fbpx

Dicas de Conservação da Embarcação: Tudo o que você precisa saber!

O que você vai ler neste post

Boas práticas de conservação da embarcação garantem uma longa vida útil tanto do casco, como do motor

E seja você um marinheiro de primeira viagem ou não, é natural que surjam muitas dúvidas em relação às melhores Medidas de Conservação com sua Embarcação. Afinal, se trata de uma grande aquisição e você não quer ter prejuízo, tampouco ter que lidar com infortúnios na hora do lazer.

Dicas da Marina Imperial de conservação com sua embarcação.
Veja agora algumas Dicas de Conservação da Embarcação importantíssimas para garantir muitos anos de navegação com conforto, segurança e economia

Dicas de Conservação da embarcação: Manutenção

Ter um barco é um prazer e um privilégio para os amantes da vida náutica.

Seja com a família, amigos ou até sozinho, vamos concordar que navegar está entre uma das maravilhas de nossas vidas – a sensação de paz e liberdade que nos traz é única! No entanto, possuir um Barco requer alguma atenção, incluindo as Manutenções, essenciais para uma navegação segura.

Manutenção Preventiva X Manutenção Corretiva:

Se você busca por segurança e economia, o segredo está na Prevenção. Por meio das Inspeções Regulares, você pode encontrar pequenas avarias, que se não resolvidas podem se tornar grandes problemas futuros – o que resultará em gastos um pouco maiores com a Manutenção Corretiva. Portanto, se você busca manter sua Embarcação ativa e não ter gastos altos, é extremamente importante seguir a orientação do fabricante para as Revisões Periódicas, que normalmente são indicadas a cada seis meses. 

Quanto custa a manutenção de uma lancha?

Visto que não é uma aquisição de baixo preço, logo se imagina que ao comprar uma lancha, se gastará rios de dinheiro com sua manutenção, certo? Mas saiba que na verdade não é bem assim que funciona!

Como Já falamos acima, a Manutenção Preventiva é o segredo.  “Cortando o mau pela raiz”, seu bolso não terá surpresas indesejadas.

Para um barco de 20 a 30 pés com um motor, o valor gasto com Procedimentos Preventivos pode até ser comparado à manutenção de um carro.

Veja agora algumas dicas de Dicas de Conservação da Embarcação que separamos para vocês!

Motor de Popa: fator número um para uma navegação segura!

Esteja você utilizando o barco em água doce ou salgada, alguns cuidados são essenciais para manter o desempenho máximo do mesmo, que sem dúvidas é a peça que exige mais cuidados.

Em função disso trouxemos algumas dicas que podem ser praticadas por você mesmo e garantirão muitos anos de navegação com seu Companheiro de Aventuras! Confira!

Dicas para manter o bom funcionamento do Motor de Popa:

Limpe o motor

No meio náutico costumamos dizer que é preciso “Adoçar o Motor de Popa” por conta dos resíduos presentes no fundo de lagos, rios, represas e principalmente mares, a limpeza em água doce é essencial antes de guardar seu barco. Isso vai garantir que nenhum resíduo insalubre possa ficar incrustado nos cantos. Esteja sempre atento à isso, tais resíduos podem danificar gravemente seus componentes internos.

Verifique possíveis Vazamentos

Sempre antes de guardar seu barco, analise minuciosamente o sistema de alimentação de combustível e dos lubrificantes. Verifique possíveis parafusos soltos ou mangueiras desconectadas. Vazamentos nesses componentes podem te atrapalhar muito no próximo uso. Portanto ao identificar sinais de vazamento, leve imediatamente à uma Oficina Náutica Especializada.

Limpe os Anodos

Muitas vezes esquecido, porém não menos importante é a limpeza dos Anodos de Sacrifício do Motor de Popa. Lave-o sempre com água doce em abundância.

Confira o Óleo do Motor

Lembre-se de trocar o Óleo do Motor a cada 50 horas de uso. Utilize sempre o produto indicado pelo fabricante do modelo de motor que você tem no seu barco. Aplique de acordo com as especificações da embalagem. 

Esvazie o Tanque de Combustível

Nunca se esqueça de esvaziar a Gasolina do Tanque caso você vá guardar seu barco ou ficar sem usar ele por mais de 30 dias. 

A gasolina velha no sistema de alimentação pode acarretar muitos problemas, inclusive entupir os dutos do motor, devido a oxidação ocasionada pelo tempo. Esse é um “mal silencioso”, só notamos o problema no meio de uma navegação, com uma surpresa nada boa e você não quer passar por esse apuro.

Abasteça com gasolina de procedência!

A gasolina adulterada possui produtos que não queimam de forma correta, deixando resíduos que podem ocasionar a Carbonização do Motor de Popa

Observe a Hélice do Motor.

Ela deve estar sempre em ótimas condições, sem amassados, quebrados ou trincados. Muito cuidado com a utilização do motor em águas rasas e no transporte, para não danificar a mesma.

Dicas de conservação da embarcação – Higienização da Embarcação: Limpeza Náutica 

Cuidados com todos os componentes do barco são vitais para uma longa vida útil. Afinal de que adianta cuidar do motor e mantê-lo limpo, se o interior e o casco não estiverem em ordem? 

Com absoluta certeza, a segurança vem em primeiro lugar, mas o conforto de uma cabine limpinha e um casco bem cuidado fazem toda a diferença, não é mesmo?

Veja agora Dicas de Conservação da Embarcação que lhe ajudarão a manter seu barco impecável!

Limpeza do interior

É indispensável que o ambiente seja arejado e que seja realizada a higienização com frequência. Redobre o cuidado se houver colchões, almofadas, carpetes e outros acessórios que possam servir para a proliferação do mofo. Com certeza você não quer que esse intruso nocivo e cheio de mal odor estrague sua diversão!

Vidros

Para-brisa, vigias e gaiutas, lave com Lava Lancha e, após secá-los, aplique o Glass Protector, esse produto cria uma película e evita manchas.

Piso de Madeira

Pode ser lavado com o Limpa Teka. Quando há convés em teca, lave com água limpa do mar. Isso deixa a madeira saudável e durável.

Costado:

O gelcoat do costado é a pele da Embarcação e deve ser protegida a fim de evitar seu envelhecimento e diminuição do brilho. A cada três meses encere o barco utilizando cera náutica que possua protetor UV na composição.

Dobradiças, fechos e articulações:

Aplique Silicone Náutico, isso evita o travamento e a corrosão pela água salgada. Realize essa operação a cada três meses.

Limpeza do Casco

Ao lavar sua embarcação, dê preferência por produtos de limpeza náuticos e eco eficientes. Seja no seco (na carreta do pátio da marina) ou na água, opte sempre por produtos biodegradáveis, para não ocorrer a contaminação do solo e poluir as águas

Como limpar Lancha de Fibra:

É inevitável o surgimento de crostas e manchas no casco. E já que o assunto é medidas de Conservação da Embarcação não podemos deixar de ensinar passo a passo como higienizar sua lancha de fibra.

Em relação ao casco, o principal cuidado é com o gelcoat – um tipo de pintura a base de poliéster que protege e impermeabiliza a camada externa. 

Feito isso, seque bem e aplique uma camada de cera de boa qualidade sobre toda a superfície. Depois, é só lustrar com uma flanela ou toalha seca.

Pelo menos uma vez por ano, é aconselhável essa lavagem completa.

Se o barco ficar em vaga molhada, é importante realizar o procedimento com mais frequência para a limpeza do casco abaixo da linha da água. 

As cracas devem ser retiradas com um raspador de madeira ou espátula plástica, para não danificar o gelcoat ou a pintura.

Como limpar Lancha de Alumínio

Preservar o casco de um Barco de Alumínio brilhante parece uma tarefa um tanto quanto difícil – toda vez que o barco adentra a água parece mudar de cor. 

Veja agora uma super dica de como você pode higienizar e polir seu Barco de Alumínio

Lave normalmente com detergente neutro ou produto específico e deixe secar naturalmente. Em seguida, limpe abaixo da superfície utilizando um solvente de desparafinação, que removerá qualquer cera que tenha sido aplicada anteriormente.

Em uma lixadeira de palma, instale uma folha de lixa 600 e faça o polimento do seu barco, busque sempre fazer movimentos circulares.

A grande dica é usar Amido de Milho como polidor, os grãos finos são um ótimo abrasivo de polimento para o alumínio. Lustre uma área de cerca de 60cm x 60cm do barco por vez com movimentos amplos e circulares, buscando remover quaisquer marcas que sobraram do processo feito com a lixa.

Lave o casco novamente, com muito cuidado para remover qualquer vestígio que tenha sobrado, e em seguida, aplique uma camada de cera.

Repita o processo sempre que houver necessidade.

Dicas de Conservação de Jet Skis

Não pense que são só as grandes Embarcações precisam de uma atenção especial, pelo contrário, as motos aquáticas também estão expostas às mesmas condições de barcos e lanchas. 

Nós separamos algumas Dicas de Conservação da Embarcação para seu Jet Ski:

  • Lubrifique todas as partes com silicones ou vaselina;
  • Ligue-a pelo menos duas vezes por semana;
  • Não deixe combustível velho no motor;
  • Abasteça com gasolina de boa procedência.

A última dica, mas potencialmente a mais importante: Escolha uma Marina de Confiança!

Agora que você já tem noção de quais cuidados uma Embarcação requer, está na hora de escolher uma boa Marina para ancorar seu barco e evitar transtornos.

Aqui na Marina Imperial possuímos vagas secas e molhadas, segurança 24 horas e mão de obra especializada para garantir que sua Embarcação tenha o melhor cuidado possível! 

Contamos com posto de abastecimento próprio, rampa de baixo declive, além da lavagem em água doce a cada saída para o mar, junto à todas as manutenções recomendadas após o uso. 

Tenha sua Embarcação sempre pronta para você e curta tranquilo com todas as comodidades que oferecemos à nossos clientes!

Venha conhecer a sofisticada estrutura da Marina Imperial de Caraguatatuba Litoral Norte SP, esperamos por você!

Ficou alguma dúvida? Comente aqui!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *