Como secar o porão do barco? Tudo sobre a bomba de porão de barco!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

como-secar-o-porao-do-barco

O porão do barco está entre as áreas mais úmidas da embarcação, pois é nesse local que a água da chuva pode ficar represada. Por isso, é muito importante saber como secar o porão do barco corretamente para evitar a umidade. 

A umidade presente no porão pode danificar equipamentos elétricos e motores montados abaixo do convés, além de acelerar a corrosão de peças metálicas presentes nesse local. 

Portanto, secar o porão do barco é algo muito importante para a saúde da sua embarcação. Se a secagem não for feita corretamente, você poderá acelerar a deterioração do seu barco ou lancha. Sendo assim, veja a seguir dicas de como realizar essa secagem e tudo que você precisa saber sobre a bomba de porão de barco. 

bomba-de-porao-de-barco
Veja o passo a passo de como secar o porão do barco!

Como secar o porão do barco?

Há inúmeras situações que podem fazer com que o porão do barco fique cheio de água, principalmente quando está chovendo e a embarcação não possui cobertura.

Em todo caso, saiba que existem equipamentos que podem te ajudar nesse processo e que são fundamentais para garantir que todo o porão fique bem seco. Um desses equipamentos é a bomba de porão para lancha ou barco, que pode ser manual ou automática. 

Se for uma bomba de porão de barco automática, o acionamento será feito automaticamente. Mas no caso de uma bomba manual, é preciso direcionar a mangueira para coletar a água do porão. 

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre o painel do barco

Veja a seguir um passo a passo completo de como secar o porão do barco corretamente:

1. Abra o bujão do barco

Assim que a embarcação for retirada da água você poderá abrir o bujão ou bueira para esvaziar a água acumulada no porão. Isso é importante para facilitar a secagem se você usa uma bomba manual e também para que as bombas automáticas não descarreguem a bateria do barco. 

Isso é válido para situações onde há um grande volume de água acumulada dentro do porão, principalmente em dias de chuva quando há goteiras no teto do porão. 

2. Seque o porão do barco

Nem todos os barcos possuem bujão e mesmo abrindo essa válvula de escape, muita água ainda ficará acumulada nos cantos do porão da lancha. Por isso, é muito importante que você utilize uma bomba para sugar essa água acumulada com a finalidade de deixar esse compartimento bem seco. 

A bomba de porão de barco irá sugar toda a água acumulada dentro desse compartimento, mesmo nas regiões de difícil acesso. Se for uma bomba automática, o acionamento será feito automaticamente. Mas no caso de uma bomba manual é preciso ligar a bomba de acordo com cada modelo e direcionar a mangueira para os lugares que estão com água acumulada. 

Leia também: Todos os serviços que uma marina oferece

3. Descarte a água adequadamente

Depois de coletar a água do porão é preciso realizar o descarte adequado. Saiba que o porão nem sempre está limpo, ele pode ter produtos químicos como graxas e óleos que devem ser descartados em local adequado. Por isso, o mais correto é despejar esse líquido em um local apropriado

Toda marina possui reservatórios com sistema de filtragem que são ideais para esse descarte. Sendo assim, ao retirar a água pergunte na marina onde deverá ser feito o descarte do líquido coletado. 

4. Ventile o porão do barco

Mesmo após aspirar a água do porão, é preciso ventilar esse compartimento para que ele seque adequadamente. Nesse caso, abra todas as tampas do piso, os paneiros, para que o porão fique bem ventilado. Dessa forma, a umidade que ainda estará no porão poderá evaporar completamente. 

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre barco inflável

Dúvidas frequentes sobre bomba de porão de barco

Quando o assunto é secar o porão do barco, há muitas dúvidas sobre qual bomba usar, principalmente se ela for automática. Pensando nisso, reunimos algumas dessas dúvidas para que você saiba o que fazer para manter sua bomba de porão de barco funcionando adequadamente

Onde instalar a bomba de porão?

A bomba pode ser instalada em diferentes partes do casco, mas o ideal é analisar o tipo de casco da sua embarcação. Os lugares mais comuns para a instalação da bomba são aqueles em que a água fica acumulada. Em lanchas, por exemplo, é comum que a água fique acumulada na popa. Já nos veleiros, é mais comum que a água represe à meio-nau. 

Se for várias as regiões em que a água fica represada, o mais correto é instalar mais de uma bomba no porão do barco. Em todo caso, você não deve colocar a bomba debaixo do motor ou em qualquer local que seja difícil de inspecionar

Leia também: Como fazer a manutenção do casco do barco?

Uma bomba maior é melhor do que duas menores?

As bombas de porão ficam submersas e possuem acionamento por meio da eletricidade. Por isso, é comum que elas apresentem algum problema de funcionamento. 

Sendo assim, para equipamentos desse tipo é mais interessante ter dois menores do que apenas um maior. Assim, se caso um acabar apresentando algum problema durante seu passeio, você ainda terá outra bomba para auxiliar. 

A bomba deve ser ligada na bateria ou na chave geral do barco?

Essa é uma dúvida muito comum, mas saiba que o mais correto é ligá-la na bateria. A bomba precisa funcionar mesmo que a embarcação não esteja ligada, por isso, ela deve ter sua eletricidade garantida mesmo com a embarcação desligada. 

Contudo, é importante garantir que essa ligação seja feita com um sistema de proteção contra curto-circuitos para que não haja nenhum problema com a sua bomba e com a bateria do barco. 

Se o porão estiver sujo pode danificar a bomba?

Sim, quanto mais sujo estiver o porão, maiores são os riscos da bomba perder a sua função. Isso porque a água da chuva pode levar muitas sujeiras para dentro do porão que podem acabar entupindo a entrada de água da bomba. 

Sendo assim, deixe sempre o porão limpo e todo o caminho da água livre de sujeiras que possam entupir a entrada de água da bomba de porão. 

Leia também: Dicas de como preservar a sua lancha e aumentar a vida útil

A vazão da bomba é equivalente ao proposto na embalagem?

A maioria dos fabricantes de bomba de porão tomam como base a vazão da água que circula pela bomba, sem que ela esteja conectada a uma mangueira. Sendo assim, a vazão real não é a mesma que ocorre com a mangueira conectada.

Por ter uma vazão menor do que realmente é especificado na embalagem, é muito importante que você use mangueiras com o diâmetro recomendado para cada bomba e evite curvas e comprimento desnecessário. Deixe o caminho da água bem suave para não forçar a bomba. 

Essas foram as dicas de como secar o porão do barco e manter uma bomba de porão de barco funcionando adequadamente. Lembrando que você pode solicitar a limpeza adequada do porão do barco, assim como a secagem em uma marina, caso você tenha dúvidas de como fazer. 

Se gostou do post, deixe seu comentário! Aproveite e siga a Marina Imperial no Facebook e no Instagram

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit