Tripulante caiu no mar: veja o que fazer!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

tripulante-caiu-no-mar

Você está passeando de lancha e de repente, um tripulante cai no mar. Se você nunca passou por essa situação, saiba que é fundamental saber como reagir em situações como essa. O tripulante caiu no mar e é responsabilidade do piloto tomar as medidas corretas para ajudá-lo.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo tudo que você precisa saber para ajudar o tripulante, caso essa situação aconteça em um passeio de lancha. Veja a seguir o que fazer, quais são as manobras de homem ao mar, como socorrer uma pessoa que caiu da lancha, e muito mais. 

homens-ao-mar
Saiba o que fazer quando há homens ao mar!

Tripulante caiu no mar, o que eu faço?

O tripulante caiu na água e você não sabe o que fazer? Saiba que existem determinados procedimentos para serem aplicados durante o dia ou à noite. Veja a seguir quais são eles:

Homens ao mar durante o dia

A primeira coisa a se fazer é parar o barco imediatamente. Feito isso, é preciso indicar no GPS qual é a localização atual da sua lancha. Alguns GPS já possuem uma função específica onde é possível indicar homem ao mar. Essa função no GPS também é conhecida como MOB, que significa Man Overboard. Por isso, ao ver MOB no seu GPS, saiba que é a indicação de homem ao mar. 

Ativando essa função no GPS ou mesmo indicando a localização, é muito mais fácil encontrar o tripulante, pois essas informações poderão auxiliar os órgãos responsáveis pelo resgate, caso seja necessário. 

Feito isso, você ainda deverá dar meia volta com a embarcação indo na direção da pessoa, lembrando de ficar no barlavento (lado onde o vento sopra). Assim que se aproximar do tripulante, desligue o motor e pare a embarcação por completo. 

Se houver outros tripulantes na embarcação, peça para que eles se mantenham atentos para não perder a pessoa ao mar de vista. Após parar a embarcação, jogue o equipamento de salvatagem como cabo flutuante ou boia para puxar o tripulante para dentro da embarcação. Os melhores lugares para se fazer isso são no espelho da popa e na borda da embarcação. 

Se o resgate não for possível por algum motivo, é fundamental acionar uma equipe de resgate imediatamente. 

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre socorro náutico!

Homens ao mar durante a noite

O resgate durante a noite requer muito mais atenção. É preciso seguir todas as orientações para o resgate diurno, com a diferença de contar com lanternas para facilitar o resgate. 

A boia que será usada para o resgate também deve ter iluminação para que o tripulante e o piloto não percam a localização da boia no mar. 

Lembrando que se o resgate não for possível ou se o tripulante desaparecer no mar, é fundamental chamar a equipe de resgate imediatamente para iniciar uma busca. 

Quais são as manobras de homem ao mar?

Quando há um homem ao mar, é preciso dar meia volta e se aproximar da vítima. Mas saiba que existem diferentes manobras que devem ser feitas de acordo com cada tipo de embarcação. Quando estiver manobrando na direção da vítima lembre-se das seguintes instruções:

  1. Veleiros sem motor – faça a curva em 8 (manobra em oito) para dar meia volta, indo pelo contravento e barlavento.
  2. Veleiros com motor – baixe todas as velas, ligue o motor e retorne até a vítima utilizando a mesma manobra de uma lancha.
  3. Lanchas – se a lancha for grande, ela não terá a mesma agilidade para realizar a manobra que um barco menor. Sendo assim, é indicado girar o barco em 360 graus para o bordo da vítima. Com visibilidade reduzida, gire em 60 graus para um dos bordos, vire o leme completamente para o outro bordo e gire a 180 graus novamente. 

Leia também: Os principais termos náuticos que você precisa conhecer!

Há ainda uma série de manobras que são utilizadas na salvatagem de homem ao mar. Elas são:

Curva de Anderson

Essa manobra é feita da seguinte forma: vira todo o leme para o bordo de onde a pessoa caiu. Depois de desviar 250 graus da direção original, é preciso colocar o leme no meio e começar a manobra para parar a embarcação. A Curva de Anderson é indicada para ação imediata. 

Curva de Williamson

Essa manobra deve guinar a embarcação para o bordo de onde a pessoa caiu ao mar até que o barco atinja 60 graus considerando o curso original. Feito isso, é preciso mover o leve para o bordo oposto até girar em 180 graus. Feito isso, basta seguir em frente para se aproximar da vítima. A Curva de Williamson é uma manobra muito útil para situações de ação rápida também. 

O que significa a expressão homem ao mar?

Essa é uma das expressões mais comuns no mundo náutico e significa que há uma pessoa no mar precisando de socorro. Ou seja, um tripulante caiu no mar e precisa de ajuda imediatamente. Quando as pessoas dizem homem ao mar, é o mesmo que dizer uma pessoa no mar ou tripulante no mar. 

Leia também: Tudo sobre a hora da maré baixa e alta!

Qual a bandeira de homem ao mar?

Existem vários tipos de bandeiras no mundo náutico para sinalizar diferentes situações. Uma delas é a de homem ao mar, que expressa urgência em procurar a pessoa que caiu no mar. Essa bandeira é dividida na diagonal, sendo uma parte na cor vermelha e outra na cor amarelo. Por isso, ao ver uma bandeira vermelha e amarela dividida na diagonal, saiba que trata-se de homem ao mar. 

O que significa a bandeira alfa?

Outra bandeira de grande importância, principalmente quando há um resgate em andamento, é a bandeira alfa. Ela indica que há um mergulhador na água, por isso, as demais embarcações que estiverem próximas devem reduzir a velocidade. Essa bandeira é muito importante, caso alguém tenha mergulhado para procurar o tripulante que caiu no mar. 

A bandeira alfa é representada pela cor azul e branca e possui um recorte na ponta que a diferencia de outras bandeiras com essas cores também. 

Quando alguém cai na água (homem ao mar) na situação de mar grosso à noite ou em baixa visibilidade, qual a forma de resgate mais indicada?

O ideal é indicar no GPS que há uma pessoa no mar, dar meia volta com cautela e usar toda a iluminação possível para conseguir encontrar a pessoa no mar. Após encontrá-la, é preciso parar o motor da embarcação e seguir com os procedimentos de salvatagem, que incluem jogar a boia com iluminação e resgatar o tripulante. 

Leia também: Quais são as regras de trânsito na água?

O que o proprietário deve fazer com relação a equipamentos de salvatagem importados para utilizá-los a bordo?

O proprietário da embarcação que utiliza equipamento de salvatagem importado deverá homologar os equipamentos na DPC (Diretoria de Portos e Costas). Dessa forma ele terá a garantia de que seu equipamento possui todos os requisitos necessários para auxiliar no objetivo, que é salvar tripulantes em situações de emergência. 

Quais são os procedimentos de salvamento?

Além das dicas que já foram dadas sobre salvamento de homem ao mar, é muito importante que os tripulantes e o piloto saiba lidar com situações de emergências a bordo com calma e silêncio. Isso faz uma grande diferença na hora de realizar um resgate. 

Por isso, mantenha a calma, peça silêncio para os demais tripulantes e coloque em prática todas as orientações que você provavelmente recebeu em seu curso de Arrais-Amador, além das dicas que recebeu neste artigo. 

Viu só quantas dicas úteis em situações de tripulante caiu no mar? Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário. Veja mais dicas do Marujo nas redes sociais: Facebook e Instagram

Veja mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit