Estabilização e revitalização do Rio Juqueriquerê!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

estabilizacao-e-revitalizacao-do-rio-juqueriquere

Você sabia que o Rio Juqueriquerê está passando por um processo de estabilização e revitalização? Esse é um processo iniciado pela Prefeitura de Caraguatatuba que tem como objetivo trazer muitos benefícios para o mundo náutico. Por isso, é fundamental que você entenda a estabilização e revitalização do Rio Juqueriquerê por completo. 

rio-juqueriquere
Conheça o Rio Juqueriquerê e seu processo de revitalização!

O que é estabilização e revitalização do Rio Juqueriquerê?

Trata-se de um processo iniciado pela Prefeitura de Caraguatatuba em 2018, com o objetivo de estudar diversas características do rio, incluindo o trecho entre o mar e o Rio Juqueriquerê. Com esse estudo aprofundado, os especialistas poderão entender melhor questões importantíssimas como os alagamentos que ocorrem em tempos de chuva e a seca do rio nos períodos de pouca chuva. 

A estabilização do Rio Juqueriquerê é um projeto que trará muitos benefícios para moradores, que utilizam a pesca como meio de sobrevivência, e também para as marinas próximas ao rio, que poderão expandir seus serviços náuticos e explorar ainda mais o turismo náutico da região.

Lembrando que nós somos uma marina às margens do Rio Juqueriquerê. A Marina Imperial fica em localização privilegiada, com acesso direto ao Rio Juqueriquerê.

Como é feito o estudo e qual a sua importância?

O estudo começou em 2018 com a utilização de um aparelho perfilador hidroacústico. Ele ficou 30 dias coletando informações oceanográficas para que os especialistas pudessem analisar posteriormente. Outra análise feita desde o início foi a de exames ecotoxicológicos para saber os níveis de contaminação e batimetria do rio. 

Dentre a equipe que está estudando, analisando os dados e propondo novas soluções para o rio, estão biólogos, oceanógrafos, físicos e geólogos. Com esse time de peso, já deu para perceber que trata-se de um estudo sério e de grande importância.

Mas é importante destacar que a estabilização e revitalização tem como objetivo proporcionar benefícios para a cidade de Caraguatatuba, o que inclui menos alagamentos nas regiões próximas ao rio, possibilidade de ampliar o período de pesca e melhorias para o turismo náutico da região. Tudo isso se reverterá, a longo prazo, em benefícios para todos, que inclui moradores, empreendedores e até turistas que visitam Caraguatatuba, SP. 

Leia também: Conheça a Marina Imperial, a mais completa de Caraguatatuba!

Conheça o Rio Juqueriquerê e sua importância para Caraguatatuba

O Rio Juqueriquerê já foi considerado o maior rio do mundo, inclusive, o maior rio navegável. Localizado na Região Sul de Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo, o rio possui aproximadamente 13 quilômetros de extensão. É considerado o rio mais importante do Litoral Norte de São Paulo. 

Embora o rio seja bastante utilizado pelo turismo náutico, é importante destacar que ele possui uma grande diversidade de flora e fauna. O rio possui um ecossistema rico, onde pode ser encontrado cerrado, mangue e mata atlântica. 

Ao longo do seu curso, o rio possui diversas marinas e garagens náuticas que oferecem diferentes serviços, como é o caso da nossa marina. Na Marina Imperial você pode realizar passeios de lancha no Rio Juqueriquerê ou até mesmo acessar o mar no encontro entre o rio e o oceano. 

A sua importância para Caraguatatuba vai muito além de um riquíssimo ecossistema e de uma natureza exuberante. O rio também tem importância econômica para a cidade e é um dos maiores cartões postais de Caraguatatuba. 

Leia também: Como funciona uma marina?

Como está a maré em Caraguatatuba?

Uma das principais preocupações para quem pretende acessar o mar de Caraguatatuba pelo Rio Juqueriquerê é o nível da maré. Já explicamos aqui na Marina Imperial o que é tábua de maré e sua importância para a navegação. 

No caso do Rio Juqueriquerê, essa é uma informação que todo navegante precisa saber, pois dependendo do período do ano e até do dia, o rio pode secar e impedir a passagem de embarcações. É por isso que orientamos aos navegantes sobre a maré baixa e alta antes de sair de nossa marina. 

A melhor forma de como saber se a maré está alta ou baixa, caso você não more na região, é consultando uma marina. Por isso, disponibilizamos nosso atendimento para você, caso esteja planejando seu passeio de barco e queira uma informação confiável sobre a maré no momento. 

Também orientamos que os navegantes confiram a previsão do tempo para Caraguatatuba antes de iniciar o passeio. Afinal, isso é bastante importante para uma navegação segura. 

Leia também: Quais são os principais termos náuticos?

Píers no Rio Juqueriquerê

Se você pretende entrar ou sair da barra por meio do Rio Juqueriquerê, é fundamental encontrar píers que possibilitem essa entrada. Na Marina Imperial oferecemos toda a infraestrutura necessária para que você possa navegar pelo rio ou até mesmo acessar o mar. 

Temos um píer flutuante, estrutura necessária para atracar e desatracar com segurança, além de serviços específicos para quem possui uma embarcação, o que inclui: abastecimento de combustível, garagem para barcos, manutenção, limpeza, despachante náutico, entre outros serviços. 

Em nossa marina você ainda pode alugar uma embarcação, caso não tenha uma lancha. Dessa forma é possível fazer um passeio incrível com sua família ou amigos pelo Rio Juqueriquerê e pelas praias de Caraguatatuba. 

Leia também: O que não pode faltar em uma marina de qualidade?

Marina no Rio Juqueriquerê

Há muitas marinas no Rio Juqueriquerê que oferecem diferentes serviços. O Rio Juqueriquerê possui uma localização bastante privilegiada, pois permite o acesso facilitado ao mar e ainda oferece uma ótima opção de turismo em água fluvial. 

É por isso que muitas pessoas procuram por marina no Rio Juqueriquerê. Se você está procurando por uma marina nessa região, saiba que a Marina Imperial é a opção perfeita para você. Nós estamos na margem do Rio Juqueriquerê, você poderá chegar até a nossa marina pelo endereço: Av. José Herculano, 7311 – Porto Novo – Caraguatatuba – São Paulo, ou ainda pelo acesso ao mar Latitude 23°41′.842 S e Longitude 045°26′.312 W.

Na Marina Imperial você poderá contar com diversos serviços náuticos para a sua embarcação, além da possibilidade de alugar uma lancha para seu passeio, caso você ainda não tenha uma embarcação. Venha conhecer nossa marina, temos a melhor infraestrutura de Caraguatatuba. 

Agora que você já sabe o que é o projeto de estabilização e revitalização do Rio Juqueriquerê, deixe seu comentário. Siga a Marina Imperial nas redes: Facebook e Instagram

5/5 - (5 votes)

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit