Acessórios para barcos: Saiba quais você deve ter no barco!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

acessorios-para-barcos

Quem gosta de personalizar o barco sabe que existem diversos acessórios para barcos que são considerados essenciais e outros que são opcionais. Em todo caso, esses acessórios permitem deixar o barco ou lancha com a sua personalidade e de acordo com as suas necessidades ao navegar.

Por isso, é sempre interessante conhecer os itens que são considerados acessórios e quais você pode incluir no barco para tornar a sua navegação muito mais prazerosa. Confira a seguir quais são os acessórios para barcos que você deve ter em sua embarcação. 

acessorios-de-barcos
Conheça os diferentes tipos de acessórios para barcos!

Acessórios para barcos que são essenciais

São muitos os acessórios considerados essenciais, mas alguns deles merecem atenção redobrada na hora de personalizar a sua embarcação. Veja a seguir cada um deles e dicas para escolher uma boa opção para o seu barco.

Colete salva-vidas

O colete salva-vidas é um item obrigatório em qualquer embarcação, pois é ele que garante a segurança de todos, caso aconteça algum problema na embarcação. Por isso, é preciso pensar nesse item como algo indispensável, indo muito além dos acessórios para lancha

Na hora de escolher o colete é importante pensar em todas as situações, como: peso suportado, o modelo e até mesmo o selo de certificação. Também é importante analisar a classe do colete, sendo que há 5 classes diferentes. 

Para quem pretende navegar em alto mar o colete deve ser Classe I. Já para navegação próximo a costa e em atividades de lazer como canoagem, o colete pode ter Classe II e Classe III. Recomendamos adquirir o Classe I, pois com ele você poderá realizar todas as demais atividades, exceto esportes radicais onde é necessário utilizar o colete Classe V. 

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre socorro náutico

GPS

Esse é um item muito importante para a navegação. Se você tem uma lancha com aqueles painéis modernos que incluem todo tipo de acessório, saiba que vale a pena ter um GPS adicional para garantir a segurança da sua navegação. 

Isso porque pode ocorrer inúmeros imprevistos como algum problema técnico no painel. Nesse caso, com um GPS adicional no painel de navegação, você poderá retornar até a marina para consertar esse problema. 

O mais interessante é incluir o GPS no painel de navegação do barco. Aqui na Marina Imperial já falamos sobre como esse painel deve ser organizado para melhorar a sua navegação. Confira: como organizar o painel de navegação do barco?

Remo

Se você possui um bote inflável entre seus equipamentos de salvatagem, é fundamental ter um par de remos para utilizar em uma situação de emergência. Há vários modelos de remo, sendo que eles vão desde os equipamentos de salvatagem até acessórios profissionais para aqueles que fazem esportes radicais como caiaque. 

Rádio VHF

Dificilmente você verá uma embarcação sem rádio VHF, mas esse é um item indispensável para seu barco. O mais interessante é que você tenha esse rádio próximo ao painel do barco, pois facilitará sua comunicação caso seja necessário informar localização e outros dados da sua lancha. 

Caso você queira trocar ou personalizar seu rádio, lembre-se de escolher uma antena com um bom alcance e escolher materiais de qualidade. Também verifique a certificação para saber que está comprando um produto de confiança.

Leia também: Entenda o significado dos principais termos náuticos

Bússola

A bússola está entre os acessórios para barcos e lanchas mais importantes. Aliás, é visto por muitos como uma das peças para barcos e lanchas de maior importância. Afinal, ela dá orientações necessárias para a navegação.

Mesmo que você tenha um painel moderno e que já tenha a bússola, é interessante ter esse item fixado em seu painel de navegação, pelo mesmo motivo do GPS. 

Bote salva-vidas

Item obrigatório para quem tem veleiro ou lancha, o bote salva-vidas está entre os acessórios náuticos para barcos essenciais. Ele tem como objetivo abrigar os tripulantes até que a equipe de salvatagem chegue, caso ocorra uma situação de emergência. 

Na hora de escolher, dê atenção para o certificado do produto e também para o material utilizado no bote. 

Extintor de incêndio

O extintor de incêndio é um item muito importante para a segurança de todos dentro do barco ou lancha. Ele está entre os acessórios para barco de pesca, acessórios para veleiros e para todo tipo de embarcação. Afinal, é ele que garantirá a segurança caso ocorra algum tipo de incêndio dentro do barco.

O tipo de extintor que deve ser utilizado em embarcações é o ABC. Antes de adquirir o seu, consulte a certificação e compre em lojas de peças e acessórios para barcos. 

Leia também: Qual é o melhor motor para lancha?

Cabos de reboque

Imprevistos podem acontecer, mesmo em uma navegação segura e prudente. Por isso, tenha sempre em sua embarcação os cabos de reboque para que seu barco ou lancha possa ser rebocado por outra embarcação, caso seja necessário. 

Ao adquirir esse item também é importante verificar se o produto possui certificação do Inmetro e se o cabo é recomendado para a sua embarcação. Lembrando que cada embarcação precisa de um cabo de reboque específico. 

Caixa de ferramentas

Mesmo que você não entenda muito de mecânica de barco, é importante ter uma caixa de ferramentas dentro da embarcação para poder lidar com determinados imprevistos. 

A caixa de ferramentas deve ter itens básicos como alicate, martelo, chaves, colas, fitas isolantes e de vedação, medidores, tesoura, pregos, parafusos, lanterna, entre outros itens. 

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre o ânodo de sacrifício

Binóculo ou luneta

Esse está entre os acessórios para barcos que faz muita falta quando é necessário ver grandes distâncias. Embora seja algo opcional, o binóculo ou luneta facilita muito se houver a necessidade de ver coisas que estão muito longe. 

Lanterna

A lanterna dificilmente será esquecida entre os acessórios da sua embarcação, isso porque ela tem uma grande importância em situações onde não há boa visibilidade. Existem muitos tipos de lanterna, com diferentes alcances de luz, durabilidade e até resistência a água. 

Algumas são específicas para mergulho, outras são recarregáveis, entre outras variações. O ideal é pensar em suas necessidades e adquirir um produto durável, de grande qualidade e que cumpra seu papel principal, que é auxiliar na visibilidade. 

Viu só quantos acessórios para barcos e lanchas que você pode incluir na sua embarcação? Muitos desses itens são essenciais e alguns deles são opcionais. Mas saiba que todos auxiliaram em uma navegação mais segura. 

Se gostou deste post, deixe seu comentário e siga a Marina Imperial nas redes sociais: Instagram e Facebook

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit