Como evitar umidade no barco? 16 dicas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

como-evitar-umidade-no-barco

Embora as embarcações sejam fabricadas para estarem em contato com a água, o excesso de umidade a bordo pode trazer vários problemas, indo desde mofo e mau cheiro até ao apodrecimento do casco do barco. Por isso, saber como evitar umidade no barco é fundamental para uma maior conservação da embarcação

As dicas de como evitar a umidade são simples, basicamente você precisará ventilar bastante a área interna do barco e evitar que a embarcação fique molhada por dentro. No entanto, há algumas orientações importantes que auxiliam na preservação da embarcação.

Veja a seguir todas essas orientações e quais são os problemas que a umidade pode trazer para sua lancha. Confira também dicas para evitar a umidade no interior do barco. 

como-tratar-umidade-no-barco
Saiba como evitar e tratar a umidade no barco!

O que a umidade a bordo pode causar?

As principais consequências do excesso de umidade presente no interior de uma embarcação são: cheiro de mofo e manchas de bolor. Isso é ruim para a estética do barco, que dá uma aparência de mal cuidado, mas também para a saúde dos tripulantes, podendo causar alergias e até problemas respiratórios. 

Em uma situação mais grave, quando o barco fica com excesso de umidade por muito tempo, há a deterioração do casco da embarcação, como o apodrecimento, corrosão de partes metálicas do interior do barco, entre outros problemas. 

Como evitar umidade no barco?

A umidade é combatida com uma boa ventilação e uma baixa exposição à água. Por isso, melhore a ventilação no interior do barco e deixe-o menos exposto à água possível quando não estiver em uso. 

Veja a seguir 16 dicas para evitar a umidade no interior do barco:

  1. Não guarde a embarcação com o interior úmido ou molhado
  2. Retire todos os objetos que estejam molhados antes de guardar sua embarcação
  3. Material de mergulho e toalhas devem estar totalmente secos para serem guardados dentro do barco
  4. Evite acessórios como tapetes de tecido e carpetes dentro do barco, pois eles acumulam umidade e contribuem para a proliferação do mofo
  5. Use produtos antimofo a base de cloreto de cálcio em armários e locais de maior exposição à umidade
  6. Lave as roupas de cama, cortinas e todos os demais tecidos internos do barco periodicamente para reduzir a umidade retida no tecido
  7. Coloque os colchões, almofadas e travesseiros no sol de vez em quando
  8. Isole armários dos costados utilizando isolante térmico e instale janelas de ventilação nas portas para diminuir a umidade
  9. Esgote completamente a água do porão do barco
  10. Coloque pequenos ventiladores na cabine para auxiliar na circulação de ar
  11. Instale um ar condicionado no interior do barco para que o ar seco retire a umidade do ambiente
  12. Abra o barco periodicamente para ventilar, pelo menos três vezes por semana
  13. Use sachê de maravalha para repelir insetos e absorver a umidade interna do barco
  14. Coloque bicarbonato de sódio dentro de um pote de vidro para absorver a umidade, troque-o quando ele empedrar
  15. Use aparelhos desumidificadores para retirar o excesso de umidade a bordo após um passeio de barco
  16. Instale um termo-higrômetro para medir a umidade do ar dentro da embarcação, os níveis normais são entre 40% a 70%

É importante considerar que muitas dessas dicas não podem ser realizadas pelo proprietário da embarcação, pois a lancha estará em uma garagem náutica ou marina. Por isso, é recomendado escolher uma boa marina com serviços de qualidade para que sua embarcação tenha uma maior durabilidade. 

Na Marina Imperial temos todo o cuidado de manter uma boa ventilação nos galpões que abrigam as embarcações da água e do sol. Dessa forma, você tem a garantia de que o ambiente contribuirá para a eliminação da umidade no interior do barco.

Além disso, em nossa marina você pode contratar serviços adicionais que serão realizados de acordo com a periodicidade pretendida para garantir que o interior do barco esteja sempre limpo, arejado e sem umidade. 

Como tratar problemas de umidade na lancha?

Se a sua lancha já está com problemas de umidade, como mofo, mau cheiro e manchas de bolor, então você precisará ventilar bastante a área interna e secar todas as áreas do barco. 

Veja outras dicas para eliminar esse problema:

  • Limpe objetos com bolor utilizando um pano úmido e outro seco para garantir que retire toda a umidade
  • Utilize produtos específicos para a limpeza de mofo em objetos que estão com manchas de mofo
  • Limpe todo o interior da embarcação e seque completamente para retirar a umidade
  • Utilize desumidificador, ar condicionado ou ventiladores para eliminar o excesso de umidade
  • Lave as roupas de cama e toalhas e guarde-as após estarem completamente secas
  • Coloque os colchões, almofadas e travesseiros no sol para eliminar fungos e ácaros

Essas medidas já contribuirão para eliminar os principais problemas de umidade no interior do barco. Mas se houver problemas mais graves como o apodrecimento do casco do barco, é fundamental contratar um especialista para te ajudar com isso, pois ele poderá indicar o melhor tratamento para recuperar o estrago feito pelo excesso de umidade. 

Leia também: O que é ânodo de sacrifício?

Também é importante avaliar o que pode estar causando esse excesso de umidade dentro do barco. Se você notou manchas de bolor ou mofo e mau cheiro dentro da embarcação, isso é um sinal de que há algum problema.

As principais causas para esse problema são a falta de cuidado após o passeio de barco, ou seja, não realizar a limpeza e secagem completa do interior do barco. A falta dos cuidados periódicos também podem levar a esses problemas mais comuns que são o mofo e o bolor.

Mas no caso de apodrecimento do casco do barco por causa do excesso de umidade, é importante avaliar se a água do porão do barco foi retirada por completo, se as bombas estão funcionando, se não há algum tipo de vazamento de água no interior da embarcação, entre outros problemas. 

Garanta que o problema seja identificado para que ele não se repita novamente. E claro, coloque todas as dicas de como evitar umidade no barco em prática para que sua embarcação fique livre do mofo, do bolor e do apodrecimento. 

Viu só quantas dicas simples você pode colocar em prática? Deixe seu comentário se gostou deste conteúdo. Veja mais dicas no Instagram e Facebook da Marina Imperial. 

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit