Como pilotar um barco? Manual completo para iniciantes no mundo náutico!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

Como pilotar um barco? Conheça o curso de Arrais!

Antes de saber como pilotar um barco é necessário saber todo o processo que envolve ter uma embarcação – é necessário possuir habilitação náutica de Arrais, estar com a documentação em dia e atendendo a todos os requisitos da Marinha do Brasil, cumprir todas as normas de segurança, além dos cuidados de conservação e a guarda da lancha.

O mercado náutico brasileiro está indo de vento em popa, o número de pessoas que investem em embarcações para atividades de lazer, pesca e até mesmo como meio de transporte em viagens de curta distância pelo litoral, está em constante crescimento.

Se você quer fazer parte desse universo, mas ainda não sabe por onde começar, acompanhe esse artigo e tire todas as suas dúvidas antes de realizar a compra do primeiro barco. Nós reunimos as principais questões sobre como pilotar um barco e algumas dicas que com certeza lhe farão ter mais confiança em suas navegações!

Como pilotar um barco? Manual completo para iniciantes no mundo náutico!
Como pilotar um barco? Confira dicas valiosas para iniciantes no mundo náutico

Como pilotar um barco? Guia completo!

O que preciso para pilotar um barco? Onde e como obter habilitação Náutica? Nós respondemos essas e muitas outras questões a seguir, acompanhe:

Onde tirar habilitação para dirigir barco?

Antes de saber como pilotar um barco, é necessário obter a habilitação náutica, e para isso, você deve procurar um Despachante Náutico de confiança e uma Marina credenciada na Marinha, para fazer as aulas práticas e teóricas. A Marina Imperial de Caraguatatuba, também possui Despachante Náutico e oferece cursos nas categorias de Arrais Amador, Mestre Amador, Veleiro e Motonauta

Como tirar Habilitação Náutica – CHA?

Quanto a parte legal, não é muito burocrático, é necessário somente atender a alguns pré-requisitos básicos, apresentar alguns documentos na Capitania dos Portos e passar em um teste final, do mesmo modo que para veículos terrestres. Confira detalhadamente:

Passo a passo para tirar habilitação náutica:

  • Possuir 18 anos completos

A idade mínima para dirigir barcos a motor é de 18 anos, portanto se você já alcançou a maior idade, já pode dar início a sua carteira náutica.

  • Encontrar um Despachante ou Escola Náutica de confiança

Certifique-se de que a empresa escolhida seja credenciada na Marinha Brasileira e cumpra todas as normas exigidas, para evitar transtornos e acelerar o trâmite.

  • Comprovar o bom estado psicofísico

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dispensa o atestado médico, que comprova as condições físicas e mentais do interessado, incluindo as limitações para conduzir um veículo, caso existam. Deve-se apresentar uma cópia autenticada de um dos dois documentos.

  • Comprovar o endereço

Esse comprovante deve ser recente, com no máximo três meses e em seu nome, do cônjuge ou algum parente próximo; essa cópia não requer autenticação.

  • Fazer o curso teórico de habilitação náutica

O curso teórico lhe dará a base necessária nos conhecimentos gerais e de procedimentos de navegação e de segurança, o que auxiliará nas aulas práticas e no exame final.

  • Realizar a quantidade mínima de aulas práticas

Você deve procurar uma Marina credenciada na Marinha para realizar as horas práticas, que são seis horas para as categorias de Arrais e três horas para Motonauta.

  • Apresentar o certificado de embarcado

Após cumprir as seis horas de aulas práticas obrigatórias, deve-se apresentar o certificado de embarcado, comprovando o cumprimento das aulas, para assim se inscrever na prova final.

  • Concluir o exame final

A prova final tem a duração máxima de duas horas, e é constituída por 40 questões. para passar na prova, deve-se acertar um percentual maior ou igual a 50% das questões, feito isso, será disponibilizada a CHA (Carteira de Habilitação do Amador) com o prazo de 30 dias úteis.

Dicas de pilotagem para navegar com segurança!

Arrais no bolso, já se pensa que é hora de reunir a galera, colocar a lancha na água e desfrutar de uma bela tarde de navegação pelas águas salgadas de nosso exuberante litoral e conhecer novas paisagens, certo? Mas antes disso, quer saber como pilotar um barco em alto-mar?! Veja alguns macetes de direção de quem manja do assunto e algumas informações adicionais que com certeza irão tornar esse passeio mais seguro! 

O que é preciso para navegar no mar?

A Marinha do Brasil é o órgão que define as normas para navegação em águas marinhas. Todas as embarcações precisam ser operadas por alguém habilitado na categoria adequada, estarem com a documentação em dia, possuir um roteiro de viagem pré definido e consultar a tábua das marés, além, de é claro, estar com o material de salvatagem em dia.

Como manobrar uma lancha?

A dica mais importante para realizar qualquer manobra, é que todo marinheiro na hora de manobrar uma embarcação, deve se lembrar de utilizar as condições climáticas a seu favor. Por exemplo, posicionar o barco de modo que receba o vento pela proa, pode funcionar como um freio natural, fazendo com que o barco se alinhe naturalmente.

A hélice também pode lhe ajudar nesse momento, principalmente quando o barco está parado e começa a se mover. Além de empurrar o barco para frente ou para trás, esse item também gera uma força na lateral devido à diferença de pressão da água entre as pás. Por este motivo, a popa tende a ir para o bordo que o hélice gira, e assim, a proa vai para o lado oposto.

Como navegar com segurança no mar?

  • Faça o check list do motor, da parte elétrica, dos eixos e lemes
  • Planeje sua viagem
  • Consulte a previsão do tempo, as cartas náuticas e verifique a tábua de marés 
  • Informe a capitania dos Portos e, ou a Marina
  • Procure informações sobre o local do passeio
  • Confira o material de salvatagem
  • Leve uma bolsa de primeiros socorros, com medicamentos e curativos
  • Tenha a bordo uma caixa de ferramentas básicas, um pedaço da câmara de pneu, arame e massa epóxi
  • Encha o tanque com o dobro do combustível necessário
  • Leve o máximo que puder de água potável
  • Procure levar pelo menos um celular com carga completa e um rádio VHF 
  • Mantenha a distância de grandes navios para evitar manobras rápidas
  • Respeite a lotação máxima da embarcação
  • Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes
  • Se beber, passe o timão para alguém habilitado
  • Não se aproxime das praias e nem dos banhistas
  • Se forem praticar mergulho, só ligue o motor quando a última pessoa subir a bordo
  • Se o barco der algum problema, não o deixe solto, ancore de frente para as ondas
  • Respeite a vida, seja solidário e preste socorro

Como ancorar uma lancha em alto-mar?

  • “Estacione” a embarcação

Encontre a posição ideal e após, solte a âncora lentamente junto ao cabo na água e dê ré, do mesmo modo, enquanto o cabo ou corrente vai saindo do seu paiol.

  • Solte a corrente

Esse fator determinará a posição em que seu barco ficará ancorado. É importante que tenha conhecimento sobre a profundidade de onde você está navegando e a partir daí, para cada metro de profundidade, solte 8 metros de cabo ou corrente. Em caso de mau tempo, dobre o tamanho.

  • Certifique-se que a âncora unhou

Após soltar a corrente, prenda a provisoriamente, ao estar bem esticado, verifique se a mesma está fixa no solo. Um macete para fazer ela ficar bem fixa, é dar ré lentamente, porém com muito cuidado para que ela não se solte. 

Leia também: Tudo sobre âncora de barco

O que fazer em uma tempestade no mar?

Moramos em um país tropical e é bastante comum nos depararmos com tempestades em alto-mar e nessa hora, principalmente para iniciantes, bate aquela dúvida: como navegar com mar agitado? A principal dica é sempre seguir todas as recomendações para navegar com segurança no mar e dobrar a atenção. Além disso, entre em contato imediatamente com a sua Marina e informe a situação, caso necessário, solicite apoio náutico. Nesse período, mantenha o motor do barco ligado e engatado, mesmo que esteja parado, pois aumenta consideravelmente o controle do barco.

Venha navegar na Marina Imperial!

Agora que você já sabe tudo sobre como pilotar um barco, que tal vir tirar sua carteira de Arrais conosco? Somos a mais completa Marina do litoral norte de SP, oferecemos infraestrutura completa, com vagas secas e molhadas, vestiários, Bar e Restaurante, Locação de Lancha e serviços personalizados, visando sempre o seu bem-estar e de seus convidados. Aproveite e peça uma dicas para o Marujo!

Nosso Despachante possui mais de 30 anos de experiência no ramo, venha aprender a dirigir uma lancha com quem é excelência no assunto! Solicite mais informações agora mesmo com um de nossos consultores e esteja pronto para desbravar o Atlântico! Esperamos por você!

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais posts

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit