O que não pode faltar em uma Marina de qualidade? Saiba aqui!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

O que não pode faltar em uma Marina de qualidade?

Buscando por uma Marina de qualidade para cuidar de sua embarcação? Então me acompanhe nesse artigo, que hoje nós vamos falar tudo o que uma boa Marina deve oferecer!

De fato, comprar uma lancha, um iate ou um veleiro, é a grande realização de um sonho para muitas pessoas, e não é para menos. Mas o que poucos sabem é que ao pensar em fazer essa aquisição, é preciso estar ciente que algumas decisões precisarão ser tomadas até mesmo após a compra. Como por exemplo: qual será a Marina de barcos responsável por guardá-lo. Afinal, existem diversas opções, cada qual com seus diferenciais, valores e serviços ofertados. Nesse momento, a dica é analisar os prós e contras de cada empresa, até encontrar a que mais combina com o seu estilo de navegação e que disponha de todos os cuidados que sua embarcação requer, para garantir maior durabilidade e rendimento.

Veja abaixo as principais dicas a seguir, para fazer a escolha certa e optar por uma Marina de qualidade!

Marina de qualidade
Saiba tudo o que não pode faltar em uma Marina de qualidade e escolha com sabedoria

O que é uma Marina de barcos?

As Marinas são conjuntos de instalações adaptadas especialmente para abrigar barcos, podendo oferecer vagas secas, ou molhadas, para sua embarcação.

Localizadas em água doce ou salgada, é um empreendimento que possui garagem náutica, onde se “guarda” embarcações com todos os seus devidos cuidados e oferecem também outros serviços que suprem as necessidades tanto do barco, como de seu proprietário.

É de grande vantagem ao se pensar quanto custa deixar um barco na Marina, pois o custo benefício é muito grande, acompanhe ao longo do artigo. 

Quais serviços uma Marina de qualidade deve oferecer?

Ao procurar por uma Marina de qualidade para deixar sua embarcação – seja ela moto aquática, lancha, veleiro ou iate – você deve se certificar de que o estabelecimento seja um local seguro, com instalações apropriadas e que ofereça todos os serviços que o barco requer, para garantir muitos anos de navegação segura. Aliás, é muito importante que além de segurança e conforto, a Marina seja regularizada e cumpra todas as exigências.

Uma Marina de qualidade deve proporcionar acima de tudo, comodidade e transparecer confiança a seus clientes. Pois ela será responsável pela guarda e por realizar todos os procedimentos cabíveis para sua maior durabilidade.

Com o crescimento do mercado náutico e a grande procura por esse serviço, cada vez mais, as Marinas estão se adaptando para dispor de diferenciais atrativos e se destacar nesse meio náutico. Abaixo nós vamos citar os serviços que uma Marina de qualidade deve oferecer, confira:

Vagas secas e molhadas

As vagas secas, como o próprio nome já diz, são vagas longe da água – a embarcação é abrigada em galpões cobertos. É importante garantir que sejam arejados e que protejam totalmente das intempéries.

Seguindo o raciocínio das vagas secas, as vagas molhadas são na água, podendo ser em rios, mares, lagos ou represas. Neste caso, as embarcações ficam ancoradas no cais, o que para quem costuma sair para navegar muitas vezes, vale a pena.

Área para manobra

Para diminuir o risco de acidentes e danos nos cascos das embarcações, o ideal é que o tamanho das vagas secas sejam no mínimo 30% maior que o tamanho dos barcos.

Quando se trata da vaga molhada, a marina também deve oferecer uma área ampla para manobras e o espaço adequado entre uma e outra.

Segurança

A compra de uma embarcação é uma aquisição de grande valor monetário e sem dúvidas você não quer colocá-la em risco. Em uma Marina de qualidade, você pode contar com monitoramento 24h, alarmes, cães de guarda e afins. Além do controle do acesso de todos os que entram e saem do local.

Estacionamento próprio

Para cada vaga, seja ela seca ou molhada, o ideal é que a marina disponha também de uma vaga para carros, em um estacionamento. Tenha sempre uma vaga à sua espera e curta seu passeio de barco sem se preocupar com a segurança de seu carro e pertences pessoais. 

Rampa

Para garantir a integridade da embarcação no momento de adentrar a água, é necessário ter uma rampa de concreto com baixo declive, que seja larga o suficiente para atender a diferentes pés. 

Apoio Náutico

Uma Marina de qualidade deve oferecer serviço de apoio náutico – ou seja, dispor de um barco de apoio, com capacidade para rebocar outro barco. Ou até mesmo botes de resgate equipados com materiais de salvatagem e afins, que estejam sempre prontos para cuidar de qualquer imprevisto que possa vir a ocorrer durante seu passeio de barco.

E de preferência, que possua diversos canais de comunicação, como celular, WhatsApp, e-mail e site, por exemplo, para que se um meio falhar, possua outras opções e consiga solicitar o socorro náutico a qualquer momento.

Pier flutuante

O píer é indispensável para facilitar o embarque e desembarque dos clientes e deve ser flutuante, para acompanhar a altura do barco – principalmente em lugares onde a maré pode variar. O píer flutuante deve ser equipado com tomada de cais e ponto de água doce para abastecimento interno dos barcos. 

Vestiários

Nada melhor que uma boa chuveirada após um mergulho no mar, não é mesmo? Com a mesma importância dos banheiros, os vestiários femininos e masculinos com chuveiro, armários com chave e trocador, são muito necessários para que os clientes possam se sentir mais confortáveis e tenham onde deixar as coisas que não irão ser usadas no passeio.

Solicitação de embarque

Chegar e se deparar com sua embarcação pronta, já na água; com toda certeza te proporciona alguns minutos a mais de lazer, certo? Com solicitações de embarque via on-line ou telefone, você tem a comodidade de chegar na Marina e encontrar sua embarcação esperando por você. Em uma Marina de qualidade, você aproveita o máximo das suas navegações! 

Área de convivência

Se porventura você chegar e sua embarcação ainda não estiver pronta, é importante que haja uma sala de espera ou área ao ar livre em que possa esperar com segurança e entretenimento. 

Abastecimento  

Essa é uma questão que facilita bastante a vida dos navegadores de plantão, já que não é qualquer um que pode realizar esta tarefa. As pessoas que fazem o abastecimento devem ter realizado o curso de NR20 – Norma Regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos para a segurança nesta tarefa.

Uma dica importante, é que uma Marina de qualidade deve oferecer diesel e gasolina de procedência, caso contrário pode gerar sérios danos ao motor.

Bar e Restaurante

É indispensável que tenha no mínimo uma conveniência, para suprir as necessidades básicas de gelo e bebida, por exemplo. Mas se você é daqueles que não dispensa um bom prato, existem Marinas no litoral norte de SP que oferecem culinária de alto padrão e bons drinks.

Seguro das Embarcações

As manobras para colocar e tirar o barco da água são conhecidas por ser um momento de tensão, principalmente quando não se há muito espaço. Embora um raladinho ou outro esteja propenso a acontecer com qualquer um, nenhum tipo de prejuizo é bem vindo. Portanto, essa é uma das questões que mais se tem a levar em conta – o seguro náutico é indispensável em uma Marina de qualidade. Garanta sua tranquilidade com seu barco assegurado. 

Transporte adequado

Os veículos para transportar uma embarcação até a água, assim como para retirá-la ou fazer qualquer deslocamento necessário – como para alguma manutenção do motor de popa ou para a higienização do barco, por exemplo, deve ser adequada e robusta, a fim de garantir maior segurança.

Profissionais qualificados

Contar com profissionais experientes e que realmente cuidam de sua embarcação com a devida atenção, é sem dúvidas um dos serviços que mais influenciam na hora da escolha de uma Marina de qualidade. A não ser que você seja um expert no ramo náutico, precisará de alguém para lhe orientar com algumas dicas e para tomar todos os cuidados necessários com sua lancha, para uma navegação segura.

Cuidado com o Meio Ambiente

Marinas, na maior parte das vezes estão localizadas em meio a natureza, por esse motivo é necessário que a empresa esteja preocupada com o meio ambiente e busque a valorização e preservação da natureza – adotando estratégias que permitam o desenvolvimento sustentável, sem nenhum tipo de prejuízo à fauna e flora local. Como por exemplo o uso de detergentes eco eficientes para a lavagem náutica, seja no seco (na carreta do pátio da Marina) ou na água, opte sempre pelas que utilizam produtos biodegradáveis, para não ocorrer a contaminação do solo e poluir as águas. 

Boa localização

A localização também deve ser levada em consideração, escolha uma garagem náutica que lhe ofereça uma boa localização e tenha água doce por perto. Inclusive para as Marinas de água salgada, é recomendado que se tenha um ponto de água doce próximo e se possível, sejam ancoradas nelas. O que irá reduzir os danos causados pela água na guarda em vaga molhada.

Higienização

A higienização da embarcação é muito importante para a conservação da mesma.

Como já citamos acima, quem procura por uma Marina, procura por um local onde todas as medidas de conservação sejam tomadas, não é mesmo? O que inclui também a lavagem. 

O casco deve ser limpo periodicamente com produtos de limpeza náuticos e de preferencia eco eficientes. 

Já o motor, deve ser “adoçado” após cada saída por mar, por menor que seja. O que dizer que deve ser lavado em água doce, para evitar resíduos que podem danificar as peças.

O interior da lancha também deve ser limpo, evitando a degradação dos acessórios. 

Check up pré navegação

Verificar o motor, o nível de combustível, conferir o óleo e possíveis vazamentos são apenas alguns dos fatores que devem ser verificados antes de adentrar a água. Cuidado nunca é demais e lembre-se que segurança vem em primeiro lugar!

Manutenção preventiva e corretiva

A manutenção preventiva a cada seis meses ou cinquenta horas de uso é o que irá prolongar a vida útil de sua embarcação e evitar a manutenção corretiva. Uma Marina completa, oferece profissionais capacitados ou parceiros terceirizados para te auxiliar em qualquer manutenção necessária. 

Marina Imperial: tudo o que você precisa e muito mais!

A Marina imperial está localizada entre as belas paisagens de Caraguatatuba, e para você que procura por uma Marina de qualidade, pode ser a melhor escolha. 

Deixe sua lancha em um local com infraestrutura completa e sofisticada, que promete surpreender até os mais exigentes. Possuímos diversos serviços personalizados que com certeza farão toda a diferença na hora de fechar negócio, solicite mais informações agora mesmo pelo WhatsApp!

Acompanhe nossas redes sociais e confira – Facebook e Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais posts

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit