Andar de barco: Saiba tudo sobre esse passeio!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

como-andar-de-barco

Andar de barco é uma das experiências mais incríveis para se ter a dois ou em família. Seja navegando ou a bordo com um capitão, o passeio de barco é bastante procurado por quem gosta de aventura e do clima tropical. Todavia, se essa é a sua primeira vez em alto mar, veja a seguir algumas dicas e informações importantes para seu primeiro passeio de barco. 

andar-de-barco
Veja tudo que você precisa saber sobre andar de barco!

Andar de barco: 10 dicas para os navegantes iniciantes

Você adquiriu seu tão sonhado barco, ou mesmo alugou uma lancha, e depois de ter estudado e tirado o seu arrais, é hora de se aventurar em alto mar. Sendo assim, veja algumas dicas de navegação para quem é iniciante

  1. Sempre se informe sobre o local que irá navegar antes de começar o seu trajeto.
  2. Verifique a tábua de marés antes de navegar em alto mar.
  3. Antes de acelerar a lancha, verifique se os convidados estão sentados.
  4. Se a tripulação nunca navegou antes, planeje um passeio rápido e perto das margens.
  5. Em um canal, sempre mantenha-se a boroeste, já que o lado oposto é utilizado pelos barcos que estão voltando.
  6. Nunca fique perto de um navio, lembre-se que eles não conseguem fazer manobras rápidas e nem enxergam barcos pequenos.
  7. Lanchas e jet skis devem desviar de todos os barcos, pois são mais ágeis.
  8. Em passeios noturnos, reduza a velocidade em 50%, lembre-se que os barcos não possuem faróis e freios.
  9. À noite, use apenas luzes vermelhas, pois elas ofuscam menos a visão do piloto.
  10. Distribua o peso igualmente pelo barco para manter a estabilidade.

Veja mais dicas do marujo!

Andar de barco enjoa?

O enjoo é bastante comum quando estamos em um barco e há uma explicação lógica para ele. O cérebro recebe informações de equilíbrio através da visão, do labirinto e do sistema proprioceptivo. Dentro do barco, esses receptores percebem movimentos em todas as direções, logo, o cérebro tem maior dificuldade em orientar o corpo para manter o equilíbrio. Por fim, essa confusão resulta em tontura, vertigem e enjoo. 

Essa sensação também é chamada de vertigem tropical e você pode sentir quando estiver num barco ou navio.

É normal ter tontura após andar de barco?

Depois de um passeio de barco, é normal sentir tontura e essa sensação de oscilação pode durar por horas ou até dias. No entanto, é preciso ficar atento a esse sintoma, caso ele dure por semanas ou meses, nesse caso, a pessoa pode sofrer do mal do desembarque. 

Bebê pode andar de barco?

Assim como em aviões, é permitido andar de barco com bebê. Mas é importante ter alguns cuidados especiais. O primeiro deles é planejar um passeio mais curto e próximo às margens. Se houver algum imprevisto, você estará perto das margens. Além disso, passear por muito tempo com bebê a bordo pode deixá-lo entediado, irritado e até enjoado. 

Grávida pode andar de barco?

A resposta é sim, pode andar de barco grávida. No entanto, saiba que cruzeiros e até empresas que realizam passeios turísticos com embarcações podem exigir autorização médica para o embarque da gestante. Caso o barco seja seu, da sua família ou de alguém conhecido, o embarque é permitido sem a necessidade de autorização.

Mas é fundamental avaliar cada situação, por exemplo, se houver gravidez de risco o passeio de barco deve ser suspenso, se a gestante possui muito enjoo é preciso reavaliar, pois o barco pode aumentar ainda mais esse sintoma, entre outras situações. 

Lembrando que se a gestante estiver na reta final da gestação, também é desaconselhado passear de barco, já que ela pode entrar em trabalho de parto longe de um hospital. 

Como superar o medo de navegar pelo mar?

Você sabia que algumas pessoas possuem fobia de andar de barco? Ou ainda fobia de água, o que torna difícil fazer passeios de barco, por exemplo. Independente do grau, o medo de andar de barco é bastante comum, mas pode ser superado com algumas dicas. 

O primeiro passo é sentir que é seguro viajar de barco. Nesse caso, o ideal é procurar por uma marina que ofereça todo apoio necessário para seu passeio, incluindo abastecimento, serviço de manutenção, limpeza, entre outros. Isso trará maior segurança para seu passeio. Se você estiver procurando por passeio de barco em Caraguatatuba, conte com a Marina Imperial

Além disso, é interessante que você aprenda a nadar, caso ainda não saiba, pois isso trará um conforto maior quando estiver em um barco. Há ainda outras dicas como planejar todo o roteiro da viagem, conversar com outras pessoas durante o passeio e ter recursos que diminuam a ansiedade.

Qual é a idade mínima para andar de barco?

Como vimos anteriormente, até bebê pode viajar de barco. Mas saiba que para passeios em jet ski, por exemplo, a idade mínima é de 7 anos. No entanto, tenha em mente que criança a bordo requer cuidados em dobro, o que inclui colocar colete salva-vidas durante todo o passeio, ficar sempre próximo à criança, ter cuidado com as laterais do barco para a criança não cair e não fazer passeios longos e longe das margens. 

Qual é a melhor roupa para navegar?

Você já planejou o look para andar de barco? Saiba que existem algumas dicas de roupa adequada para andar de barco! O ideal são as roupas de banho, que permitem entrar na água como maiô, biquíni, sunga, entre outras. Além disso, é interessante levar roupas extras, porém leves, para vestir depois que o corpo estiver seco. Outras dicas legais de roupa para andar de barco são: boné, viseira, chapéu e óculos de sol. Então não se esqueça de separar as roupas para andar de barco.

Pode tomar remédio para andar de barco?

Tomar remédio para andar de barco, avião ou ônibus é uma prática comum para aqueles que ficam enjoados facilmente. Você até pode tomar remédio para andar de barco, se esse é o seu caso, mas saiba que o ideal é consultar um médico para que ele prescreva a melhor medicação considerando a sua saúde como um todo.

Como andar de barco?

Se você sonha em fazer um passeio de barco, saiba que há algumas formas: contratando o serviço de passeio de barco, alugando um barco ou comprando um barco. A forma mais simples é contratar um serviço de passeio, pois você não precisará aprender sobre navegação, considerando que terá um piloto a sua disposição.

Mas se preferir comprar ou alugar um barco, você precisará aprender sobre navegação e ter seu arrais. Seja qual for a opção que você escolher, conte com a Marina Imperial para ter uma experiência incrível em seu passeio de barco. 

Se gostou dessas dicas, deixe seu comentário e aproveite para seguir a Marina Imperial nas redes sociais: Facebook e Instagram!

5/5 - (6 votes)

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit