Conheça as principais inovações na navegação!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

inovacoes-na-navegacao

Desde que a navegação surgiu diversas técnicas e instrumentos foram aperfeiçoados para proporcionar uma navegação mais segura, fácil e rápida. Dentre as principais inovações na navegação que podemos citar está a utilização de GPS, radares portáteis e até a utilização de energia solar. 

A verdade é que o universo náutico está constantemente se aperfeiçoando e inovando de acordo com as novas tecnologias que surgem. Os avanços tecnológicos nas navegações ocorrem a todo momento e manter-se atualizado sobre todas essas inovações tecnológicas é um grande desafio.

Portanto, trouxemos neste artigo tudo que você precisa saber para entender quais inovações tecnológicas surgiram com as grandes navegações, qual a importância dessas tecnologias para as inovações técnicas e como a evolução dos instrumentos de navegação proporcionaram toda a gama de instrumentos utilizados atualmente. Confira!

inovacoes-tecnologicas-na-navegacao
Conheça quais são as inovações tecnológicas na navegação!

Quais foram as inovações tecnológicas utilizadas na expansão marítima?

Primeiro, é importante conhecer os instrumentos náuticos utilizados na época da expansão marítima. Naquele período não havia material tecnológico como existe atualmente. Portanto, as viagens marítimas utilizavam instrumentos mais simples, mas que permitiam avançar e conquistar novas terras. 

Se a sua dúvida é: quais equipamentos tecnológicos eram utilizados na expansão marítima, veja a seguir as principais tecnologias marítimas daquela época:

  • Bússola
  • Astrolábio
  • Cartografia
  • Quadrante
  • Balestilha
  • Caravelas

Esses são alguns dos equipamentos e invenções que permitiram avançar ainda mais pelo mar e aprimorar as técnicas de navegação de barcos e navios. Muitas das tecnologias das grandes navegações são ultrapassadas atualmente, considerando as diferentes tecnologias de navegação que existem. Mas todas elas foram importantes para a navegação marítima e aprimoramento das técnicas de navegação. 

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre a náutica de recreio!

Quais são as principais inovações na navegação?

As principais finalidades dos avanços tecnológicos na navegação são auxiliar a tripulação, tornar a navegação mais segura e fazer com que os barcos sejam mais econômicos, potentes e velozes. 

Para atender a esses objetivos surgiram tecnologias modernas que tem evoluído a forma como os marinheiros navegam atualmente. Algumas dessas tecnologias são:

GPS

Também chamado de bússola contemporânea, o GPS é sem dúvidas uma das maiores inovações na navegação, pois ele possibilita rastrear uma embarcação com grande precisão, tornando a navegação muito mais segura.

Antes da bússola, os navegadores se guiavam com base na astronomia. Mas desde que a bússola foi inventada, ela se tornou um equipamento obrigatório na navegação. Hoje em dia é indispensável navegar em alto mar sem um bom equipamento de GPS. 

Esse pequeno instrumento, que carrega muita tecnologia, é utilizado em todos os tipos de embarcações, desde barcos e lanchas de passeio, até grandes navios utilizados para o transporte de cargas marítimas. É um dos instrumentos náuticos atuais mais importantes na navegação.

Leia também: O que é píer flutuante e quais são os tipos?

Radares portáteis

Outro instrumento muito moderno e que é uma das inovações na navegação é o radar portátil. Existem diferentes tipos de radares, sendo que o mais utilizado atualmente é o Radar de Pulsos. Trata-se de um instrumento que possibilita evitar colisão no mar, pois ele identifica barreiras e até objetos móveis quando há baixa visibilidade. 

O seu funcionamento é muito simples, os radares emitem ondas elevadas com pulsos de duração curta. O equipamento mede quanto tempo demora para que o pulso reflita no alvo e volte como um eco. Isso faz com que qualquer objeto próximo seja identificado. 

Os radares mais modernos que existem atualmente possibilitam saber também a direção dos objetos, a profundidade da água, entre outras informações que tornam a navegação muito mais fácil e segura. 

Energia renovável

O combustível fóssil ainda é utilizado em grande escala como fonte de energia para que as embarcações possam navegar. Contudo, uma das mais modernas inovações na navegação é a utilização de energia renovável em barcos, lanchas e até grandes navios.

Hoje em dia é possível encontrar embarcações solares ou eólicas, que não utilizam nenhum tipo de combustível fóssil. Mas essa ainda é uma tecnologia que está sendo utilizada lentamente, considerando que a maioria das embarcações ainda são movidas a gasolina ou diesel. 

Já falamos aqui na Marina Imperial sobre os barcos elétricos, confere lá para saber mais detalhes dessa tecnologia. 

Sistemas eletrônicos

Hoje em dia os navegadores contam com diversos instrumentos para auxiliar na navegação, incluindo os sistemas de navegação eletrônicos. Estes sistemas mostram mais do que simples radares e localizações em GPS. 

Os sistemas mais modernos, que podem ser comandados por uma tela LCD ou ainda por smartphones e tablets, conta com visualização de câmeras térmicas, integração com motores, visualização de sondas gráficas em alta resolução, entre outras funcionalidades. 

Esses sistemas podem ser controlados em displays LED com alta tecnologia, como a utilização de grande contraste para facilitar a visualização em um ambiente muito claro, redução do consumo de energia da bateria, touch screen, entre outros aparatos tecnológicos.

Cartas náuticas

As cartas náuticas foram e são instrumentos muito importantes para a navegação. Antigamente, as cartas náuticas só poderiam ser impressas. Mas com os avanços tecnológicos, hoje é possível utilizar programas de computador que possibilitam visualizar as cartas náuticas com muito mais qualidade, permitindo o sombreamento avançado, mapeamento do fundo e a visualização de zonas de cartografia. 

Essa é uma tecnologia que saiu do papel e agora pode ser utilizada pelos navegadores em smartphones, tablets e até mesmo nos displays que possibilitam controlar todo o sistema de navegação da embarcação.

Onde encontrar embarcações com alta tecnologia?

Embora várias dessas tecnologias sejam utilizadas em diversas embarcações, há algumas inovações na navegação que ainda se limitam a determinados tipos de barcos ou funcionalidade. Mas tecnologias usuais como GPS, radares portáteis, cartas náuticas informatizadas e até sistemas eletrônicos, são comuns em várias embarcações atuais.

Na Marina Imperial você encontra embarcações com alta tecnologia. Nós oferecemos o serviço de locação de lanchas, com embarcações que oferecem uma experiência incrível de lazer, assim como a venda de embarcações para aqueles que desejam adquirir um barco ou lancha. 

Portanto, se você quer encontrar tecnologia, embarcações de qualidade e com equipamentos que irão revolucionar a sua forma de navegar, venha conhecer a nossa marina em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo

Agora que você já sabe quais são as principais inovações na navegação e a importância das tecnologias mais antigas para as expansões marítimas, deixe seu comentário. Conheça também nossos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit