Como funciona uma Marina: Navegue sabendo de tudo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

Como funciona uma Marina? Marina Imperial

Se você está com dúvidas sobre como funciona uma Marina, quais são os serviços prestados, ou o que uma boa Marina deve oferecer, esse artigo é indicado para você!

As condições que você “guarda” sua embarcação vão definir o seu tempo de navegabilidade e com certeza optar por uma vaga em Marina é uma ótima escolha para ter seu parceiro de aventuras com você por muitos e muitos anos. 

Ficou curioso para saber como funciona uma Marina pra barcos e todos os benefícios que ela pode te proporcionar? Então role para baixo e fique sabendo de tudo!

como-funciona-uma-marina
Saiba agora como funciona uma boa Marina de Barcos

Como funciona uma Marina de barcos?

No geral, funcionam assim: ao deixar sua embarcação em uma Marina, você não precisa se preocupar com os procedimentos pré e pós a navegação. Seja barco, lancha, iate ou jetski, elas guardam, cuidam e asseguram-a.

Nos dias que quiser sair para navegar, ou curtir o turismo náutico, você solicita sua embarcação e ao chegar à Marina, já estará tudo pronto, esperando por você. O que possibilita uma navegação  com tranquilidade e com a garantia de que está tudo em perfeitas condições. 

No término, você apenas retorna ao local de embarque e vai embora – um sonho para qualquer apaixonado pela vida náutica, não é mesmo?

O que é uma marina de barcos?

As Marinas são conjuntos de instalações adaptadas especialmente para abrigar barcos, podendo oferecer vagas secas, ou molhadas, para sua embarcação.

Localizadas em água doce ou salgada, é um empreendimento que possui garagem náutica, onde se “guarda” embarcações com todos os seus devidos cuidados e oferecem também outros serviços que suprem as necessidades tanto do barco, como do dono.

Marina x Garagem Náutica

O que poucos sabem é que existem diferenças entre uma Marina e uma garagem náutica. 

Uma Marina não é apenas uma garagem náutica, ela pode ser lugar para navegação, lazer ou prática de esportes náuticos e também trazer muita comodidade e diversão para sua experiência náutica ser ainda mais completa.

Atualmente oferecem serviços cada vez mais diferenciados para atender as demandas de seus clientes. Por isso, uma marina tem o grande potencial de contribuir para o turismo náutico, sendo muito mais do que uma simples garagem para barcos.

Quais serviços uma Marina oferece?

Chega de preocupações com o transporte, manutenções, limpeza, dentre muitas outras responsabilidades de quem tem uma embarcação… 

Com uma boa marina você pode ficar tranquilo, sem dores de cabeça. 

Quer saber como? Veja como funciona uma Marina e saiba quais as vantagens de contar com uma boa aliada na hora da navegação:

1. Transporte próprio especializado 

Seja para navegar ou realizar manutenções, dependendo do peso do veículo, principalmente em embarcações maiores como iates, por exemplo, o transporte pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil, pois demandam veículos mais robustos. 

Já em uma Marina, sua embarcação estará sempre a seu dispor, quando e a hora que quiser. 

A movimentação através de equipamentos apropriados e acompanhamento técnico especializado, garantem proteção à sua embarcação nos deslocamentos.

2. Manutenção

Para quem não tem afinidade com embarcações, as coisas podem complicar um pouco na hora da manutenção. Se esse é o seu caso, em outro artigo falamos sobre algumas dicas náuticas que podem te ajudar nessa hora.

Sabemos que a segurança vem em primeiro lugar, portanto é indispensável realizar manutenções preventivas a cada seis meses ou a cada cinquenta horas de uso, para garantir que seu barco esteja em perfeitas condições de navegabilidade.

Seja em vaga seca ou molhada, a limpeza do interior e do exterior, a manutenção do casco, retoques na pintura, o check-up do porão e a revisão do motor, são procedimentos primordiais para assegurar a vida útil de seu barco e segurança em seus passeios.

Em uma Marina sua embarcação estará sob a supervisão de quem realmente entende do assunto. Com todos os devidos cuidados após cada navegação, garantindo a conservação da embarcação e estando sempre pronta para o próximo uso.

3. Abastecimento

Abastecer uma embarcação nem sempre é uma tarefa fácil, pelo contrário. 

Por isso, algumas Marinas oferecem o serviço de abastecimento próprio com gasolina ou diesel. 

O que facilita bastante a vida dos navegadores de plantão, já que as pessoas que fazem o abastecimento devem ter realizado o curso de NR20 – Norma Regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Uma dica para você é sempre verificar a procedência do combustível utilizado, para não causar problemas futuros e perca de potência do seu motor.

4. Vagas secas e molhadas

Ao pensar em um lugar para guardar seu barco, logo de cara imaginamos duas opções; a garagem de sua casa ou uma Marina. E já que o assunto é como funciona uma Marina, vamos explicar brevemente como funcionam os dois tipos de vagas oferecidas:

Vaga seca

Como o próprio nome já diz, a embarcação é guardada seca, ou seja fora d’água, em galpões cobertos, arejados e abrigado das intempéries.

Além disso, o local deve dispor de equipamentos apropriados e mão de obra especializada para transportar sua embarcação da garagem até adentrar à água.

Vaga molhada

Seguindo o raciocínio das vagas secas, a molhada fica ancorada na água. 

Quando a opção for pela vaga molhada, a marina também deve oferecer uma área ampla para manobras, abrigada das ações dos ventos e uma boa infraestrutura, oferecendo água doce e tomada de cais

Leia também: Qual o preço para manter barco em marina?

5. Segurança 

A compra de uma embarcação é uma grande aquisição e sem dúvidas você não quer coloca-la em risco.

Em uma marina, além de toda a segurança com monitoramento, alarmes e afins, sua embarcação estará assegurada. 

Além de algumas poderem oferecer estacionamento privativo, oferecendo segurança também à seu automóvel. 

6. Socorro, apoio e ajuda náutica

Saia para navegar despreocupado com possíveis imprevistos. 

Acione a Marina e uma equipe profissional de socorro náutico irá até você, equipados com material de salvatagem e afins.

7. Comodidades

A facilidade de ter seu barco em casa a princípio pode parecer um grande conforto, afinal, caso você queira efetuar alguma manutenção ou instalação de um acessório ou equipamento, seu barco estará à seu dispor.

Por outro lado, já imaginou ter sua embarcação sempre impecável esperando por você? Comodidade maior que essa não há!

E os benefícios vão muito além, em uma boa Marina, você pode contar com infraestrutura completa, tornando ainda mais prazerosa a experiência.

  • Banheiros e Vestiários 
  • Restaurante
  • Rampa de fácil acesso à agua 
  • Pier
  • Água potável 
  • Entre outros

Agora que você já sabe como funciona uma Marina de qualidade e quais os serviços normalmente ofertados, faça uma pesquisa e compare qual é a mais indicada para você e sua embarcação.

Vale ressaltar que ao assinar o contrato com uma Marina é importante se certificar de tudo que ela oferece, pois os serviços citados não são obrigatórios e podem ser ofertados ou não pela empresa, ou muitas vezes podem ser cobrados à parte.

Leia também: Tudo sobre locação de lanchas!

Marina Imperial, a mais completa em infraestrutura do Litoral Norte de São Paulo

Localizada no coração de Caraguatatuba, às margens do Rio Juqueriquerê contamos com infraestrutura completa e sofisticada, com tudo o que você leu acima e muito mais. 

Entre os nosso diferenciais estão; vestiário de alto padrão, ampla área de lazer com redário, pier flutuante, estacionamento privativo, despachante náutico, monitoramento 24h, comunicação com a Marina em alto-mar e além de tudo o incrível Imperial Bar & Restaurante. Tudo isso com o melhor atendimento e ótimos profissionais!

Que tal vir conhecer a Marina Imperial? Você vai se encantar com tanto cuidado! Acompanhe conteúdos exclusivos em nossas redes sociais – Facebook e Instagram e saiba mais!

Gostou do artigo? Nos conte o que achou e não esqueça de compartilhar com aquele amigo apaixonado pela vida náutica! 

Veja mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit