Descubra o que é píer flutuante e quais são os tipos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

pier-flutuante

Se você já visitou uma marina é provável que já tenha visto um píer flutuante. Na Marina Imperial, por exemplo, temos um píer flutuante para facilitar o embarque e desembarque de pessoas em suas lanchas, barcos e motos aquáticas. 

Essa estrutura que é conhecida por sua beleza e que também oferece diversas funcionalidades, pode ser construída em áreas com águas calmas, como em rios e lagos. É uma ótima opção para quem mora próximo ao litoral ou possui casa de veraneio em locais desse tipo. De qualquer forma, é uma estrutura bastante útil para quem tem embarcação

Para que você entenda em detalhes como o píer flutuante funciona, continue a leitura até o final e descubra tudo sobre essa estrutura.

o-que-e-pier-flutuante
Descubra o que é píer flutuante e tudo que você precisa saber!

O que é um píer flutuante?

Píer flutuante é uma estrutura construída sob a água que tem como objetivo facilitar o embarque e desembarque de pessoas em uma embarcação. Também é usado para atracagem de barcos na margem de rios, lagos e até do mar. Por isso, também é chamado de ancoradouro e atracadouro. 

O píer pode ser construído em diferentes materiais, como madeiras, aço carbono e PRFV (Plástico Reforçado de Fibra de Vidro ou Plástico com Reforço de Fibra de Vidro). Cada um desses materiais possui um tempo de durabilidade diferente.

O que significa a palavra píer?

O termo píer significa “construção ou estrutura que avança sobre a água, obliquamente ou perpendicular ao cais, usado para atracação de barcos”. Há uma grande confusão entre píer e cais, que parecem ser a mesma coisa, mas possuem diferenças importantes. 

Cais significa “reforço de alvenaria ou elevação de terra nas margens de um rio, lago, mar ou canal que tem a finalidade de direcionar e conter a água que chega nas margens”

Portanto, o píer é uma construção que avança sobre a água podendo ser flutuante ou não, enquanto que o cais é uma barreira que impede que a água avance pelas margens do rio ou mar. 

Leia também: Como se proteger dos raios durante a navegação?

Para que serve um píer?

Sendo flutuante ou não, o píer tem como finalidade oferecer condições apropriadas para que as embarcações possam atracar nas margens de rios ou do mar. Essas construções possuem defensas marítimas e cabeços que facilitam a atracagem e ancoragem de barcos, lanchas e motos aquáticas. 

Quanto custa um flutuante?

Se você pretende construir um píer flutuante saiba que o custo varia de acordo com o material que será utilizado, formato e tamanho. Hoje em dia é possível encontrar píer flutuante modular, que é bem mais fácil de instalar. Esses modelos geralmente são construídos em materiais como Polietileno de Alta Densidade (HDPE) e possui dimensões variadas. 

Em todo caso, o custo do píer flutuante deve ser consultado com uma empresa especializada na fabricação desse produto ou na construção do píer. 

Onde comprar pavimento flutuante?

Depende do tipo de píer flutuante que você pretende instalar. Se for do tipo que exige uma construção, o ideal é procurar por empresas especializadas na construção de píer. No caso do píer flutuante modular, você pode comprar o pavimento flutuante em fabricantes desse modelo.

Leia também: Como evitar a corrosão no barco?

Como ancorar um flutuante?

A ancoragem do píer flutuante deve ser realizada de acordo com as orientações de cada fabricante. Por isso, orientamos que você consulte a empresa onde realizou a compra do material do seu píer para saber a forma correta de ancorar essa estrutura. 

Principais tipos de píer flutuante

Existe uma grande variedade de modelos de píer flutuante, sendo que cada um possui finalidades diferentes. Por isso, veja a seguir os principais tipos e suas características. 

Píer flutuante de madeira

Esse é o modelo mais tradicional, que pode ser encontrado em marinas e locais com grande movimentação de pessoas. Inclusive, essa foi a nossa escolha aqui na Marina Imperial, um belíssimo píer flutuante de madeira que facilita a atracagem das embarcações em nossa marina. 

Píer flutuante de PVC

Materiais como o PVC são usados em diversas estruturas atualmente, inclusive em píer flutuante de plástico. Sem dúvidas, esse material possui alta durabilidade e é muito leve. É uma ótima opção para instalação fácil e rápida.  

Leia também: Tudo sobre a Lancha Hard Top!

Píer flutuante modular

O píer flutuante modular, como já explicamos, é uma estrutura feita em diferentes materiais como PVC, EPS naval, PRFV, Polietileno, entre outros, que permite uma instalação simples e rápida. É um modelo muito interessante para quem procura praticidade. 

Píer flutuante de concreto

A construção de píer flutuante em concreto é algo que exige a contratação de uma equipe especializada. Esse modelo também é muito bonito e possui alta resistência. É um modelo de grande durabilidade também, se comparado ao píer de madeira. 

Formatos em projetos de píer flutuante

Outra variação importante entre os diferentes tipos de píer é o formato dessa estrutura. O píer pode ter portes diferentes, assim como dimensões e formatos que atendem cada área náutica e modo de instalação. 

Os formatos mais comuns são os de passarelas ou plataformas, que são os tradicionais formatos em I. Outros formatos bastante usados também são o de T e o de U. Por fim, outro formato que é bastante encontrado em projetos de píer é o quadrado.

Leia também: Tipos de pesca e o que você precisa saber para pescar com sua lancha!

Píer flutuante para atracagem em Caraguatatuba, SP

Por fim, não poderíamos deixar de lembrar que se você estiver passeando por Caraguatatuba com sua embarcação, venha nos fazer uma visita. Temos píer flutuante para lancha, barco e jet ski, que facilita o embarque e desembarque em nossa marina. 

Na Marina Imperial você encontra fácil acesso ao mar por meio do Rio Juqueriquerê, além de diversos serviços específicos para embarcações, incluindo mecânica de barco, limpeza, abastecimento de combustível, despachante náutico, entre outros serviços.

E se bater aquela fome no meio do seu passeio de lancha no Litoral Norte de São Paulo, conte com nosso restaurante para fazer uma refeição deliciosa com sua família ou amigos. O Imperial Bar & Restaurante possui gastronomia internacional, drinks deliciosos, pratos que agradam a todos e uma belíssima vista para o Rio Juqueriquerê. 

Ficou alguma dúvida sobre píer flutuante? Deixe seu comentário para que possamos tirar suas dúvidas. Fique por dentro da Marina seguindo nossos perfis nas redes sociais: Instagram e Facebook

5/5 - (1 vote)

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit