Turismo náutico: Saiba tudo sobre o turismo náutico no Brasil!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

o-que-e-turismo-nautico

Com clima ameno e ótimas condições marítimas, o Brasil possui inúmeros destinos incríveis onde é possível explorar o turismo náutico em alto mar, além de rios, riachos, lagos e represas onde há grande procura pelo turismo em água fluvial. 

O turismo náutico é algo bastante explorado no mundo todo, mas o grande destaque fica por conta de regiões tropicais, com clima temperado e boas condições para lazer e entretenimento. 

Somente no Brasil, há mais de 7 mil quilômetros de litoral, além de cerca de 9 mil quilômetros de margens fluviais. É uma grande extensão de água que conecta diversas regiões do país e ainda é usada para o turismo.

Se você sempre sonhou em passear de barco, viajar de cruzeiro ou ter sua própria lancha para se aventurar sob as águas, veja a seguir tudo sobre o turismo náutico.

turismo-nautico
Saiba tudo sobre Turismo Náutico

O que é turismo náutico?

Cada vez mais popular, o turismo náutico é um tipo de turismo, sendo que ele é realizado quando há o contato com a água, seja salgada ou doce. Trata-se do turismo ligado à navegação, à prática de esportes aquáticos, entre outras atividades em água. 

Existem muitos tipos de turismo náutico, inclusive uma viagem de barco já é considerada turismo. Diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, em vez de apenas deslocamento. 

O turismo náutico pode ser feito com diversas embarcações, como iates, botes, balsas, escunas, navios, jangadas, barcaças, traineiras, veleiros e outros. O mais importante é que a embarcação seja utilizada para o lazer, para desfrutar da natureza ou possibilitar a prática esportiva. 

Esse tipo de turismo surgiu nos anos 60 junto ao turismo marítimo que era composto inicialmente apenas por passeios de navios como cruzeiros. No entanto, ainda em 1920 alguns portos já haviam sido adaptados nos Estados Unidos para receber navios ligados ao entretenimento e esporte. 

Leia também: Motivos para ter um Jet Ski

Qual é o perfil do turista náutico?

Existem diversos tipos de turistas, tem aqueles que gostam de conhecer lugares com muita natureza, outros gostam de praias e tem aqueles que preferem cidades e suas histórias. No caso de quem procura pelo turismo náutico, o perfil do turista geralmente é de alguém que deseja ter uma experiência sob as águas, seja desfrutando de uma linda paisagem ou se aventurando em um esporte aquático.

Na Marina Imperial recebemos muitos tipos de turistas que procuram por aventuras nas águas. Alguns procuram por esportes aquáticos, enquanto outros preferem curtir um tempo com a família visitando lugares lindos. De qualquer forma, na Marina Imperial você pode alugar uma embarcação para curtir essa experiência e ainda contar com serviços náuticos, caso já tenha um barco, lancha ou jet ski. 

Como funciona o turismo náutico no Brasil?

No Brasil, o turismo náutico tem sido cada vez mais explorado pelos estados brasileiros. As regiões do país que mais se destacam pelo turismo náutico são: Fortaleza (CE), Recife (PE), Fernando de Noronha (PE), Ilhabela (SP), Morro de São Paulo (BA), João Pessoa (PA), Ilha Grande (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), Paraty (RJ), Natal (RN) e Caraguatatuba (SP). 

No entanto, o turismo praticado em água doce tem como destaque as regiões Amazônicas e o Pantanal. Ambas essas regiões são as mais conhecidas pelo turismo em águas fluviais no Brasil. 

Como funciona o turismo náutico no mundo?

Quando expandimos para o mundo, podemos mencionar uma prática bastante comum dentro do turismo náutico que são os cruzeiros internacionais. Eles costumam ter um roteiro onde os viajantes podem visitar várias cidades ao longo do percurso. Além disso, a viagem em si já é um grande lazer, considerando que essas embarcações possuem piscina, salão de jogos, teatro, palco para shows, restaurante, bar e muitas outras coisas. 

O turismo náutico é muito explorado em todo o mundo, principalmente pelos países que possuem clima tropical. No caso dos países que nevam, o turismo náutico é deixado para os dias de primavera e verão, já que são as melhores estações do ano para aproveitar o turismo sob as águas. 

Leia também: Tudo sobre andar de barco!

Turismo náutico: destinos para passeio ou viagem de barco

Há muitos lugares no mundo que são conhecidos pelo turismo náutico. O turismo náutico no Brasil é bastante procurado e tem se fortalecido com o passar dos anos. Por isso, selecionamos uma lista com várias opções de destinos para explorar o turismo náutico brasileiro. 

Turismo náutico Guarujá

Guarujá é uma das cidades mais procuradas para a prática do turismo náutico. Lá é possível fazer passeios de barco, jet ski e lancha em ilhas e praias muito conhecidas na região. Por exemplo: Ilha dos Arvoredos, Ilha das Cabras, Praia do Sorocotuba, Praia do Éden, Praia do Pernambuco, Praia do Mar Casado, entre outras. 

Turismo náutico São Paulo

Quem mora no estado de São Paulo sabe que o turismo náutico está em alta na região e há várias possibilidades, como Guarujá, Ubatuba, Caraguatatuba, Bertioga, Santos e muitos outros municípios que realizam o turismo sob as águas. 

Turismo náutico em Ubatuba

Ubatuba é outro município muito conhecido pelo turismo náutico. Lá é possível visitar praias, ilhas e desfrutar de muito lazer com a família. Dentre os atrativos mais procurados na região está o passeio de escuna. A região também oferece gastronomia rica em frutos do mar, fácil acesso a São Paulo e muitas opções de hospedagem, para quem pretende ficar um tempo na cidade.

Leia também: As melhores praias em Ilhabela!

Turismo náutico em Santos

Em Santos o destaque vai para a chegada e partida de cruzeiros que é constante na região. Além dos cruzeiros que atravessam o Brasil, há cruzeiros que saem de Santos com destinos internacionais incríveis. 

Turismo náutico em Caraguatatuba

Outro destino muito procurado no Litoral Norte de São Paulo é Caraguatatuba. Famoso por seus passeios de barco, lancha e iate, Caraguatatuba ainda conta com o Rio Juqueriquerê, que é o coração da cidade. 

Por isso, na região você conta com o turismo náutico em alto mar e também em água fluvial. A Marina Imperial está localizada nas margens do Rio Juqueriquerê, que tem fácil acesso ao mar e a várias regiões da cidade. 

Venha conhecer nossa marina, aqui você encontra locação de barcos e lanchas, garagem náutica, estacionamento para carros, bar e restaurante, serviços náuticos como manutenção e limpeza de barco, despachante náutico e até abastecimento para sua embarcação.

Sendo assim, convidamos você a conhecer o turismo náutico em Caraguatatuba e ter muitas experiências incríveis sob as águas. Veja mais Dicas do Marujo aqui no blog da Marina Imperial e também nas redes sociais (Facebook e Instagram). Aproveite para deixar seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais posts

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit