Como tirar Arrais-Amador?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

Onde e como tirar Arrais Amador?

Se você gosta de barcos e é amante dos esportes náuticos, com certeza já deve ter escutado falar na palavra Arrais-Amador. Ela é a famosa carteira de motorista só que para barcos. 

De acordo com o órgão marítimo, a carteira de habilitação é dividida por faixas e a Arrais-Amador é a exigida para quem pretende pilotar barcos pequenos e lanchas. 

A dúvida é: como tirar Arrais Amador? E é sobre isso que vamos falar neste artigo.  Se você tem interesse no assunto, leia o texto até o final. 

Nele, você vai conhecer o passo a passo para tirar a carteira de habilitação de amador (CHA).

A grande maioria das pessoas não vê a hora de completar 18 anos para poder tirar sua carteira de motorista e sair dirigindo pelas ruas. 

No mar, nos rios e nas represas é a mesma coisa. Para quem planeja comprar um jet ski, uma lancha, ou até mesmo um pequeno barco, é preciso também ter a famosa carteira de habilitação, que, no caso de embarcações náuticas, chama-se Arrais.

Esse é o documento exigido pela Autoridade Marítima por meio da Normam-03 (Normas da Autoridade Marítima) que comprova a capacidade de conduzir barcos de lazer em caráter não profissional.

Como tirar Arrais Amador?
Quer saber como tirar Arrais Amador? Confira agora um passo a passo para pilotar lancha e saiba tudo sobre o assunto

Arrais Amador o que é: Carteira de habilitação para Arrais-Amador

Como já dissemos anteriormente, a carteira de habilitação para dirigir embarcações é dividida em faixas.

Arrais-Amador é a carteira exigida para quem pretende pilotar barcos pequenos, como lanchas, barcos de pesca e jet-skis, em lagos, baías, rios e canais.

Dentro desta faixa existem ainda duas categorias: a de “veleiro” (para aqueles que desejam conduzir barcos a vela) e “motonauta”, (para os condutores de jet ski).

Outros tipos de licenças são a Mestre-Amador e a Capitão-Amador. 

A primeira habilita pilotos a conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira. Já a segunda permite a condução de embarcações sem limite de afastamento da costa.

Veja o melhor tipo de lancha para você!

Como tirar Arrais-Amador?

A boa notícia é que para obter a carteira de Arrais-Amador não são exigidas tantas aulas práticas.  

É preciso, pelo menos, seis horas de aula prática para a está categoria e, no mínimo, três horas de aula prática para a categoria de motonauta (condutor de moto aquática).

Fazer um curso teórico de habilitação náutica é importante, pois te dará as bases necessárias dos procedimentos de navegação e de segurança. No entanto, vale lembrar que a  Marinha não oferece cursos práticos sobre pilotagem de embarcações, mas disponibiliza uma apostila com cerca de 500 páginas para aqueles que desejam saber um pouco mais sobre a parte teórica do assunto.

Em geral, os cursos preparatórios para o exame de habilitação são ministrados em clubes, náuticas ou despachantes, com aulas práticas e teóricas.

Aqui na Marina Imperial, é possível tirar sua Arrais-Amador, assim como fazer outros cursos: Veleiro, Motonauta e Mestre Amador. 

Vale lembrar, que a inscrição no exame para categorias de Arrais-Amador ou Motonauta deve ser feita na Capitania de Portos de sua região.

No dia, deverão ser apresentados todos os documentos exigidos como as cópias autenticadas do RG, do CPF, comprovante de residência, recibo da taxa de inscrição, atestado médico ou CNH na validade e a declaração de embarcado), além de pagamento da taxa, ok?

Como é a prova para tirar Arrais-Amador?

Para conduzir embarcações nesta categoria, é preciso apenas fazer um teste teórico de 40 perguntas. E para ser aprovado, o candidato precisa acertar metade da prova, ou seja, 20 questões.

A duração da prova é de apenas 2 horas para as categorias de ARA. 

Idade mínima

A idade mínima para prestar o exame para as categorias de esporte e recreio é de 8 anos para veleiros, sob a responsabilidade do pai, do tutor ou de um responsável legal. 

Já para solicitar a habilitação de motonauta ou Arrais-Amador, a idade mínima é de 18 anos.

Mas atenção: assim como na habilitação para carros, é preciso comprovar a saúde física e mental por meio de atestados médicos e psicológicos.

Feito todo esse procedimento, a carteira é emitida entre 5-15 dias úteis, podendo sofrer variações.

Em seguida, os habilitados são, imediatamente, cadastrados no Sisama (Sistema informatizado de pessoal amador).

Viu só? Não é tão difícil tirar a habilitação para conduzir uma embarcação.

Onde deixar meu barco?

Assim como os carros, as embarcações de pequeno porte também precisam de uma vaga na “garagem”. O proprietário pode optar por deixar seu barco na Marina ou em casa mesmo.

O que vai influenciar na escolha é a frequência de utilização, a facilidade de transporte e as manutenções regulares.

Se você quer uma sugestão de Marina para guardar sua embarcação, venha conhecer a Marina Imperial.

A Marina Imperial está localizada no coração de Caraguatatuba, às margens do Rio Juqueriquerê, o mais importante do Litoral Norte do Estado de São Paulo.

Se você procura por um lugar maravilhoso com toda a infraestrutura que você e sua embarcação merecem, venha conhecer esse local.

Veja onde deixar seu barco: em casa ou na marina

Viu só? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o processo para obter a carteira de habilitação náutica não é tão difícil quanto parece. 

O documento permanente fica pronto em 30 dias e deve ser renovado a cada dez anos. Se ficar reprovada, a pessoa pode refazer o exame em cinco dias.

E aí, está com alguma dúvida ainda? Escreva aqui para nós seu comentário sobre esse artigo. Teremos o maior prazer em respondê-lo.

Acompanhe nossas redes sociais – Facebook e Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais posts

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit