Linha internacional de data: Saiba tudo sobre!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

linha-internacional-de-data

Você provavelmente já ouviu falar sobre a linha internacional de data, também chamada de linha de data ou linha da data. Para a vida náutica, conhecer a Linha Internacional de Mudança de Data é muito importante e vamos explicar todos os detalhes sobre isso a seguir. Confira!

linha-internacional-de-mudança-de-data
Entenda tudo sobre a linha internacional de mudança de data!

O que é linha internacional de data?

A Linha Internacional de Data (LID) é uma linha imaginária que vai do extremo oeste ao extremo leste do planeta. Essa linha separa o continente americano da Ásia e da Oceania. Também é conhecida por antimeridiano de Greenwich

A principal função da linha internacional da data é separar o início e o final do dia no planeta Terra. É por isso que a linha vai de leste a oeste do planeta, sendo a maior distância entre ambos e também a menor, já que o planeta Terra é esférico e os dois extremos estão sempre próximos.

Isso tudo é importante para entender o fuso horário de cada localidade. Em alguns lugares, por exemplo, pode haver a diferença de um dia inteiro, mesmo a uma distância pequena. Esse é o caso das Ilhas Tonga e Samoa, que possuem distância de 900 km, mas diferença de um dia no fuso horário. 

Portanto, essa linha conhecida internacionalmente orienta sobre o fuso horário de cada localidade tendo como base o movimento a rotação do planeta Terra em volta do Sol ao longo dos extremos leste e oeste. 

Leia também: Saiba tudo sobre a hora da maré!

Como funciona a linha internacional da data?

Pode parecer bastante confuso entender como funciona a linha internacional de data, mas sua funcionalidade é bastante simples:

  • Ao avançar do oeste (pôr-do-sol) para leste (nascer do sol), volta-se um dia no calendário.
  • Ao avançar do leste (nascer do sol) para oeste (pôr-do-sol), adiciona-se um dia no calendário. 

Para que serve a linha internacional de mudança de data?

A função da linha internacional de data é separar o início e o final do dia, considerando o nascer e o pôr-do-sol no planeta. Dessa forma, a linha de data orienta sobre o fuso horário em cada localidade, auxiliando no cálculo GMT, LID e outros. 

Qual é a história da linha internacional de data?

Essa é uma linha criada pelos humanos, não se trata de um fenômeno natural. A linha da data foi criada para auxiliar na definição do início e término de um dia em diferentes regiões do país, assim como na orientação quanto aos fusos horários.

Desde o século 16 os estudiosos já discutiam sobre a dificuldade sobre as mudanças de datas em expedições náuticas como a realizada por Fernão Magalhães em 1522. 

Na época, o capitão e seus tripulantes passaram mais de três anos no mar e conseguiram observar durante a travessia do globo que os dias não correspondiam às anotações realizadas pelos tripulantes. 

Contudo, a linha internacional da data só foi desenvolvida em 1884, quando 25 países realizaram uma Conferência Internacional do Meridiano. Durante a reunião, foi definido que o observatório inglês de Greenwich seria o marco zero da linha, sendo o início da contagem de tempo. É por isso que a linha da data é conhecida como meridiano de Greenwich. 

No entanto, estudiosos defendem que a linha começa no lado oposto. Independente da direção, a linha vai de um extremo ao outro, sendo que o início ou fim depende de cada perspectiva. 

Leia também: Conheça os termos náuticos e seus significados!

Principais dúvidas sobre a Linha Internacional de Data

Há muitas dúvidas sobre a LID, devido à sua complexidade de informações. Por isso, trouxemos as principais dúvidas com respostas para te auxiliar, caso você também tenha essas dúvidas. Confira:

Que meridiano é chamado de Linha Internacional de Mudança de Data?

A linha internacional de data também é conhecida como antimeridiano de Greenwich. Portanto, o meridiano de Greenwich é chamado de LID. 

Onde fica o antimeridiano?

O antimeridiano, chamado de antimeridiano de Greenwich também, é o Meridiano 180. Ele é definido pela longitude 180°, sendo um dos pontos de partida da linha internacional de data.

Quais são os 4 fusos do Brasil?

No Brasil há um total de 4 fusos horários, que corresponde às características de cada região. Os fusos e as regiões do país são:

  • GMT -5 horas – AM e AC
  • GMT -4 horas – AM, PR, PA, RO, MT e MS
  • GMT -3 horas – AP, PA, TO, DF, GO, MA, PI, BA, CE, RN, PB, PE, AL, SE, ES, MG, RJ, SP, PR, SC e RS
  • GMT -2 horas – Rocas, Fernando de Noronha, Martin Vaz e Trindade

Onde fica a linha internacional de mudança de data?

A linha internacional de data vai de oeste a leste passando pelo Oceano Atlântico. Dessa forma, ela separa o Continente Americano da Oceania e Ásia. Sua linha divisória passa sobre alguns países da África e Europa, criando mudanças no fuso horário em alguns países e ilhas. 

Leia também: Saiba o que não pode faltar em uma marina de qualidade

Por que a linha internacional da data não segue uma linha reta?

A trajetória da linha internacional de mudança de data não é reta devido aos desvios necessários para evitar que um único país tenha dois dias diferentes simultaneamente. Isso porque a linha dividiria vários países da Europa e da África se fosse reta e isso causaria problemas em relação aos fusos dessas localidades.

Qual a importância da linha internacional de data para a navegação?

Como você deve ter observado, essa linha imaginária é importante para definir os fusos horários de cada localidade, assim como as datas em cada região. Para a navegação, saber a linha internacional de data é importante para o deslocamento entre estados e até países. 

Aqui no Brasil temos 4 fusos horários diferentes, logo, ao navegar do Rio Grande do Sul ao Amapá, por exemplo, há diferença no horário. Agora imagine uma viagem internacional de navio sem a orientação da linha internacional de data? Seria muito difícil saber quantos dias se passaram e qual seria a data de desembarque, por exemplo. 

Muito interessante conhecer sobre a linha internacional de mudança de data, não é mesmo? Se ficou alguma dúvida sobre o assunto, conte aqui nos comentários. Aproveite para continuar aprendendo coisas interessantes aqui na Marina Imperial e em nossos perfis no Facebook e Instagram

5/5 - (6 votes)

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit