Como economizar combustível do barco?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

como economizar combustível do barco

Entre os principais gastos em manter uma embarcação está o consumo de combustível. Por isso, saber como economizar combustível do barco, iate e lancha, é muito importante para quem deseja manter uma embarcação sem pagar tão caro. 

Também é importante lembrar que os preços dos combustíveis estão cada vez mais altos. Logo, se não houver um consumo consciente desse combustível, será muito mais caro fazer passeios de barco. 

Saiba que alguns truques simples permitem economizar combustível ao realizar passeios de barco. Alguns deles incluem um maior cuidado na manutenção e outros estão relacionados à forma como se navega em alto mar. Sendo assim, veja a seguir como economizar combustível do barco e tire dúvidas sobre o assunto. 

como economizar combustível do barco
Saiba como economizar combustível do barco!

Como economizar combustível do barco?

Existem 5 formas simples de economizar combustível do barco. O ideal, em todos esses truques, é acompanhar o consumo para ter certeza que houve uma economia de combustível. Por isso, procure saber quantos km por litros o seu barco é capaz de navegar e considere os diferentes tipos de combustíveis, já que cada um deles pode apresentar vantagens e desvantagens. 

Leia também: Dicas de conservação de embarcações

1. Abastecer apenas o necessário

Geralmente, as pessoas gostam de encher o tanque antes de sair para um passeio de barco. No entanto, esse é um grande erro, já que a embarcação fica mais pesada e acaba exigindo mais força para que o barco possa navegar. 

Lembrando que quanto mais força o motor do barco faz, mais combustível é gasto. O mesmo ocorre com um carro, quanto mais peso, maior é o consumo de combustível. Por isso, o ideal é apenas abastecer de acordo com o que é necessário para o passeio.

2. Não carregue mais do que o necessário

Essa questão do peso também se aplica ao interior do barco. Se você encher a embarcação com objetos e até ultrapassar o limite de tripulantes, saiba que isso fará com que o barco consuma mais combustível. Por isso, carregue apenas o necessário e nunca ultrapasse o limite de tripulantes para a embarcação em questão. 

3. Controle a velocidade

A aceleração é inimiga da economia de combustível. Em um carro, quanto mais você acelera, mais combustível é queimado. Com a embarcação não é diferente, por isso, mantenha a velocidade adequada e observe o quanto isso será mais econômico para o seu bolso. 

4. Mantenha a limpeza e manutenção em dia

Outro ponto importante é que a limpeza e a manutenção estejam sempre em dia. Esses cuidados fazem com que a embarcação consiga navegar com mais facilidade, sem precisar de tanta força do motor e sem consumir tanto combustível. 

Quantos km por litro faz um barco?

É difícil definir quantos km por litro faz um barco, já que cada modelo de embarcação possui suas características, incluindo um consumo variado de combustível. O consumo médio de um barco é de 22 litros por hora, a 3.000 rpm. Sendo assim, o total por hora é equivalente a 44 litros. Dessa forma, cada litro de combustível é capaz de navegar por 0,5 milha, que é equivalente a quase 1 km. Viu só, não é tão difícil fazer o cálculo de consumo de combustível!

Leia também: Como preservar sua lancha para aumentar sua vida útil

Qual é o combustível do barco?

Saiba que cada barco utiliza um tipo de combustível, sendo que alguns deles utilizam mais de um tipo. Em todo caso, os combustíveis utilizados em barcos são a gasolina e o diesel. No caso de navios, há um tipo de combustível específico que é feito a partir da mistura de alguns óleos destilados do petróleo bruto. 

Algumas pessoas citam o óleo como economia de combustível, considerando a mistura desses dois itens. Mas é importante dizer que o óleo só deve ser colocado de acordo com a especificação do fabricante.

Quanto custa gasolina de barco?

O custo do litro da gasolina é, praticamente, o mesmo para qualquer tipo de veículo. O que varia é apenas o consumo, que no caso do barco é muito maior do que um carro, por exemplo. No entanto, saiba que o preço do litro da gasolina varia de acordo com cada marina ou local próprio para abastecimento de barco. 

O que significa média de consumo?

De forma bem simples, a média de consumo é uma estimativa do quanto um barco consome de combustível. Isso porque não dá para saber com precisão qual é o consumo de uma embarcação, considerando que diversos fatores podem influenciar nesse cálculo.

Por exemplo, o peso do barco, a quantidade de tripulantes, a velocidade de navegação, a manutenção e limpeza periódica, entre outros fatores, podem contribuir para a economia ou maior gasto de combustível, dependendo do caso. 

Por isso, quando se fala em consumo de combustível, seja em carro, moto ou em barcos, é dada apenas uma estimativa que é chamada de média de consumo ou consumo médio. 

Leia também: Dicas para aumentar a durabilidade do Jet Ski

O que significa km por litro?

O consumo de combustível é dado a partir de um cálculo que considera os quilômetros percorridos e a quantidade de combustível em litros que foi utilizada. Por isso, quando é preciso analisar quanto de combustível é necessário para percorrer um determinado perímetro, é utilizado a expressão km por litro.

No caso de barcos, há ainda outras unidades de medida, como nó, milha náutica, entre outras. Por isso, o mais comum é calcular o consumo de combustível por litro de acordo com o perímetro percorrido que é medido em milha náutica ou nó. 

Como calcular gasto de combustível por km?

Para saber quanto combustível é necessário para navegar por determinado perímetro, é preciso realizar o cálculo do consumo médio. Geralmente, esse cálculo é realizado quando o tanque de combustível está cheio. Nesse caso, é preciso navegar por bastante tempo e por muitos quilômetros, até que o combustível esteja no fim. Dessa forma, basta calcular o perímetro percorrido em km e dividir pelo consumo em litros, nesse caso, o tanque cheio. 

Assim será possível saber quantos km por litros faz determinada embarcação. Lembrando que essa é uma estimativa, pois são muitos os fatores que podem influenciar em um consumo maior ou menor. 

Onde abastecer um barco em Caraguatatuba?

Por fim, não poderíamos deixar de lembrar que é importante contar com um posto de abastecimento de barco confiável, para que haja uma maior economia de combustível.

Por isso, conte com a Marina Imperial para guardar o seu barco e para abastecer suas embarcações em Caraguatatuba. Nossa Marina oferece todo suporte necessário para seu passeio de barco, incluindo serviços de limpeza, manutenção, estacionamento, despachante e até mesmo abastecimento. 

Gostou do post? Então deixe seu comentário e acompanhe a Marina Imperial nas redes sociais (Facebook e Instagram) para ter mais dicas de conservação de embarcação.

5/5 - (6 votes)

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit