Barcos elétricos no Brasil: Confira essa novidade!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

barcos-eletricos-no-brasil

Os barcos elétricos são as novidades do momento no mundo náutico. Com a proposta de serem mais ecológicas, as embarcações que utilizam painel solar e transformam essa energia em combustível para o barco estão cada vez mais em alta. Há quem diga que em breve haverão muitos barcos elétricos no Brasil e no mundo. 

Você já conhecia essa novidade? Ficou curioso para saber como os barcos elétricos funcionam? Então confira esse artigo até o final para descobrir tudo sobre os barcos elétricos, incluindo as opções para compra no Brasil.

motor-de-barco-eletrico
Saiba tudo sobre o motor de barco elétrico!

Já existem barcos elétricos no Brasil?

Embora as embarcações estejam caminhando para deixar os combustíveis fósseis no passado, contar com barcos elétricos no Brasil ainda é algo difícil. A maioria dos modelos de barcos, lanchas, veleiros e iates que são elétricos, ainda são protótipos em testes e desenvolvimento.

Por isso, podemos dizer que já existem barcos elétricos no Brasil, mas dificilmente você o encontrará para venda em alguma marina ou loja de embarcações. Contudo, há a possibilidade de adquirir uma embarcação híbrida, que utiliza motor náutico elétrico e outro a combustão. Assim há uma maior economia de combustível e é uma das opções de barcos mais ecológicas que já está à venda. 

Leia também: Tudo sobre o modelo de lancha Hard Top!

Barcos elétricos Brasil: são uma realidade distante?

Barco elétrico, iate elétrico, veleiro com motor elétrico, lancha com motor elétrico, tudo isso já está em testes e desenvolvimento em diversos países, inclusive no Brasil. Por isso, os barcos elétricos não são uma realidade distante, considerando que já existem protótipos sendo desenvolvidos e até apresentados em feiras de tecnologia do mundo náutico. 

Contudo, é importante destacar que no momento são poucas as opções para navegar com motor elétrico para barco. As embarcações vendidas atualmente, que estão mais próximas dos barcos elétricos solares, possuem função híbrida, onde é possível conciliar dois motores. 

Nesse mercado há muitas opções de motores elétricos para barcos. Isso porque é possível adaptar uma embarcação para ser híbrida, mesmo ela não saindo de fábrica com o motor elétrico. 

Também é importante destacar que pequenas embarcações podem ser movidas apenas por um motor elétrico, como barcos de pesca, caiaque e bote em rio, onde o motor não precisa de tanta potência. Em barcos que utilizam o motor elétrico, é necessário carregar a bateria adequadamente para que a embarcação tenha uma boa eficiência. Esse tipo de embarcação já é uma realidade no Brasil. 

Principais dúvidas sobre motores elétricos para barcos

Por ser um assunto novo, em voga e que ainda não possui tantas informações, é comum que os donos de embarcações ou curiosos no mundo náutico tenham dúvidas sobre os motores elétricos para barcos, considerando que essa é a forma mais simples de ter um barco híbrido e contar com a tecnologia de barco elétrico. 

Além disso, aqueles que possuem pequenas embarcações também podem adaptar o barco para ser totalmente elétrico ao incluir baterias adequadas e um motor de qualidade. Por isso, reunimos as principais dúvidas sobre o tema para que você possa obter a resposta que procura. 

Para que serve o motor elétrico para barco?

O motor elétrico do barco tem a mesma função que o motor a combustão, com a diferença de ser movido a eletricidade, em vez de combustíveis como gasolina e diesel. Sendo assim, esse motor serve para poupar combustível e gerar menos poluentes, considerando um barco que é híbrido. Já no barco totalmente elétrico, o motor elétrico é o que faz a embarcação se mover, sendo que sua principal finalidade é ser mais ecológico. 

Leia também: Qual o melhor tipo de lancha para passeio?

Como funciona o motor elétrico para barco?

Em um barco que é híbrido e possui dois motores, o motor elétrico funciona a partir das ações geradas pelo motor a combustão, por isso, um motor depende do outro para funcionar. 

Contudo, em barcos totalmente elétricos o motor funciona a partir de uma fonte de energia, que geralmente são painéis solares instalados em locais estratégicos da embarcação. Dessa forma, a energia obtida pelos raios de sol é transformada em combustível para o funcionamento do motor elétrico do barco. 

Há ainda os motores elétricos para barcos que utilizam baterias potentes para funcionar. Nesse caso, basta carregar a bateria para ter um barco totalmente elétrico. 

Como escolher um motor elétrico para barco?

Se você gostou da ideia de ter um motor elétrico em sua embarcação, saiba que existem várias opções de motores para incluir no seu barco e torná-lo híbrido ou até mesmo substituir o motor a combustão, caso sua embarcação seja pequena. Contudo, é sempre importante levar em conta características da sua embarcação na hora de escolher o modelo ideal, pois isso fará uma grande diferença. 

Leia também: Como deve ser a visibilidade no posto de pilotagem?

Qual o motor elétrico para barco mais potente?

Existem muitos motores elétricos para barcos, principalmente aqueles que são usados em barcos pequenos, onde não é preciso ter tanta potência. Mas o motor elétrico mais potente que você pode encontrar no mercado são os motores elétricos de popa, geralmente eles entregam grande potência e atendem muito bem barcos com menos de 22 pés. 

Qual o melhor motor para barco?

A verdade é que não existe o melhor motor, mas sim aquele que melhor atende às suas necessidades e atende as características da sua embarcação. O motor escolhido para uma embarcação leva em consideração, principalmente, o tipo de barco, tamanho e sua finalidade.

Em um barco de pesca, por exemplo, que possui menos de 22 pés, é possível utilizar motor elétrico e tornar essa embarcação totalmente elétrica ao utilizar uma bateria como armazenamento de energia. Já em lanchas com mais de 22 pés, o ideal é usar motor movido a diesel ou gasolina, pois eles são mais potentes e tornam a navegação mais eficiente.

É importante considerar que entre um motor e outro, é fundamental levar em conta o peso, pois os motores elétricos costumam ter uma potência menor que os movidos a diesel e gasolina. Embora sejam muito silenciosos e uma ótima opção para pesca, pode não ser a opção ideal para lanchas, veleiros e outros barcos grandes. 

Leia também: Qual o melhor motor para lancha?

Por isso, se você possui uma lancha e quer utilizar a tecnologia dos barcos elétricos, saiba que um barco grande que seja 100% elétrico ainda está em desenvolvimento. Mas uma opção para isso seriam os modelos híbridos. 

Ficou alguma dúvida sobre os barcos elétricos no Brasil? Se sim, deixe seu comentário. Aproveite para conhecer nossos perfis nas redes sociais: Instagram e Facebook

5/5 - (2 votes)

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit