Hora da maré: Saiba o horário da maré baixa e alta!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

hora-da-mare

A hora da maré é uma das informações mais importantes para o navegante que pretende fazer um passeio de barco em alto mar. Isso porque é ela quem determina os melhores momentos para entrar ou sair do mar, além de permitir ter um melhor aproveitamento do passeio. 

Em alguns casos, saber a hora da maré é fundamental para garantir a segurança da navegação. Na Marina Imperial, por exemplo, é muito importante seguir as recomendações do horário da maré. Isso porque nossa marina fica às margens do Rio Juqueriquerê, que dá acesso ao mar. 

No entanto, dependendo do horário, o Rio Juqueriquerê pode secar e impedir a entrada ou saída de lanchas. Por isso, é fundamental conversar conosco para saber o momento ideal para um passeio de barco em Caraguatatuba, caso seu acesso seja pelo Rio Juqueriquerê. 

Sabendo disso, vamos às informações que você precisa saber sobre maré alta, maré baixa, como identificar essas variações e consultar a tábua de maré. Confira!

Leia também: Tudo sobre como andar de barco!

horario-da-mare
Saiba o que é e como funciona a hora da maré

O que é hora da maré? Tábua de maré?

A hora da maré é justamente o horário em que a maré está alta ou baixa. O nível de água do mar pela força gravitacional da Lua e do Sol. Por isso, conforme a Terra se move no espaço, a Lua e o Sol exercem suas influências nos níveis de água do mar e também de rios, lagos e riachos. 

Há três momentos importantes sobre a hora da maré, que são: maré cheia, quando o nível de água do mar está em seu maior nível, maré baixa, quando o nível de água do mar está em seu menor nível e maré regular, quando o nível está dentro do regular. 

Teoricamente, a maré baixa é perfeita para banhistas, pois permite curtir a praia com mais segurança. Já a maré alta é ideal para a entrada e saída de embarcações do mar, pois facilita a navegação. Já o nível regular de água fica no meio termo, sendo que tanto os banhistas quanto os navegantes devem aproveitar o mar com prudência. 

Leia também: Tudo sobre turismo náutico!

Qual é o horário da maré?

Considerando que para o navegante é muito importante saber quando a maré está alta ou baixa, saiba que o horário da maré é cíclico. Por isso, não existe um único horário que possa ser seguido pelos navegantes de todo o país. O ciclo de maré baixa e alta tem duração de 6 horas. Isso significa que a maré baixa atinge seu ápice 6 horas depois do ápice da maré alta, e assim por diante. 

Mas como identificar o horário da maré? Veja a seguir qual é o horário da maré e como identificar essas variações.

Horário da maré baixa

É fácil perceber quando a maré está baixa, pois a água do mar parece ter sido puxada para o meio e as margens ficam bem rasas. Esse é um péssimo momento para entrar ou sair com uma embarcação do mar, pois pode fazer com que a lancha fique encalhada, por exemplo. 

Para saber que horas a maré está baixa, é importante consultar quando foi a última maré alta. Por exemplo, se foi às 08:00, a próxima maré baixa será às 14:00 horas. Posteriormente, a maré alta voltará às 20:00 horas, assim por diante. 

Horário da maré alta

Não tem segredo para saber que horas a maré está alta. É fundamental saber quando foi a última maré baixa e contar 6 horas depois. O ciclo da maré é equivalente a 6 horas, sendo assim, tudo que você precisa fazer é observar esses momentos cíclicos ou consultar uma tábua de maré da região em que você estiver navegando. 

Mas se você observar que as margens estão inundadas de água e o nível do mar parece muito mais alto, isso significa que a maré está alta. 

Leia também: Quais são as regras de trânsito na água?

O que é tábua de maré?

A tábua de maré é um tipo de tabela da maré que indica o horário da maré cheia e da maré baixa, de acordo com cada região. Há inclusive uma tábua de maré da Marinha do Brasil, que oferece informações sobre a hora das marés em diferentes regiões do país. 

Basta consultar o site oficial da Marinha do Brasil e procurar pela região que você pretende navegar. Assim você poderá consultar essas informações em detalhes e saber exatamente a que horas a maré enche e a que horas a maré está baixa. 

De qualquer forma, quando você for consultar a tábua de maré perceberá que é muito fácil usá-la. Na tábua da maré você pode consultar facilmente quando a maré estará baixa ou alta, de acordo com a hora e região que você irá navegar. Lembrando que a previsão da maré é de ciclos de 6 horas, como já explicamos. 

Leia também: Qual o melhor tipo de lancha para passeio?

Por que maré alta e baixa?

As pessoas que procuram por como saber se a maré está alta ou baixa, nem sempre saber porque isso é importante. Já explicamos aqui neste post, mas é importante destacar que é a hora da maré que determina o nível de água nas margens. É o mesmo que dizer praia seca ou cheia, sabemos que quando está cheia, há mais perigo para banhista, e quando está seca, há mais regiões rasas.

Tempo em Caraguatatuba SP: Saiba como estará o tempo em Caragua

Saber a previsão do tempo é muito importante, como você deve ter percebido nesse artigo. Por isso, se você pretende visitar a cidade de Caraguatatuba, não se esqueça de conferir o tempo Caraguatatuba SP. Na internet já diversos sites que oferecem a previsão do tempo, basta pesquisar por Caraguatatuba tempo para encontrar previsões detalhadas.

Como consultar a previsão da maré?

Como já mencionamos, é possível consultar a previsão do mar no site da Marinha do Brasil. Além disso, você pode acompanhar outros sites que oferecem tábuas de marés para diferentes regiões do país. Basta procurar pela região e o horário da maré para saber quando a maré está cheia ou baixa. 

Outra forma de saber a previsão da maré é consultando marinas na região que você pretende navegar. Na Marina Imperial, por exemplo, fornecemos essas informações aos navegantes, já que o acesso ao mar se dá pelo Rio Juqueriquerê.

Como já mencionamos, o Rio Juqueriquerê pode diminuir de nível, às vezes. Por isso, saber os melhores horários para entrar e sair do mar de acordo com a hora da maré é muito importante. 

Sendo assim, se você pretende navegar em Caraguatatuba conte com os serviços de nossa marina. Você também pode pedir as recomendações sobre a hora da maré para saber o melhor momento de chegar em nossa marina pelo mar. Assim você terá certeza de que poderá ter acesso à Marina Imperial com segurança. 

Você já conhecia a hora da maré? Conte nos comentários qual é o seu conhecimento sobre o horário da maré. Aproveite para seguir a Marina Imperial nas redes sociais como o Facebook e o Instagram. Assim você poderá ficar por dentro das novidades da Marina Imperial e acompanhar conteúdos exclusivos. 

5/5 - (6 votes)

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit