Wakeboard: Saiba tudo sobre esse esporte aquático!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

wakeboard

Quem é fã de esportes aquáticos precisa incluir o wakeboard como uma das práticas em um passeio de lancha. Sendo uma variação do surf, esse esporte já ganhou o mundo e é um dos mais procurados para um dia de lazer com grandes aventuras. 

O mais legal é que esse esporte não depende de ondas, diferente do surf que é praticado em praias com ondas gigantescas. No caso do wakeboard, você pode praticar esse esporte em lagos, rios e mares, como preferir. Isso significa que seu passeio de barco pode ficar muito mais radical, mesmo que você esteja em água doce. 

Se você ainda não conhece o wakeboard, veja a seguir tudo sobre esse esporte, incluindo o que é, como funciona e o que você precisa para praticar wakeboard.

o-que-e-wakeboard
Saiba o que é wakeboard e como se pratica esse esporte aquático!

O que é wakeboard?

Wakeboard é um esporte onde o praticante é rebocado por um barco. Se você está se perguntando que esporte é esse wakeboard, saiba que é um esporte aquático parecido com o surf, mas que não precisa de ondas para ser praticado.

É uma variação do surf, sendo que a prancha é parecida com a de snowboard, onde há botas conectadas para manter a prancha nos pés do praticante. Nesse esporte, a pessoa fica em pé na prancha e segura um cabo que é ligado a uma embarcação em movimento. O movimento do barco forma ondas para que a pessoa possa fazer manobras no ar. 

Esse esporte também é conhecido como wakesurf e esqui aquático!

Leia também: Tudo sobre o estilo de vida náutico

Qual é a origem do wakeboard?

Pode parecer novidade, mas o wakeboard já existe há mais de 20 anos. Criado por Tonu Finn durante o período skurfing, onde os surfistas eram apenas rebocados por uma embarcação, as pranchas de wakeboard ainda eram as mesmas utilizadas no surf. 

No entanto, Eric Perez e Herb O’Brien, praticantes do wakeboard, criaram a primeira prancha de wakeboard que permitia movimentos no ar. O esporte chegou no Brasil em 1990, mas já era praticado em outros países. 

Onde é praticado wakeboard?

Hoje em dia não existe lugar no mundo em que o wakeboard não seja praticado. Esse esporte é conhecido no mundo todo, sendo que a prática pode ser feita em rios, lagos grandes e mares.  

Como funciona o wakeboard?

Basicamente, a pessoa fica em pé na prancha de wakeboard e é rebocada por uma embarcação em movimento, que pode estar navegando em água doce ou salgada. Dessa forma, o praticante pode fazer diversas manobras no ar

Leia também: Conheça os diferentes tipos de pesca

O que precisa para praticar wakeboard?

O wakeboard é um esporte que não exige muitas coisas para praticar. O mínimo exigido são os equipamentos para wakeboard, o cabo de reboque e um barco que dará o movimento para o esporte. 

O mais importante é que o praticante comece o esporte devagar, de preferência com um piloto que já tenha experiência com o wakeboard. Além disso, é recomendado fazer aulas de wakeboard para facilitar a prática do esporte no caso de iniciantes.

Como escolher a prancha de wakeboard?

As primeiras práticas desse esporte eram feitas com prancha de surf. Por isso, você pode praticar o wakeboard com prancha de surf, mas não conseguirá fazer manobras no ar como ocorre com a prancha ideal para essa manobra. 

Se você pretende comprar uma prancha específica, você deve considerar o seu peso e o nível de habilidade no esporte. Veja a seguir uma tabela de referência para o rider (praticante do wakeboard).

Peso do rider (kg)Tamanho do shape
Até 50 kg122 – 126 cm
Até 70 kg134 – 140 cm
Até 90 kg138 – 144 cm
Mais de 90 kg140 cm ou mais

Onde comprar prancha de wakeboard?

Você pode comprar a prancha de wakeboard em lojas específicas para esse esporte ou em lojas que vendem equipamentos para diversos esportes aquáticos. Além disso, grandes varejistas também costumam vender pranchas e equipamentos de wakeboard.

Leia também: Conheça os diferentes acessórios para barcos

Quais são os equipamentos do wakeboard?

Os equipamentos básicos que permitem a prática de wakeboard são:

  • Prancha de wakeboard – deve ser escolhida de acordo com o peso do rider e do nível de habilidade
  • Botas – que permitem ligar o praticante à prancha
  • Colete salva-vidas – é fundamental para a segurança do praticante
  • Capacete – também é importante para que o rider não sofra nenhum dano com a prática

Quanto custa uma aula de wakeboard?

O mais comum é que o pagamento seja feito por hora, o que inclui os custos do instrutor e dos equipamentos utilizados. A média fica em torno de R$ 200,00 por hora, podendo incluir até 3 pessoas em uma única aula.

Quanto custa para fazer wakeboard?

Os valores variam de acordo com cada prática de wakeboard. Há vários tipos de práticas diferentes, sendo as mais comuns o wakeboard com barco, wakeboard kitesurf e o wakeboard em cable park.

Os custos do wakeboard praticado com barco variam muito, pois dependerá de diversas variáveis, incluindo se o barco é alugado ou do praticante, se os equipamentos serão alugados ou adquiridos, o combustível e o consumo do barco, entre outras coisas.

Leia também: Onde andar de barco em SP?

Quanto custa um Cable Park?

O wakeboard por cable park é a modalidade onde o rider é rebocado por um cabo que dá o movimento do barco. Nesse caso, a prática é realizada em locais específicos para esse esporte, diferente do wakeboard tradicional que pode ser feito em rios, lagos e mares, sem pagar pela entrada. 

No wakeboard com cable park, é preciso pagar a entrada e pelo tempo da prática de esporte. A prática pode custar até R$ 70,00 por hora, sem considerar a entrada. Mas há locais que fazem planos mensais que garantem uma redução dos custos.

Quais os benefícios do wakeboard?

A prática de wakeboard, assim como de outros esportes como windsurf, kitesurf, wakesurf, rafting, entre outras, traz inúmeros benefícios. Veja alguns deles a seguir:

  • Aumento da força muscular
  • Melhora a coordenação motora
  • Estimula o equilíbrio, a flexibilidade e a concentração
  • Possibilita ter um alto rendimento
  • Melhora o condicionamento físico
  • É benéfico para o condicionamento cardiorrespiratório
  • Estimula o bem-estar
  • Reduz a ansiedade e o estresse
  • Permite perder calorias e manter a boa forma
  • Oferece uma grande sensação de liberdade
  • Possibilita fugir da rotina cansativa do dia a dia

Leia também: Motivos para ter um Jet Ski

Wakeboard: dicas para iniciantes neste esporte aquático

Se você pretende começar a praticar o wakeboard, veja a seguir algumas dicas:

  • Ajuste bem os pés à prancha para garantir o máximo de equilíbrio
  • O piloto precisa manter uma velocidade constante que seja ideal para o atleta
  • Posicione a prancha adequadamente na vertical, deixando metade da prancha para fora da água
  • Flexione os joelhos e mantenha os braços relaxados ao longo da prática.
  • Não force com os pés, deixe que o barco leve a prancha
  • Escolha qual pé colocar na frente antes de entrar na água

Qual o melhor lugar para praticar wakeboard?

Se você está procurando por dicas de onde praticar wakeboard, saiba que você pode praticar esse esporte em diversas regiões do país, desde que você encontre rios, lagos e mares, com regiões de boa profundidade para a passagem de um jet ski, barco ou lancha. 

Você pode praticar wakeboard em diversos lugares do Litoral de São Paulo, inclusive em Caraguatatuba, onde está localizada a Marina Imperial. Nessa cidade, há diversos lugares incríveis para praticar esse esporte e desfrutar de muitas belezas naturais. 

Essa é uma ótima opção de recreação ao ar livre e você pode contar com a Marina Imperial para alugar uma embarcação ou até contratar serviços para seu veículo aquático pessoal ou lancha, caso já tenha uma embarcação. 

O que achou de todas essas dicas de wakeboard? Deixe seu comentário e siga a Marina Imperial nas redes: Facebook e Instagram.

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit