianças com mais de 10 anos podem fazer o mergulho em Ilhabela. Portanto, não há motivos para você não experimentar essa prática tão transformadora que é o mergulho.

Qual o melhor horário para mergulho?

Não existe exatamente um horário que seja o melhor. O consenso é de que de outubro a março a visibilidade seja melhor, assim como a temperatura é mais confortável nesse período. Contudo, podemos destacar que durante o dia a visibilidade é muito melhor se a ideia é ver corais, espécies de peixes e outros animais aquáticos. 

Leia também: Tudo sobre o esporte aquático Wakeboard!

Qual é a melhor época para mergulhar em Ilhabela?

A melhor época para mergulhar em Ilhabela e em qualquer outro lugar do país é durante a primavera e o verão, que vai de outubro a março. Nesse período a visibilidade é muito melhor e isso torna o passeio muito mais prazeroso. 

Quais são os pontos de mergulho em Ilhabela?

Existem vários lugares legais para praticar o mergulho em Ilhabela. Por isso reunimos algumas opções bem interessantes para você conhecer em sua próxima visita à Ilhabela, confira:

pontos-de-mergulho-em-ilhabela
Conheça os principais pontos de mergulho em Ilhabela!

Ilha das Cabras

Trata-se de um ilhote onde é possível praticar o mergulho livre e com cilindro. Esse é um trecho de passagem que possibilita acessar outras áreas de Ilhabela. 

Gruta da Ilha dos Búzios

Este é um local bastante conhecido pela grande quantidade de grutas e passagens submarinas da região. Por isso, é perfeita para o mergulho recreativo como uma prática ecoturística. 

Praia das Pedras Miúdas

Se você estava procurando por praias de mergulho em Ilhabela, essa é uma ótima opção. É possível praticar o mergulho livre e também com snorkel. Por isso, se você procura quais são os melhores lugares para quem busca mergulho com cilindro e snorkel em Ilhabela, essa é uma ótima opção. 

Leia também: Praias de Ilhabela, conheça os melhores destinos!

Pacuíba

Esse é um ponto de mergulho muito especial para os formandos do curso de mergulho, sendo um dos pontos mais utilizados para a cerimônia de “batismo“. 

Ponta da Cabeçuda

Essa é uma região de Ilhabela focada no mergulho profissional ou técnico, já que é preciso ter um pouco mais de experiência para explorar a região. 

Saco do Povo

Outro ponto de mergulho para quem procura por mergulho em Ilhabela é o saco do povo. Nesse ponto de mergulho você pode conferir muita beleza submersa, sendo uma das áreas com melhor visibilidade

Ilha das Galhetas

Esse é um local raso, perfeito para o mergulho de snorkel. A Ilha das Galhetas atraem muitos visitantes e mergulhadores, pois é um local abrigado do vento que também oferece uma boa visibilidade. 

Onde fazer mergulho em Ilhabela?

São muitos os lugares que você pode fazer mergulho em Ilhabela, como você pôde conferir anteriormente. O ideal é procurar pelo local que mais oferece aquilo que você procura para a sua prática. Por exemplo, se você é um profissional no assunto, os melhores pontos são aqueles que apresentam maiores desafios e oportunidades para explorar coisas novas.

No caso de iniciantes, o ideal é optar por opções de mergulho com pouca profundidade, onde a visibilidade é boa e há diversas opções de instrutores para auxiliar nessa prática. 

Leia também: Roteiro completo de 3 dias em Ilhabela!

Quais são os equipamentos usados no mergulho?

A prática realizada com equipamento de mergulho completo permite submergir mais a fundo, já que o cilindro de oxigênio permite mais tempo explorando dentro da água. Essa prática é bastante comum em Ilhabela, sendo que todos os equipamentos você encontra facilmente para alugar na região.

Os itens mais comuns incluem cilindro de oxigênio, medidores de pressão e profundidade, máscara de mergulho, nadadeiras, colete com chumbo, entre outros. Há também o snorkel, que é um equipamento muito mais simples para a prática de mergulho em águas rasas. 

Quanto custa para fazer mergulho em Ilhabela?

O custo para realizar o mergulho recreativo em Ilhabela varia de acordo com cada instrutor, aluguel de equipamento, local onde será feito o mergulho, entre outras variações. A média é de R$ 360,00 por pessoa. 

Agora que você já sabe onde mergulhar em Ilhabela, quanto custa em média, os equipamentos utilizados e os principais pontos de mergulho, o que está esperando para praticar?

Se for realizar um passeio em Ilhabela não se esqueça de vir visitar a nossa marina em Caraguatatuba. Estamos bem próximos de Ilhabela e também oferecemos várias práticas recreativas, como o passeio de lancha onde você também pode realizar o mergulho com o auxílio de um instrutor. 

Gostou dessas dicas? Então deixe seu comentário. Siga a Marina Imperial nas redes: Facebook e Instagram

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit