Como se proteger dos raios durante a navegação?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

como-se-proteger-dos-raios-durante-a-navegacao

Não tem nada mais aterrorizante do que uma tempestade com raios em alto mar. Se essa ideia também te deixa desconfortável, saiba que é fundamental saber como se proteger dos raios durante a navegação para não sofrer uma descarga elétrica, caso você seja surpreendido por uma mudança meteorológica. 

Embora as chances da sua embarcação ser atingida por uma descarga elétrica sejam mínimas, é importante tomar alguns cuidados durante uma tempestade com raios. Sendo assim, veja a seguir tudo que você precisa saber para se proteger em uma situação como essa. 

como-se-proteger-da-tempestade-de-raios
Saiba como se proteger da tempestade de raios!

Por que é importante se proteger dos raios durante a navegação?

Embora a maioria das pessoas já tenha uma noção dos perigos que a combinação “água + raios” pode proporcionar, é importante destacar que todo navegante precisa saber como se proteger dos raios.

O Brasil é o país que possui maior incidência de raios em todo o mundo. O ELAT, Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), revela que todos os anos ocorrem aproximadamente 77,8 milhões de descargas elétricas só no Brasil. 

Há ainda outra estimativa do INPE, que aponta que só no Brasil há uma incidência de 300 pessoas atingidas por raios anualmente. A chance de uma pessoa ser atingida por um raio, de acordo com o INPE, é de uma em um milhão. Contudo, em uma tempestade de raios, essa probabilidade aumenta para um em mil pessoas

Leia também: Tripulante caiu no mar, o que fazer?

Embora a água seja um ótimo condutor elétrico, há um menor risco do raio que cai na água do que aquele que cai na terra. Mesmo assim, os prejuízos podem ser enormes, podendo até mesmo levar à morte de pessoas durante uma tempestade de raios. 

Um exemplo disso aconteceu em Ubatuba, em 30 de março de 2021. Dois homens estavam em um passeio de barco, sendo que um deles morreu ao ser atingido pela descarga elétrica de um raio. A verdade é que o piloto estava com a mão no manete do motor de popa no momento da tempestade, o que resultou em sua morte.

Ele também poderia ter sobrevivido a tempestade se não estivesse com a mão nessa região do barco. Portanto, é muito importante saber como se proteger dos raios durante a navegação, pois você nunca sabe quando pode surgir uma tempestade em alto mar. 

Como se proteger dos raios durante a navegação?

Agora que você já sabe da importância de se proteger dos raios durante a navegação, é fundamental conhecer as práticas que diminuem a possibilidade de ser atingido por um raio quando estiver a bordo de um barco. Veja a seguir algumas práticas de segurança em uma tempestade de raios:

  1. Pessoas na água devem subir imediatamente para o barco ao avistar uma tempestade de raios.
  2. Dentro do barco, os tripulantes e piloto devem ficar na cabine.
  3. Se não houver cabine, as pessoas precisam se abaixar, ficar afastadas umas das outras e longe de qualquer objeto metálico, inclusive do motor. Também é indicado ficar com os pés longe da água do porão.
  4. Ninguém deve usar celular durante uma tempestade de raios a bordo.
  5. Ninguém deve tocar em nenhuma superfície metálica da embarcação.
  6. Não se deve utilizar equipamentos eletrônicos, como o rádio HF ou VHF, sendo que esse equipamento em específico pode trazer a descarga elétrica pela antena. Essa descarga pode ser 6 mil vezes mais forte que um choque no chuveiro, por exemplo.
  7. Todos devem aguardar calmamente até que a tempestade de raios passe para dar continuidade no passeio.

O mais difícil em uma tempestade de raios a bordo é manter a calma e ter paciência até que a tempestade passe. Isso porque os tripulantes ficam aterrorizados com os raios e com a agitação do mar, então pode ser uma situação bastante difícil. 

Por isso, o papel do piloto nesse momento é acalmar a tripulação, orientar a todos sobre os cuidados e aguardar até que a tempestade vá embora. Depois que a tempestade passar e não houver mais o perigo de raio, o piloto poderá voltar até a marina com segurança. 

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre socorro náutico!

Como se prevenir de tempestades de raios ao planejar um passeio de barco?

Considerando os perigos que é uma tempestade de raios durante a navegação, você pode estar se perguntando como se planejar para não ser pego de surpresa nessa situação. A verdade é que você pode se planejar consultando a previsão do tempo para o dia que pretende navegar, mas nem sempre essas informações são precisas. 

O Brasil é o país que mais possui incidência de raios por causa de sua extensão territorial. Somos o maior país tropical e nas regiões tropicais, a incidência de raios é muito maior por causa do clima e das condições que favorecem as descargas elétricas. 

Isso significa que as tempestades de raios são recorrentes em todo o país, em diferentes momentos do ano. No entanto, há um aumento muito grande do número de tempestades de raios durante o verão, devido ao clima mais quente, favorável para a formação de tempestades. 

E é no verão que há uma maior procura por passeios de barcos, logo a probabilidade de realizar um passeio de barco no verão que resulte em uma tempestade de raios é enorme. Por isso, mesmo se prevenindo das tempestades, você precisa considerar que elas podem acontecer quando você menos espera. O mais importante é saber como agir diante dessa situação para passar pela tempestade com segurança. 

Leia também: Regras de trânsito na água

Os navegantes mais experientes já passaram por diversas tempestades de raios, pois isso é algo bastante comum para quem está há bastante tempo no mundo náutico. Sendo assim, se essa situação acontecer com você, não se desespere. Lembre-se de todas as orientações de segurança e converse com a tripulação, para que todos saiam ilesos dessa situação. 

Você já viveu alguma situação com tempestade de raios estando a bordo de uma embarcação? Conte a sua experiência nos comentários. Aproveite para deixar dúvidas, assim podemos te ajudar caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o tema. 

Para conferir mais dicas como essa, siga a Marina Imperial no Facebook e no Instagram

5/5 - (5 votes)

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit