Tudo sobre a força do vento na navegação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

forca-do-vento

A força do vento é observada desde as grandes embarcações, devido a sua importância para a navegação naquela época. Mesmo com todas as tecnologias mais modernas que existem atualmente, saber qual é a força do vento e sua direção ainda é muito importante.

Nesse artigo você entenderá tudo sobre a força do vento, incluindo sua importância para a navegação e tudo que o marinheiro precisa saber sobre o vento para navegar. Confira!

o-que-e-forca-do-vento
Saiba o que é força do vento e sua influência na navegação!

O que é a força do vento?

A força do vento é uma força natural que resulta do fluxo de gases em movimento em grande escala. Isso é observado na Terra como um movimento de ar em grandes quantidades. 

O que você precisa saber é que há escalas diferentes para a força do vento e elas são definidas com base na direção do vento, na intensidade e em outras características determinadas pela meteorologia.

Para a navegação, conhecer a direção do vento e a previsão meteorológica com base na força do vento é fundamental, pois essa informação poderá ser útil em diversas situações, como na manobra da embarcação, por exemplo. 

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre hora da maré!

Qual é a escala de força dos ventos?

Uma das informações mais importantes sobre o vento é justamente a sua intensidade. Para saber se o vento está forte ou fraco, há uma escala criada por Francis Beaufort, um meteorologista anglo-irlandês, que define a intensidade indo de 0 a 12, sendo que 0 é a calmaria e 12 é equivalente a um furacão. 

Chamada de Escala de Beaufort, a escala de força dos ventos orienta sobre a velocidade do vento (km/h, m/s ou nós), o aspecto do mar e os efeitos que cada grau dessa escala causa na terra. Veja a seguir um resumo com os principais graus de intensidade da Escala de Beaufort. 

0 – calmo, menos de 1 km/h e com efeito espelhado no mar.

1 – aragem, 1 a 5 km/h e com pequenas movimentações na superfície do mar.

5 – brisa forte, 29 a 38 km/h e com ondulações de 2,5 m, muitos carneiros e cristas.

7 – vento forte, 50 a 61 km/h e com mar revolto até 4,5 m, borrifos e espuma.

10 – tempestade, 89 a 102 km/h e com mar revolto até 9 m e superfície do mar completamente branca.

12 – furacão, mais de 118 km/h e com mar sem visibilidade, coberto de espuma e com até 14 m. 

Para a navegação, ventos com mais de 10 nós, equivalente a 12 a 19 km/h, tornam os passeios de barco desconfortáveis. Isso porque essa força do vento é capaz de gerar os carneiros ou carneirinhos, que são ondulações pequenas na água, mas que são capazes de gerar muito desconforto dentro da embarcação. 

Portanto, para um passeio de barco é fundamental escolher um dia em que não haja previsão de ventos com intensidade acima do grau 3, que corresponde a vento fraco, com 12 a 19 km/h e que geram ondulações, cristas esbranquiçadas e os famosos carneirinhos. 

Como ler o vento?

Se você estiver utilizando um aplicativo para verificar a previsão da força do vento, ler essas informações é mais simples do que parece. Basicamente você terá que verificar a força com base na Escala Beaufort, conferir o sentido do vento e outras características que possam interferir como nebulosidade, temperatura e chuva. 

Mas se a ideia é verificar o vento a partir da observação, então veja essas dicas importantes:

Observe se as folhas ao seu redor estão se movendo e se bandeirolas se estendem. Caso isso se confirme, o vento é considerado fraco. Mas se você observar que pequenos galhos estão se curvando, por exemplo, então isso significa que o vento já está acima do que é indicado para uma navegação tranquila. 

Leia também: Tudo sobre a linha internacional de data!

Como saber se o vento está muito forte?

É fácil observar quando o vento está forte apenas observando. Se as árvores ao seu redor estão agitadas e você sente uma grande resistência ao andar contra o vento, isso significa que o vento está forte. 

Na Escala de Beaufort, o vento forte é equivalente ao grau 7, que representa ventos de 51 a 61 km/h e resultam em ondulações no mar de 5 a 6 metros de altura. Além disso, você poderá observar no mar muitas camadas de espuma branca e cristas que começam a quebrar.

Qual a velocidade ideal do vento para pescar?

O vento pode atrapalhar na pescaria, por isso, é sempre importante conferir qual é a previsão para o vento no dia em que se planeja pescar. De um modo geral, o ideal para a pesca é que não haja vento ou que a intensidade seja bem mínima, como grau 1, 2 e 3 na escala de Beaufort. Mas é possível pescar com ventos de até 20 a 29 km/h, que é equivalente a vento moderado de grau 4.

Como saber o sentido do vento?

É possível descobrir o sentido ou direção do vento a partir de uma observação simples. Mas os dados mais confiáveis são os que conseguimos coletar a partir de mecanismos ou os que são sugeridos por meteorologistas. Contudo, se você deseja observar por conta própria e descobrir o sentido do vento, veja essas dicas:

  • Feche os olhos e se concentre em sua percepção tátil, avaliando por que lado o vento está chegando até o seu rosto e corpo.
  • Molhe o dedo indicador na água e coloque-o no alto para verificar a direção. A parte do dedo que ficar gelada é onde o vento está chegando, sendo essa sua direção.

Quanto mais você treinar sua percepção sobre o vento, mais fácil ficará descobrir a direção do vento de forma assertiva. 

Leia também: O significado dos principais termos náuticos!

Qual velocidade é considerada vento forte?

De acordo com a escala de Beaufort, é considerado vento forte quando a velocidade atinge 51 a 61 km/h, ou 28 a 33 nós. Você poderá observar que o mar ficará com grandes ondulações e espuma branca em camadas. 

Quantos km é considerado vento fraco?

Por outro lado, o vento fraco na escala de Beaufort é equivalente ao grau 3, onde o vento vai de 12 a 19 km/h, equivalente a 7 a 10 nós. Essa velocidade gera ondulações na água, cristas e começam a surgir os carneiros. 

Viu só a importância da previsão do vento para a navegação? Saber observar o vento e interpretar a previsão é fundamental para uma navegação tranquila. 

Agora que você já conhece sobre a força do vento, que tal planejar seu próximo passeio de barco em Caraguatatuba? Venha conhecer nossa marina no Litoral Norte de São Paulo. Aproveite também para seguir a Marina Imperial no Facebook e Instagram

5/5 - (6 votes)

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit