Bateria náutica: Saiba como funciona e qual é a mais indicada!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

bateria-nautica

A bateria náutica é uma das peças mais importantes da embarcação, assim como a bateria automotiva tem grande importância para o funcionamento dos veículos automotores. Trata-se de uma peça responsável por armazenar energia que será usada pela embarcação para diferentes funcionalidades, como ligar o motor do barco, usar painéis eletrônicos, acender luzes, entre outras funções. 

Em todo caso, saiba que toda embarcação precisa de energia para acionar funcionalidades simples, como acionar as luzes adequadas para a sinalização do barco, por exemplo. Por isso, é fundamental que a embarcação tenha uma bateria apropriada às suas necessidades. Quanto mais itens eletrônicos atrelados à bateria náutica, maior deve ser a potência dessa bateria para dar conta dessa grande necessidade.

Há várias particularidades que você precisa saber sobre a bateria náutica antes de escolher o modelo mais indicado para seu barco ou lancha. Por isso reunimos as principais informações sobre bateria náutica neste artigo. Confira a seguir tudo que você precisa saber!

bateria-de-barco
Tudo sobre a bateria de barco!

Qual é a função da bateria náutica?

A principal função de uma bateria náutica é fornecer a energia necessária para acionar o motor e outros instrumentos eletrônicos da embarcação, como bomba do porão do barco, painel de navegação, luzes, entre outros. Além disso, a bateria também pode ser usada para fornecer energia para equipamentos usados dentro da embarcação, como frigobar, microondas, televisão, entre outros. 

A bateria tem uma grande função dentro de uma embarcação, pois sem ela seria impossível acionar o motor. Por isso, é sempre importante manter a manutenção da bateria em dia e trocá-la quando há sinal de que sua vida útil acabou. Afinal, você não vai querer ficar na mão em alto mar, não é mesmo?

Para que serve a bateria náutica?

Como já mencionado, a bateria náutica tem a função de fornecer energia para a embarcação. Essa energia pode ser usada para funcionamento da embarcação ou até para funcionamento de aparelhos eletrônicos que serão usados pelos tripulantes durante o passeio de barco. Por isso, a bateria náutica tem grande importância dentre as peças de uma embarcação. 

Leia também: Como economizar combustível do barco?

Como a bateria náutica funciona?

O funcionamento de uma bateria náutica é muito similar ao de uma bateria automotiva. Ela armazena energia para manter o funcionamento da embarcação e conforme o motor está ligado, ela é recarregada. 

Em todo caso, é sempre indicado ter cuidado redobrado com tudo que está ligado diretamente na bateria, pois dependendo do aparelho eletrônico, pode haver roubo de energia e isso resultará em problemas para ligar a embarcação. 

Como se carrega a bateria náutica?

A bateria náutica é carregada a partir do funcionamento do motor, como ocorre nos carros. Quando aceleramos ou freamos, a energia é direcionada para a bateria automotiva. No caso das embarcações, isso também ocorre. Por isso, a bateria é carregada constantemente em um passeio de barco, por exemplo.

Mas é sempre válido lembrar que toda bateria possui uma vida útil. Então é importante ficar atento a durabilidade da sua bateria para não ser pego de surpresa. 

Leia também: Como aumentar a durabilidade do jet ski?

Quanto tempo dura uma bateria náutica?

A maioria dos fabricantes de bateria náutica orientam que a bateria pode durar, em média 700 ciclos de carga e descarga. Isso é equivalente a um período de 3 a 4 anos. Portanto, se a bateria da sua embarcação já está próxima desse período, é importante conferir seu funcionamento antes de se aventurar com seu barco ou lancha. 

Como escolher a bateria náutica?

O mais importante ao escolher uma bateria náutica é conferir se a capacidade de armazenamento de energia é compatível com as necessidades da sua embarcação. Se você deseja saber qual a mais indicada para embarcação, saiba que isso depende de inúmeros fatores, como a potência do motor do barco, os itens eletrônicos que estão ligados na bateria, entre outras coisas. 

Barcos ou lanchas pequenas que fazem passeios diurnos e que possuem poucos equipamentos eletrônicos, podem ter suas necessidades atendidas com apenas uma bateria. Mas saiba que embarcações maiores e que utilizam muitos equipamentos eletrônicos podem precisar de mais baterias náuticas. 

Leia também: Dicas de conservação da embarcação

Bateria náutica x automotiva: principais diferenças

Embora sejam muito parecidas, as baterias náutica e automotiva possuem suas diferenças. A função é a mesma: acionar o motor da embarcação ou do carro. No entanto, a principal diferença está na quantidade de energia gerada em cada uma dessas baterias. 

A bateria náutica precisa de uma capacidade de armazenamento de energia muito maior, se comparado a um carro. É por isso que usar bateria automotiva em uma embarcação é completamente desaconselhado. Afinal, a bateria náutica deve ser pensada de acordo com as necessidades de cada embarcação. 

Principais cuidados com a bateria náutica

Existem alguns cuidados que auxiliam na vida útil da bateria náutica. Embora você precise trocá-la periodicamente, quando seu ciclo de carga e descarga chega ao fim, saiba que algumas práticas permitem garantir um bom funcionamento da bateria por mais tempo. Confira a seguir algumas dicas de cuidados com a bateria náutica:

  • Ligue o motor da embarcação pelo menos uma vez por semana para que a bateria possa carregar automaticamente.
  • Se você tentou ligar o barco e ele não ligou de primeira, aguarde alguns minutos para que a bateria acumule energia para a próxima tentativa.
  • Use apenas baterias náuticas, pois elas possuem a capacidade necessária de armazenamento de energia para a embarcação.
  • Sempre instale sua bateria náutica em local ventilado, pois elas liberam hidrogênio e podem inflamar em local fechado.
  • Mantenha o carregador ligado para conectar e desconectar a bateria durante a recarga. 
  • Verifique o nível de água no caso das baterias de chumbo.
  • Faça a checagem da tensão de saída do alternador ou carregador da bateria a cada seis meses. 

Além desses cuidados preventivos, é sempre recomendado realizar a manutenção preventiva da sua embarcação para identificar possíveis problemas, inclusive na bateria náutica. 

Na Marina Imperial, nossa marina em Caraguatatuba, realizamos manutenção específica para embarcações, incluindo manutenção preventiva e corretiva. Além disso, se você deixar sua embarcação em nossa marina você terá a certeza de que ela estará em ótimas mãos, pois fazemos o acionamento do motor para garantir a carga da bateria e realizamos todos os cuidados para que sua embarcação esteja sempre pronta para ser usada. 

Conheça mais sobre a Marina Imperial e os serviços que oferecemos. Você também pode nos acompanhar no Instagram e Facebook

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit