Painel do barco: Saiba como organizar um painel de lancha!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

painel-do-barco

O painel do barco é uma das áreas mais importantes para a navegação, por isso, ele deve ser organizado e personalizado para quem vai navegar. Isso porque a disposição dos instrumentos de navegação de um painel de lancha podem afetar a forma como o marinheiro irá navegar. 

Sendo assim, montar, organizar e personalizar o painel da lancha pode te ajudar muito durante a navegação e saiba que essa não é uma tarefa tão complicada quanto parece. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre como arrumar a disposição do painel de pilotagem da embarcação, quais são os instrumentos localizados no painel, entre outras informações. Acompanhe!

Por que é importante organizar o painel do barco?

Você pode pensar que isso não interfere em nada, mas o painel do barco deve ser montado de acordo com as preferências de cada marinheiro. Isso porque muitos instrumentos podem ser organizados de formas diferentes para atender pessoas com diferentes necessidades. 

Tem pessoas que preferem centralizar a tela principal de navegação, enquanto outros deixam à direita ou à esquerda. Há aqueles que preferem deixar os instrumentos do motor alinhados no início do painel, enquanto outros organizam esses instrumentos um ao lado do outro. 

Também é importante considerar que alguns painéis são menores, por isso, é preciso pensar em qual é a melhor organização para que o piloto tenha todos os instrumentos necessários dentro desse pouco espaço, sem que haja uma poluição visual. 

Portanto, a organização do painel de lancha é importante para otimizar espaço, em alguns casos, para facilitar a visualização dos instrumentos de navegação e para que o piloto possa se localizar no painel da forma como preferir. 

Leia também: Como tirar Arrais-Amador?

painel-da-lancha
Saiba tudo sobre a organização do painel da lancha!

O que considerar ao montar um painel de lancha?

Mais do que a escolha dos instrumentos de navegação, é importante ter algumas considerações ao montar e organizar um painel para lancha. Veja a seguir algumas dicas fundamentais para organizar um painel:

  1. Os instrumentos do motor e instrumentos eletrônicos não podem obstruir a linha de visão do piloto, principalmente para a proa e para os bordos, como o bombordo e o estibordo. 
  2. A disposição dos instrumentos deve proporcionar uma visão limpa. Na dúvida, menos é mais. Então não encha o painel de instrumentos, coloque apenas o necessário e o que for compatível com o tamanho do painel. 
  3. O plano onde é fixado o painel deve ser perpendicular à linha de visão do piloto, para facilitar a visualização. Não pode ficar inclinado, pois isso dificulta a visualização dos instrumentos.  
  4. Se você não souber como montar o painel do barco, o melhor a se fazer é contratar um profissional especializado para fazer as alterações que você deseja. Não tente fazer algo que você não tem conhecimento, pois você pode acabar prejudicando o funcionamento desses instrumentos. 

Leia também: O que não pode faltar em uma marina de qualidade?

Como montar um painel para lancha?

O primeiro passo para montar e organizar os instrumentos de navegação é considerar as suas necessidades e preferências quanto à disposição dos instrumentos no painel. Se houver pouco espaço no painel, então é importante pensar em uma boa organização para que a visualização seja limpa. 

Em todo caso, há algumas dicas muito importantes ao montar e organizar o painel da lancha. Veja a seguir quais são elas:

1. Posição dos instrumentos do motor

O painel deve ser montado perpendicular à linha de visão do piloto, pois isso facilitará a visualização dos mostradores. Além disso, é preciso escolher cuidadosamente onde cada instrumento será colocado.

Também conhecidos como relógios, os instrumentos do motor precisam estar em um local de fácil visualização. Por isso, tenha sempre um espaço reservado para os mostradores do conta-giros, marcador de pressão do óleo e de temperatura do motor. 

Em caso de lanchas com dois motores, é interessante colocar um mostrador ao lado do outro para que o marinheiro possa comparar os motores de forma fácil. 

2. Posição do GPS, sonda e radar

Embora a instrumentação digital esteja substituindo inúmeros instrumentos analógicos, é sempre importante ter ao menos uma segunda tela à disposição do piloto, caso a tela principal apresente algum problema durante a navegação. 

Mas se houver mostradores analógicos e digitais, é importante organizá-los da melhor forma no painel. O mais recomendado é deixar de um lado os instrumentos analógicos e do outro lado os instrumentos digitais, sendo que todos os mostradores devem ser colocados em um painel à frente do piloto. 

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre locação de lancha

3. Posição do quadro de interruptores

O quadro de interruptores não precisa ter uma localização tão privilegiada quanto os instrumentos do motor e dos instrumentos eletrônicos de navegação, mas precisam ficar em local de fácil acesso ao piloto. 

Geralmente esse quadro é colocado abaixo ou do lado dos instrumentos do motor. As teclas que permitem o acionamento dos flapes devem estar sempre acessíveis. Já os interruptores das bombas devem estar sempre ligados através de um sensor de água com acionamento automático. Assim o piloto não precisa interferir nesse funcionamento. 

4. Posição da bússola

Em barcos antigos é comum que a bússola esteja sobreposta no painel ou ainda na parte de cima do painel do barco. No entanto, isso prejudica muito a visibilidade do marinheiro, por isso, é indicado configurar o painel para que a bússola fique em frente ao piloto.

5. Posição do rádio VHF

A recomendação quanto a posição do rádio VHF é que ele esteja em um local de fácil acesso ao marinheiro, de preferência próximo ao painel da lancha. Em alguns barcos, o painel do rádio pode ser inserido juntamente ao painel de navegação. Mas saiba que em barcos usados, é comum encontrar o rádio em diferentes locais da embarcação e isso é pouco recomendado. 

Em todo caso, deixe o painel de funções do rádio em um local bem visível ao piloto, assim como o microfone que deve estar em local de fácil acesso. Lembre-se, em um momento de emergência o piloto precisará acionar o rádio e também verificar as informações no painel do barco. Por isso, esses instrumentos devem estar próximos. 

Depois dessas dicas você provavelmente já conseguirá organizar o painel do barco corretamente. Se ainda tiver dúvidas sobre o painel de lancha, deixe seu comentário. Não se esqueça de seguir a Marina Imperial no Facebook e no Instagram para ficar por dentro da marina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais posts

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit