Conheça os diferentes tipos de popa e suas características

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Popa ou ré, é uma das partes que compõem o casco de uma embarcação e pode ter características diferentes, dependendo de cada barco, lancha, navio, veleiro, entre outros. Por isso, existem diferentes tipos de popa para atender às necessidades de cada modelo de embarcação.

Se você ainda não conhece muito sobre a popa de um barco, veja neste artigo tudo sobre o assunto, incluindo o que é popa, qual a sua importância para uma embarcação e quais são os tipos que existem. Confira a seguir todas essas informações!

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Conheça quais são os tipos de popa!

O que é popa?

As partes que compõem o casco de uma embarcação possuem nomes diferentes. A parte frontal, por exemplo, é chamada de proa. As laterais são chamadas de estibordo ou boreste (lado direito) e bombordo (lado esquerdo). Já a traseira da embarcação leva o nome de popa

A popa é a parte traseira de uma embarcação. Ela também é chamada de ré e é caracterizada pela área construída que vai das alhetas da embarcação até o painel de popa. 

O termo é erroneamente utilizado para falar de forma genérica de toda a parte da embarcação que vai de meia-nau até a popa. Mas na verdade, há uma parte específica da embarcação que é de fato a popa. 

Em todo caso, é importante destacar que a popa tem um papel muito importante na navegação. Por ser a parte traseira da embarcação, ela tem o papel de auxiliar nas manobras, principalmente nos movimentos gerados pelo leme e da roda do leme. 

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Há ainda uma curiosidade bastante peculiar sobre essa área que está relacionada com a sua baixa movimentação. Por ser uma zona com pouco balanço, a popa era o lugar preferido para acomodar o capitão e seus oficiais. Por isso, com o tempo essa região da embarcação passou a ter grandes janelas decorativas e muitas outras decorações para mostrar certa ostentação. Era até mesmo chamado de castelo de popa

Mas com a guerra, os oficiais perceberam que aquela era uma região vulnerável, pois quando atacada, o déficit de oficiais era enorme. Então aos poucos essa região da embarcação deixou de ser tão requintada e hoje em dia é vista como apenas uma das partes da embarcação, como a proa e as laterais do barco.

Quais são os tipos de popa?

A popa é uma estrutura da embarcação que pode ter diferentes formatos e características, pois não precisa seguir um padrão específico. Por exemplo, os navios cargueiros costumam ter uma popa quadrada. Já os veleiros podem ter popa afilada. 

Veja a seguir os principais tipos de popa e algumas de suas características:

  • Popa plana – como o nome sugere, é uma popa do tipo plana, muito comum em lanchas, barcos de pesca, entre outras embarcações. 
  • Popa quadrada – essa popa possui um design quadrado, literalmente. É muito comum ver esse tipo de popa em grandes navios cargueiros. 
  • Popa afiada – é o tipo de popa que possui um afilamento, formando uma espécie de bico. Esse tipo é mais comum em barcos de pesca, veleiros, entre outras embarcações. 
  • Popa de canoa – tem o design clássico de uma canoa, por isso, é muito comum em barcos que tem características semelhantes a uma canoa. 
  • Popa de espelho – esse é um modelo bem peculiar, pois possui a parte superior plana e a parte inferior afunilada. Pode ser encontrada em diversas embarcações.

Esses são os tipos de popa mais comuns, mas podem existir variações para atender necessidades específicas. Hoje em dia a popa é algo bastante variável, pode ter diferentes formatos, tamanhos e modelos, pois não tem a mesma importância que antigamente de realizar manobras. 

Embora ela ainda tenha essa função, as embarcações atuais contam com muitas tecnologias que facilitam as manobras, independentemente do tipo de popa do barco.

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Para que serve a popa atualmente?

A principal função da popa nos séculos passados era a de garantir estabilidade e maior facilidade nas manobras com a embarcação, já que ela respondia diretamente aos movimentos do leme. 

Hoje em dia, essa função não é tão importante, pois os barcos modernos possuem sistemas hidráulicos, dois motores e várias outras tecnologias que permitem uma manobra mais fácil, mesmo que a popa seja plana, quadrada, de canoa, de espelho ou afiada.

Também é válido lembrar que a parte tripulável da popa, antigamente, era o local perfeito para alojamentos. Mas atualmente, a popa é utilizada nas embarcações como uma área recreativa ou útil para a tripulação. 

Em navios e cruzeiros, a popa é utilizada para restaurantes, piscinas, área de recreação ou até depósito de materiais. Isso porque essa região da embarcação possui pouca movimentação e é a que menos sofre com o vento gerado pelo deslocamento do navio. Então é perfeita para essas finalidades. 

Em lanchas, por exemplo, a popa é comumente utilizada como uma área para tomar sol, aproveitar a vista para o mar e até ponto de saída e retorno de mergulho. As lanchas modernas possuem um deck próprio para que a tripulação possa mergulhar e subir por essa área na lancha novamente. 

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Motor de popa em embarcações

Por fim, não poderíamos deixar de lembrar que muitas embarcações utilizam o motor de popa, que é aquele motor que fica exposto na parte traseira do barco. Por isso, em barcos desse tipo a popa serve como suporte ao motor. 

Quando a embarcação possui motor de popa, também é válido destacar que a parte da popa é quase inutilizada para outras finalidades, pois a parte exposta do motor já ocupa grande espaço da popa. 

Além disso, os barcos com motor de popa geralmente são pequenos, como os barcos de pesca, pequenas lanchas, barcos infláveis, barcos do tipo canoa, entre outras embarcações onde o espaço tripulável já é reduzido.

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Viu só quantas informações interessantes sobre a popa do barco? Se você gostou de conhecer mais sobre os tipos de popa, deixe seu comentário. Siga a Marina Imperial no Facebook e no Instagram

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2 respostas

  1. Boa Noite, Marina Imperial!

    Prezados!

    Estou iniciando no mundo da navegação, paixão antiga. Desta forma estou procurando informações e materiais para estudo. Volto a repetir, não conheço absolutamente nada, porém em alguns materiais, vídeos e instruções trazem a nomenclatura Bombordo Esquerda da embarcação e Estibordo e/ou Boretes lado direito da embarcação.
    Porém na matéria o lado direito traz a nomenclatura Estibordo, OK, mas para o lado Esquerdo traz a nomenclatura Boreste no entanto não deveria ser BOMBORDO?

    Grato pela esclarecimento.

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