Tudo sobre a capa para barco e como escolher!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

capa-para-barco

Quando se fala em conservação de embarcação, é indispensável não falar sobre capa para barco. Esse é um item básico que todos os donos de embarcações devem investir para aumentar a durabilidade do barco, moto aquática ou lancha, pois possui um baixo custo e oferece muitas vantagens.

Mesmo os barcos armazenados em locais adequados, como marinas, podem receber uma capa para evitar o acúmulo de poeira e proteger ainda mais a embarcação. A seguir você entenderá melhor qual é a funcionalidade de uma capa de cobertura, quando ela deve ser utilizada e como escolher a capa ideal. Confira!

capa-de-barco
Confira tudo que você precisa saber sobre a capa de barco!

Qual é a função de uma capa para barco?

A capa para barco é utilizada para proteger a embarcação contra poeira e aumentar a durabilidade do barco. Ela é muito utilizada também para o transporte de embarcações. Quando há a necessidade de transportar a lancha de um ponto a outro, é fundamental protegê-la durante o percurso com uma capa de proteção ou cobertura. 

Existem muitos tipos de capas no mercado, indo desde materiais mais simples a capas com materiais muito resistentes. Além disso, as capas variam de acordo com os tamanhos. A maioria dos fabricantes de capas de barcos oferecem modelos para embarcações de até 34 pés.

Leia também: Como manter uma embarcação preservada por mais tempo?

Quais são os tipos de capa para lancha?

Existem vários modelos diferentes de capas para barcos, sendo que a variação ocorre em função do tamanho, do material da capa e da cor escolhida. Veja a seguir alguns exemplos de capas muito utilizadas em embarcações e suas principais características:

Capa para barco nylon paraqueda

Esse modelo de capa de barco é considerado uma capa leve, que proporciona um fácil manuseio e tem como principal finalidade proteger a embarcação contra intempéries do tempo e poeiras. 

Por ser um material leve e fácil de manusear, essa capa conta com a vantagem de poder ser colocada na embarcação com grande agilidade, sendo necessário apenas encaixá-la nos suportes da capa para que fique bem preso ao barco. 

A capa nylon paraqueda pode ser utilizada em embarcações bem pequenas e em lanchas com até 25 pés. Sendo que essa é uma capa de proteção simples, perfeita para proteger a embarcação da poeira e de intempéries. Contudo, não é indicada para lanchas e barcos que ficam completamente expostos ao tempo, mesmo que o material da capa seja bastante resistente. 

Sendo assim, temos as seguintes características nesse modelo:

  • Leve e fácil de manusear
  • Exposição ao tempo moderada
  • Anti desbotamento

Leia também: Reforma de barcos, saiba como funciona esse serviço!

Capa para barco night & day

Se você está procurando uma capa resistente ao sol e à chuva, então o modelo ideal é a capa night & day. O próprio nome já sugere, ela pode ser utilizada à noite e durante o dia. 

Essa capa de barco é utilizada em embarcações que ficam expostas às intempéries em tempo integral. Trata-se de uma lona vinílica com grande resistência que possui uma alta durabilidade, podendo aguentar vários anos exposta ao tempo. 

A capa night & day também é perfeita para transporte, pois sua alta resistência impede que qualquer fator externo cause algum problema na sua embarcação. Por ser tão resistente, essa capa conta com a desvantagem de ser muito grossa e de difícil manuseio, já que ela é mais pesada que outros modelos de capa. Além disso, não é indicada para lanchas com mais de 24 pés.

Veja quais são as principais características dessa capa:

  • Confeccionada em lona vinílica
  • Exposição ao tempo integral
  • Impermeável
  • Anti desbotamento
  • Ideal para transporte

Capa para barco metalizada

Esse outro modelo de capa utilizada em embarcações é considerado o mais completo, pois ele conta com uma lona metalizada e com a tecnologia Rip Stop, que oferece um reforço especial, tornando a lona ainda mais resistente a furos e rasgos. Portanto, é uma proteção muito mais completa.

A capa metalizada também pode ser exposta ao tempo integralmente, sendo mais leve do que a lona vinílica e de fácil manuseio. É uma cobertura com alta resistência, durabilidade e proteção, além de ser muito bonita e fácil de colocar no barco. 

Veja suas principais características:

  • Impermeável
  • Leve e fácil de manusear
  • Tecnologia Rip Stop
  • Anti desbotamento
  • Exposição ao tempo integral

Leia também: Teca sintética ou natural: entenda a diferença!

Qual a melhor capa para barco?

Além das características que cada capa oferece, há ainda muitas marcas e tamanhos diferentes. O ideal, quando você estiver escolhendo uma capa para sua embarcação, é pensar em todos os detalhes importantes, tais como:

  • Você precisa de uma capa para barco simples?
  • Você precisa de uma capa para barco com motor?
  • É uma capa para cobrir barco de que tamanho?
  • Você procura uma capa de lona para barco?
  • A sua intenção é uma capa de chuva para barco?
  • Qual é o nível de proteção que seu barco precisa?

A verdade é que não existe um modelo único que seja o melhor entre os diversos tipos de capa para barco e lancha. Cada embarcação possui uma necessidade diferente, assim como os próprios donos.

Há proprietários que não abrem mão da agilidade e leveza na hora de colocar a capa, por isso, preferem o modelo nylon paraqueda. Enquanto outros preferem perder tempo colocando a capa, desde que ela ofereça uma alta proteção.

Como escolher a capa protetora para barco?

Como vimos anteriormente, não há um modelo de capa que seja o melhor para todos os casos. É importante avaliar cada caso antes de escolher a capa para proteção do barco. Portanto, trouxemos algumas orientações quando há escolha da sua capa protetora. Confira:

Alta durabilidade, proteção contra intempéries e de fácil manuseio: a melhor capa para essa situação é a capa metalizada, pois oferece uma ótima proteção e não é tão pesada, sendo fácil de instalar.

Alta durabilidade e proteção contra intempéries: a capa metalizada e a capa night & day podem atender a essa necessidade. Sendo que a capa night & day é um pouco mais pesada e difícil de instalar.

Fácil manuseio, alta durabilidade e proteção leve: se a ideia é ter uma capa muito leve e fácil de manusear, a melhor opção é a capa nylon paraqueda. Lembrando que ela é indicada apenas para exposição leve, não sendo recomendada para embarcações que ficam expostas em tempo integral. 

Agora que já explicamos tudo sobre a capa para barco, também é importante mencionar que para uma maior conservação da embarcação é fundamental contar com uma vaga seca e coberta para guardar o barco ou lancha. Mesmo com a capa, a embarcação tende a se deteriorar com mais rapidez quando exposta ao tempo. 

Portanto, se você quer o máximo de proteção para sua embarcação, venha para a Marina Imperial. Nós temos vagas secas e cobertas em galpões que oferecem toda a proteção que seu barco precisa. Entre em contato pelo WhatsApp!

Se ficou alguma dúvida sobre os tipos de capas, conte para a gente aqui nos comentários. Siga a Marina Imperial no Facebook e Instagram

5/5 - (5 votes)

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit