Tipos de lanchas: qual o modelo ideal?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

Quais são os tipos de lanchas

Este artigo é para você que vai comprar a primeira lancha e ainda está com dúvidas sobre qual o modelo ideal, visto que existem diversos tipos de lanchas. 

Ter um barco à disposição é o sonho da maioria das pessoas que adoram sair pelos mares para conhecer as belezas do nosso litoral. Afinal de contas, ter uma lancha é sinônimo de conforto e praticidade.

Saber quais são os tipos de barcos que existem é importantíssimo para quem tem ou gostaria de adquirir uma lancha de médio ou grande porte. 

Aqui, pegamos algumas dicas sobre quais as vantagens de cada modelo de embarcação. Confira!

Tipos de lanchas
Quantos tipos de lanchas existem? Saiba aqui como escolher a sua

Lancha proa aberta ou cabinada

Como já falamos aqui, existem diversos tipos de lanchas. Se você estiver procurando por uma lancha pequena, poderá optar por dois modelos: a com proa aberta ou com cabine. 

Lancha proa aberta

A proa aberta é para aquelas pessoas que fazem passeios mais curtos e não pretendem dormir a bordo. Uma de suas vantagens é que o espaço extra na proa permite acomodar mais pessoas.

Lancha cabinada

As lanchas com cabine são as mais indicadas para quem curte fazer passeios em família, além disso oferecem mais conforto podendo transportar crianças pequenas e idosos. Perfeita para ser usada nos finais de semana.

As lanchas médias e grandes com cabine são ideais para quem deseja passar dias no mar. Geralmente são lanchas completas com ar condicionado, gerador, cabines e suítes, sala de estar. equipamentos de som e imagem, sala de jantar e cozinha e espaço para churrasco.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre uma Embarcação

Lancha com flybridge

A lancha com flybridge (área aberta acima do cockpit) lidera no ranking de preferência dos amantes de barcos. Mais bonita e espaçosa, é ideal para aqueles que prezam por mais conforto e requinte, com vasto aproveitamento externo proporcionado pelo fly. 

Usadas principalmente em dias quentes, ela oferece um espaço a mais e aberto no topo do barco, com uma visão panorâmica do passeio. Assim, você poderá aproveitar melhor a vista e curtir o descanso.

Lancha offshore

Modelo mais esportivo, as lanchas offshores possuem motores potentes e navegam, normalmente, com o dobro da velocidade das convencionais sem abrir mão do conforto e do requinte. 

Geralmente, o dono dessas lanches são pessoas mais jovens e apaixonadas pelo esporte náutico.

Lancha de pesca

Está completamente enganado quem pensa que as lanchas são utilizadas apenas para navegação e passeios. 

Muito pelo contrário, as embarcações, além de apresentarem estética incomparável, são versáteis, e apresentam diversos tipos e funções, como já vimos aqui.

A prática de esportes no mar e turismo são algumas das principais atividades, sem esquecer, é claro, de usar a lancha de pesca.

Antigamente, a atividade era feita apenas com barcos pequenos, mas hoje já pode ser praticada com o reforço das lanchas.

Os modelos desta categoria contam com alto desempenho nos mares, rios, lagos e represas. O luxo e a sofisticação ficam, contudo, ao gosto do cliente.

A maior vantagem deste tipo de lancha é a navegação segura. No entanto, o conforto é uma de suas principais desvantagens. 

Diferente de outros barcos, o modelo de pesca comporta a metade do número de pessoas que as outras lanchas.

Tipos de lanchas para pesca

Os modelos de lancha encontrados são com proa aberta ou cabinada. Geralmente, para a prática da pesca a mais usada é a de proa aberta, ideal para os destinos mais curtos, comuns à atividade. 

Mas isso não significa que as lanchas cabinadas não possam ser usadas para pesca. Nesse caso, o conforto é ainda maior, pois os modelos, normalmente, apresentam, além da cabine, quarto e banheiro.

Lancha híbrida

Se você gosta de aproveitar os finais de semana com a família, praticar esportes e até mesmo dormir na embarcação, a lancha híbrida é uma ótima opção.

Elas são projetadas para oferecer uma navegação tranquila com conforto, segurança e proteção.

Lancha de madeira ou lancha de fibra?

As lanchas de madeira são altamente resistentes e tradicionais. No entanto, especialmente nos últimos anos, a fibra veio ganhando espaço como componente principal da estrutura de muitos barcos. 

Há quem diga que a lancha de madeira é mais resistente e, portanto, dura mais. Mas as técnicas de infusão e laminação de hoje colocam os materiais quase no mesmo patamar de qualidade.

Tipos de casco de lancha

A escolha do tipo de casco de uma lancha depende de onde ela será mais usada. 

A maioria das lanchas  tem o fundo do casco em V. No entanto, há algumas peculiaridades.

Por exemplo, por navegar em águas agitadas, uma lancha com cabine para pesca deve ter V acentuado na proa. Já na popa, o V pode chegar a 20 graus.

É… na hora de comprar ou alugar seu barco, você também deve prestar atenção nisso. Para te ajudar nesse desafio, vou fazer um resuminho:

De modo geral, águas abrigadas (aquelas onde não há ondas com alturas significativas) dispensam cascos com grandes ângulos no V.

Já em mar aberto, cascos com grande V na popa oferecem melhores condições de navegação e estabilidade. 

Pensando em alugar um barco? Saiba tudo sobre a locação de lancha!

Qual o valor de lancha?

O preço de uma lancha, obviamente, vai variar de acordo com o seu tamanho e o modelo. 

Até uns anos atrás, era possível comprar uma lancha de 4,8 metros por menos de 40.000 reais. A mais em conta chegava a custar, com o motor, 32.000 reais, o preço de um carro popular. 

Você pode encontrar também na faixa dos 100.000 reais. Como vimos, varia muito!

Portanto, se você é apreciador da pesca ou curte passeios de barcos e lanchas com a família, que tal conhecer os nossos tipos de lanchas

Entre em contato pelo WhatsApp e solicite mais informações de nossas lanchas disponíveis para venda e locação. Com certeza teremos a ideal para você!

Se você está planejando um fim de semana diferenciado, seja em família ou com os amigos, nós temos a solução ideal. 

Venha para a Marina Imperial em Caraguatatuba. Aqui, oferecemos a locação de embarcações, proporcionando a você uma experiência única e com total sofisticação.

Acesse nossas redes sociais – Facebook e Instagram e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais posts

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit