fbpx
Tudo sobre embarcação!

Embarcação: Tudo o que você precisa saber!

O que você vai ler neste post

Uma Embarcação é qualquer tipo de estrutura que proporcione navegações sobre a água, capaz de transportar pessoas ou objetos. Foi o primeiro meio de locomoção inventado, com registros do transporte hidroviário desde a idade das pedras, o que foi crucial para o desenvolvimento da civilização humana. Além disso, não podemos deixar de falar sobre o lazer que nos proporciona. Inclusive os veículos aquáticos pessoais vêm se tornando cada vez mais item de desejo entre os brasileiros.

Veja como transferir sua jurisdição, como surgiram, quantos tipos de Embarcação existem e muito mais. Se você faz parte desse grupo de apaixonados por navegação, esse artigo com certeza irá te agregar muito conhecimento, acompanhe e saiba tudo sobre Embarcação. 

Tudo sobre embarcação!
Tudo sobre embarcação!

Embarcação: Que tal embarcar nessa história?

Uma vez que nem todos são peritos nesse quesito, nós, da Marina Imperial reunimos algumas informações para te incluir neste incrível universo náutico!

Conheça a história das Embarcações

Desde os tempos mais remotos, os barcos têm sido usado para transporte. No início eram canoas feitas em tronco escavado, utilizadas para atividades de pesca e transporte de curta distância.

Há registros encontrados em um acampamento primitivo com cerca de 40 mil anos e, descobertas em cretas datadas à 130 mil anos atrás. As mais antigas encontradas por arqueólogos, possuem de 7 a 10 mil anos. No museu Drents, é possível visitar um construído com tronco de pinus, entre 8.200 a 7.600 a.c. 

No início da idade média, as embarcações se tornaram maiores, mais robustas e muito bem engenhadas, foi onde houve uma grande popularização, junto com o início de grandes expedições e o surgimento do comércio.

Quais os tipos mais comuns de Embarcação?

Ao longo da história, existiram centenas de tipos de embarcação, muitas delas, não são usadas mais nos dias atuais. 

Veja os principais modelos e suas principais características:

Lancha

Tipo de barco a motor, muito usada para lazer, pesca, ou mergulho.

Veleiro: 

É uma embarcação com propulsão por um velame, conjunto de velas de tecido, apoiadas em um ou mais mastros e controlados por um conjunto de cabos chamados de cordoalha, todo esse sistema costuma denominar-se armadoria.

Escuna:

Tipo de veleiro caracterizado por usar velas de popa e proa em dois ou mais mastros. O que as distingue é o fato do mastro de ré, ser maior e mais alto que os demais.

Traineira ou Barco Pesqueiro

Pequena embarcação de pesca, amplamente utilizada para a prática de pesca profissional, com a popa reta, destinada a utilização de redes como instrumento para capturar peixes.

Trawler:

Foi desenvolvida para longas navegações, baseada em segurança, conforto e praticidade. Destinada, principalmente à pesca desportiva, não são muito velozes, porém pelas formas de seu casco, são extremamente seguros, podendo navegar até em mares bravios.

Iate: 

A mais luxuosa de todas, pode ser à vela ou à motor, tem como característica ser de grande porte, muito usado para o transporte de pessoas e para o lazer. Construído em aço, Alumínio ou fibra de vidro, contém cômodos em seu interior, proporcionando o conforto de uma casa.

Barco: 

Nome genérico dado a qualquer embarcação miúda, podendo ser de diversos materiais, como barco de alumínio, de fibra, etc.

Bote inflável: 

Um barco que se pode inflar. Sua estrutura é formada por bolsas de ar e normalmente com fundo rígido, fabricado em fibra de vidro, o que melhora muito a sua velocidade. 

Moto Aquática ou Jet-Ski: 

Meio de transporte aquático utilizado tanto em competições desportivas como para lazer.

Jet Boat: 

Barco movido por um jato de água na parte de trás da embarcação, diferente dos barcos a motor que usa um hélice na água abaixo ou por trás do barco.

Caiaque: 

É uma pequena embarcação a remos utilizada para lazer, transporte e competições. 

Canoa: 

Embarcação leve de pequeno porte, feita de uma só peça alongada, movida a remo, vela ou motor de popa, muito utilizado em práticas desportivas e pesca em rios e lagos.

Navio: 

É uma categoria de grandes embarcações, geralmente dotadas de um ou mais conveses. Um navio tem, geralmente, tamanho para transportar os seus próprios barcos, como botes infláveis ou lanchas. Geralmente, é a lei local e órgãos de regulamentação que irão definir o tamanho ou o número de mastros que um barco deverá ter para ser elevado à essa categoria.

Transferência de Jurisdição da Embarcação

Toda Embarcação motorizada, sendo nova ou usada, deve ser Inscrita na Marinha imediatamente após sua aquisição, com o prazo máximo de até 15 dias após a emissão da nota fiscal ou da assinatura do recibo de compra. Quando usada, você deve realizar a transferência de uma embarcação para outra propriedade, com o mesmo prazo.

É rudimentar que esteja em dia com os órgãos públicos responsáveis, como a Inscrição na Capitania dos Portos, por exemplo. Para evitar transtornos, e também, poder desfrutar com tranquilidade e segurança de suas navegações!

Quais cuidados uma Embarcação requer?

Como com qualquer veículo, com o aquático, não será diferente!

Acima vimos um pouco sobre a jurisdição, agora veremos os cuidados necessários para que tenha maior durabilidade e possa proporcionar uma navegação segura e sem imprevistos desagradáveis. 

Para isso, em outro artigo, criamos um guia completo de cuidados para Conservação da Embarcação, que vale a pena conferir! 

Agora vamos abordar os principais cuidados:

  • Check-up do motor antes das navegações
  • Transporte adequado até a água
  • Adoçamento do motor
  • Revisões periódicas
  • Manutenções preventivas e corretivas
  • Higienização e limpeza do casco, motor e interior
  • Esvaziar o tanque de combustível
  • Abasteça com gasolina ou diesel de procedência

Marina Imperial: Especialista em Embarcações!

Uma Marina tem como principal função guardar seu barco. Na Marina Imperial, nós vamos além disso, tomamos todos os cuidados necessários para maior durabilidade e desempenho, garantindo que seu parceiro de navegação esteja sempre pronto para você, em boas condições de uso! 

Também dispomos de infraestrutura completa e sofisticada, com bar e restaurante e despachante náutico. Faça nos uma visita e confira!

Deixe sua dúvidas nos comentários e compartilhe esse artigo se você é apaixonado por embarcações. Acompanhe também nossas redes sociais – Facebook e Instagram

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *