Como deve ser a visibilidade no posto de pilotagem da lancha?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

posto-de-pilotagem

Uma dúvida muito comum que quase sempre chega aqui na Marina Imperial é sobre a visibilidade no posto de pilotagem. Os iniciantes na pilotagem de barcos geralmente têm dúvidas sobre o que deve ficar no campo de visão do piloto, ou seja, como deve ser a visibilidade no posto de pilotagem do barco

Pensando nisso, trouxemos esse artigo com várias dicas e informações importantes para você que está iniciando no mundo náutico. Então confira a seguir todas as dicas e informações que você precisa saber!

visibilidade-no-posto-de-pilotagem
Saiba qual deve ser a visibilidade no posto de pilotagem!

O que é posto de pilotagem?

Primeiro, é importante definir o que é posto de pilotagem. No mundo náutico, posto de pilotagem é o local em que o marinheiro pilota a embarcação. Há inúmeros significados para posto de pilotagem, principalmente na aeronáutica e nas competições automobilísticas.

Sendo assim, nas embarcações o posto de pilotagem é o local onde o marinheiro poderá pilotar a lancha com todos os recursos e instrumentos que a embarcação possui. Por isso, é nesse lugar que fica o painel do barco, o rádio e a vista privilegiada da embarcação, já que o piloto precisa de uma boa visibilidade para navegar.

Já o tipo de posto de pilotagem irá variar de acordo com o modelo de embarcação. Em uma lancha com cabine, por exemplo, o marinheiro poderá pilotar a lancha dentro de uma cabine própria ao abrigo da chuva e do sol. Ao contrário de uma lancha sem cabine, sendo que o posto de pilotagem fica exposto ao tempo assim como toda a embarcação. 

Essas características particulares de cada lancha não interferem tanto na navegação quanto a própria visibilidade no posto de pilotagem. Por isso, o mais importante na hora de organizar esse posto é garantir que o marinheiro tenha uma visão ampla e limpa para navegar

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre socorro náutico

Como deve ser a visibilidade no posto de pilotagem?

O ideal é que tudo esteja à vista do marinheiro, pois isso permitirá ter maior visibilidade para navegar. Afinal, ter uma boa visão da navegação é importante para não correr riscos desnecessários e evitar acidentes pela falta de visibilidade.

Mas para obter a máxima visualização do comando da lancha é preciso seguir algumas orientações que listamos logo abaixo para você. 

Painel escuro facilita a navegação

Durante a noite você não perceberá essa diferença, mas na navegação diurna, o painel claro atrapalha muito na visibilidade do condutor. Essa é a causa mais comum da falta de visibilidade na navegação de um barco, principalmente se o topo do painel for claro.

Dependendo da posição do sol no horizonte, essa cor clara do painel proporcionará reflexos no para-brisa que serão muito incômodos para quem estiver pilotando o barco. 

Você pode testar essa teoria no seu carro. Pegue um papel branco e coloque próximo ao para-brisa do carro. Agora saia dirigindo durante o dia e perceba o quanto esse reflexo é prejudicial para sua visibilidade. Imagine só ter que ficar horas pilotando com essa péssima visibilidade? Além de aumentar os riscos de acidentes, será muito prejudicial para a vista do marinheiro.

Portanto, se você acabou de comprar uma lancha e o painel é branco, bege ou qualquer outra cor clara, você precisará mudar a cor do topo do painel para melhorar a visibilidade no posto de pilotagem

Nesse caso, recomendamos que você contrate um especialista para colocar um adesivo escuro no topo do painel, assim você evitará esse reflexo no para-brisa e terá uma visibilidade muito melhor. 

Leia também: Quais são os principais termos náuticos?

Para-brisa deve ser claro

Outra prática comum nas embarcações é a aplicação de insulfilm no para-brisa para deixá-lo escuro. Embora seja proibido escurecer o para-brisa dos automóveis, não há uma lei que proíba essa prática no caso das embarcações. 

Mas saiba que escurecer o para-brisa torna a visibilidade muito ruim, principalmente em dias nublados, ao entardecer e durante a noite. Se o vidro for muito inclinado, como é o caso da maioria das lanchas, a visibilidade fica ainda pior por conta do escurecimento do para-brisa. 

Quando isso acontece, é comum que o piloto suba no banco dentro da cabine de comando para poder visualizar a proa e o horizonte por cima do para-brisa. Temos que combinar que essa posição é péssima para pilotar uma embarcação.

Sendo assim, se você quer melhorar a visibilidade da sua lancha não escureça os vidros do para-brisa. Se você já pegou a lancha com os vidros escurecidos, então peça para tirar essa película e deixar o vidro totalmente transparente. 

Instrumentos eletrônicos devem estar no lugar certo

Outra coisa que pode atrapalhar a visibilidade do marinheiro ao pilotar uma embarcação é a organização dos instrumentos eletrônicos usados na navegação. Embora esses instrumentos sejam úteis e facilitam a navegação, eles devem ser organizados dentro do painel, nunca sobre o painel ou no topo. 

Já falamos aqui na Marina Imperial sobre a importância de agrupar corretamente os instrumentos de navegação do motor e os demais instrumentos eletrônicos. Confere lá: (LINK DO ARTIGO POSTADO)

Basicamente, os instrumentos precisam ser agrupados de acordo com a importância de cada um na parte frontal do painel. Nunca no topo do painel ou em um local escondido do campo de visão do marinheiro. 

Se a sua intenção é instalar um novo instrumento e falta espaço no painel, tente reagrupar os instrumentos que já existem para abrir espaço para esse novo item que será fixado no painel. Mas nunca coloque um instrumento no topo, pois isso dificultará muito a visibilidade no momento de navegação. 

Leia também: Como fazer a manutenção do casco da lancha?

Dicas extras para melhorar a visibilidade na navegação

Além das dicas anteriores, se você pretende melhorar a visibilidade na navegação, veja a seguir algumas dicas extras:

  • Evite todo tipo de adereços e itens desnecessários no posto de pilotagem
  • Organize os instrumentos de navegação para que fiquem fáceis de serem vistos
  • Mantenha o posto de pilotagem sempre limpo e organizado
  • Não coloque nada em cima da proa que possa atrapalhar o campo de visão do marinheiro
  • Mantenha o vidro do para-brisa sempre limpo
  • Use boné, chapéu ou viseira e óculos escuros para facilitar a visibilidade em dias ensolarados

Gostou das dicas de como melhorar a visibilidade no posto de pilotagem da lancha? Então acompanhe a Marina Imperial nas redes sociais para ver mais dicas de conservação da embarcação como essa: Instagram e Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais posts

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit