Quer saber como preservar sua lancha e aumentar a vida útil? Veja 4 dicas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

veja como preservar sua lancha

No artigo de hoje vamos falar sobre como preservar sua lancha por muito mais tempo e assegurar boas horas a mais de navegação para você curtir as águas do nosso maravilhoso Brasil com mais tranquilidade e economia para seu bolso. 

Reunimos neste artigo algumas dicas extremamente importantes que devem ser colocadas em prática por você mesmo ou pela garagem náutica responsável pela guarda de sua lancha. Antes de contratar uma marina, é muito importante pesquisar e se informar sobre os serviços que incluem no contrato, pois são esses cuidados que irão aumentar a vida útil tanto de seu motor, como do casco e de outras peças e acessórios do mesmo. 

Acompanhe e veja tudo sobre como preservar sua lancha sem gastar rios de dinheiro e nem dispor de muito tempo.

Veja dicas para preservar sua lancha.
Quer saber como preservar a sua lancha e não ter dores de cabeça com imprevistos? Descubra tudo aqui

Saiba como preservar sua lancha com 4 dicas!

Para alguns, cuidar da lancha é um prazer, já para outros nem tanto, até mesmo pelo fato de que com a correria dos dias atuais, não são todos que possuem o privilégio de dispor de algumas horas para realizar esses cuidados. 

De fato é sempre bom ver sua companheira de navegação limpinha e com tudo em perfeitas condições, não é mesmo? Esse é o segundo motivo que faz crescer cada vez mais a procura de vagas em garagem náutica, perdendo apenas pela falta de espaço para a guarda em casa.

Leia também: Guardar a lancha em casa ou na marina?

A seguir vamos listar 4 dicas incríveis e imperdíveis para você desbravar a costa brasileira com muito mais segurança!

Limpeza e higienização de barcos

Dentre todos os procedimentos de conservação da embarcação, talvez o mais simples e barato, seja a limpeza náutica. Pois é, acreditem. Manter um barco limpo e sem resíduos, pode evitar muitas deteriorações naturais com o tempo. É claro, que para isso não basta abrir a mangueira e jogar água por tudo, existem alguns processos e produtos para limpeza de lanchas que completam esse serviço, do mesmo modo que cada parte deve ser limpo e higienizado de forma adequada, para não deteriorar algum componente. Confira agora um guia completo para limpeza de barcos:

Como lavar o motor de popa?

Dizer que o motor é o coração de uma lancha parece adequado, afinal o que seria de uma lancha sem ele? É essa peça que garante todo o seu funcionamento e segurança nas navegações, então nada mais justo do que ter atenção redobrada com ele. Para isso, a cada uso, é indispensável que se adoce o motor, ou seja, que o lave com água doce em abundância.

Como limpar casco de lancha?

Nada pior do que chegar para curtir um passeio e o se deparar com o casco todo amarelado, não é mesmo? Para evitar que isso ocorra e manter o barco sempre com aquela aparência de novo, o recomendado é dar uma boa lavada após cada uso com um jato de água doce e de preferência com um produto especial para o casco, como o Limpa Costado, que remove o amarelado do verniz do gelcoat sem danificá-lo.

Dica: Para evitar que o casco fique encardido, aplique em seguida, uma cera náutica, o que “fechará os poros” do gelcoat e criará uma barreira impedindo a sujeira de se fixar.  

Como limpar porão lancha?

Só quem já entrou em um porão de barco faz idéia do quão cheio de óleo incrustado e graxa ele pode ficar, mas não se preocupe, existe um produto ideal para te ajudar a realizar essa tarefa árdua, o limpa porão da Protect Boat, que pode ser usado também no motor quando está em situação crítica.

Como limpar a cabine da lancha?

Principalmente as cabines que contém camas, sofás, etc, necessitam de limpeza frequente, para que os estofados não mofem e fiquem com um cheiro desagradável. Para limpá-los, o ideal é usar um pano umedecido com água e detergente suave biodegradável ou sabão neutro. Para limpar os vidros da lancha, existem produtos específicos, como o detergente neutro junto a cera de carnaúba, que limpa sem agredir e ainda protege de manchas.

Como limpar as peças de inox?

As peças em aço inox, por mais que não enferrujem com a ação da água, também carecem de alguns cuidados. Evite o contato de objetos de aço comum com o inox, pois isso pode contaminá-los e fazer com que oxidem. Caso isso ocorra, existe um macete para ajudar a reduzir os danos, faça uma solução levemente ácida com limão ou vinagre e passe com um pano sobre o local deteriorado. O ideal é a cada limpeza, proteger as peças metálicas com um óleo específico para isso.

Você também pode se interessar por: Manual completo para iniciantes no mundo náutico!

Manutenção Preventiva 

Outro ponto crucial para preservar sua lancha e talvez o mais importante de todos – é o check up periódico – as famosas manutenções preventivas. Igualmente um veículo terrestre, um veículo aquático requer essas revisões a cada seis meses. 

Durante as revisões periódicas são detectados alguns pequenos problemas, que se solucionados de imediato, podem evitar um grande estrago futuro. Concluindo que manutenções preventivas não são um gasto, mas na verdade, uma grande economia, pois as manutenções corretivas, essas sim, podem sair bem mais caro do que o esperado.

Quando se pergunta sobre quanto custa para fazer manutenções em uma lancha, digo que é uma questão muito relativa para ser respondida de imediato. Pois isso irá depender da forma e dos lugares em que costuma navegar, dos cuidados que toma após suas navegações e também da frequência em que realiza as revisões preventivas.

Cuidados com a lancha sem funcionamento

Vai ficar mais de 15 dias sem descer a lancha na água, então você precisa prepará-la para passar por esse período de recesso, para quando for ligá-la novamente não ter nenhuma surpresa desagradável. Abaixo vamos listar alguns dos cuidados que devem ser tomados para preservar sua lancha enquanto estiver parada. 

Antes de parar:

  • Esvazie o tanque de combustivel
  • Esvazie totalmente o tanque de águas cinzas e de águas negras
  • Esvazie o tanque de água doce e desligue o disjuntor da bomba
  • Geladeiras, ice maker e adegas deverão estar vazias, secas, desligadas e com as portas abertas
  • Abra as portas de armários, gavetas, etc, para ventilação
  • Recolher a tapeçaria externa e afaste uma almofada da outra
  • Se necessário, deixe com as capas do para-brisa e casario
  • Feche todos os registros de água salgada do casco
  • Feche registros de saída dos tanques de diesel para os motores e geradores
  • Desligue e remova o plug de todos os disjuntores, chaves de banco de baterias e tomada de cais

A cada 15 dias:

  • Monitore porões, motores e demais compartimentos, para confirmar a ausência de água, combustível e óleo
  • Ligue a tomada de cais ou gerador e para carregar bancos de baterias
  • Abra as janelas e portas para arejar a embarcação
  • Atente-se a odores atípicos
  • Abra e feche todos os registros das linhas de diesel e água salgada de 3 a 5 vezes e deixe na posição “fechado” novamente após essa movimentação

Escolha uma boa garagem náutica para abrigar sua lancha

Sabe todos esses procedimentos acima que você acabou de ler? Pois bem, uma boa marina pode realizá-los para você! É de extrema importância verificar a procedência da empresa escolhida, verificar relatos de clientes e até mesmo visitar as instalações para comprovar a eficiência e maestria no serviço oferecido.

A Marina Imperial está localizada em Caraguatatuba, na beira do rio Juqueriquerê, em meio as mais lindas praias e ilhas do litoral de São Paulo, uma região de vastas paisagens naturais, cercadas de rica fauna e flora nativa. Quem conhece sabe do que estamos falando e quem ainda não conhece, vale a pena conferir!

Como o assunto de hoje é como preservar sua lancha por mais tempo, vale ressaltar que oferecemos todos os cuidados para a conservação de sua embarcação, além de vagas cobertas adequadas para abrigar sua lancha de até 55 pés com muita segurança.

Leia também: O que não pode faltar em uma marina de qualidade?

Solicite seu orçamento agora com um de nossos representantes, será um prazer tê-lo conosco e proporcionar boas experiências no mar para você e seus convidados. 

Se ficou com dúvidas sobre algum procedimento, pode deixar para gente pelos comentários. E acompanhe nossas redes sociais – Facebook e Instagram – para ficar por dentro de tudo o que acontece na marina.

5/5 - (6 votes)

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit