O que é quilha? Entenda sua importância para a lancha

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

o-que-e-quilha

Não sabe o que é quilha e qual a sua importância para uma embarcação? Saiba que essa peça estrutural é uma das mais importantes para o funcionamento do barco, permitindo o ganho de velocidade, estabilidade e reforço ao casco. 

Se você já pesquisou por “como aumentar a velocidade da lancha”, por exemplo, já deve ter se deparado com a quilha. Essa peça fica localizada no casco da embarcação e vai da proa até a popa, por meio da parte inferior do barco. É uma das partes estruturais mais importantes, por isso, é vista como a espinha dorsal de uma lancha. 

Em todo caso, se você não sabe o que é quilha, veja a seguir quais são os significados desse termo, o que é uma quilha de barco e qual a sua importância para uma embarcação. 

o-que-significa-quilha
Saiba o que é quilha e qual o seu significado no mundo náutico!

O que significa quilha?

Há muitas definições para o termo “quilha“, por isso, o termo pode gerar uma certa confusão para quem está iniciando no mundo náutico. Quilha é uma parte da embarcação, mas também tem outros significados interessantes, tais como:

  • Na botânica, quilha significa carena.
  • Na aeronáutica, quilha é um reforço estrutural que fica na parte inferior dos flutuadores dos hidroaviões.
  • Nos esportes, quilha é um tipo de calçado que permite andar na neve e praticar esportes no inverno.
  • Na marinha, a quilha é a parte estrutural do navio que confere o reforço necessário para fortalecer o casco. 

Leia também: Tudo sobre a âncora para barco!

Todas essas definições, na verdade, fazem referência ao significado principal que é a quilha da embarcação. É importante entender que a quilha existe há muito tempo e, por isso, o termo é usado para designar inúmeras coisas que possuem estruturas reforçadas. 

Para entender o que é quilha de uma embarcação, pense nessa peça como uma espinha dorsal. Para nós humanos, a espinha dorsal é a principal estrutura que nos mantém em pé, nos dá estabilidade e fornece o reforço necessário. 

No caso das embarcações, essa estrutura é fundamental para que todas as demais peças fiquem alinhadas em seu devido lugar e para que o casco tenha o reforço necessário. 

Leia também: Quais são os principais termos náuticos?

O que é quilha de barco e qual a sua importância?

Como vimos até aqui, a quilha é uma peça da embarcação que fortalece a estrutura do barco. Essa peça vai da proa à popa e fica na parte inferior do barco. Na quilha é fixada as peças curvas que servirão de estrutura para as tábuas do costado. A quilha é a principal peça estrutural do casco de uma embarcação, pois é ela que fortalece toda a estrutura. 

A importância dessa peça é muito simples de perceber, sem a quilha, a estrutura do casco do barco seria muito frágil. A quilha também tem o papel de dar a característica anatômica de um barco, por isso, ela também confere velocidade, aerodinâmica e estabilidade para a navegação.

Há ainda vários tipos de quilha em diferentes embarcações. Essas variações podem gerar bastante confusão, como é o caso do patilhão, que por vezes é confundido com a quilha. Tem também a falsa quilha, uma peça que reforça a parte exterior da embarcação e a contraquilha, que reforma a parte interior do casco do barco. Alguns veleiros podem ter ainda a quilha corrida, onde o casco e a quilha funcionam, como o patilhão. 

Leia também: O que significa hora da maré?

Lanchas também possuem quilha?

Embora a quilha seja uma peça muito antiga, ela continua tendo a mesma funcionalidade para a construção das embarcações atuais. Por isso, as lanchas também possuem quilha, já que essa peça é totalmente estrutural e necessária. 

A quilha tem o papel de proporcionar toda a estrutura necessária para o casco da lancha, fazendo com que a embarcação tenha o formato ideal, estabilidade, resistência, aerodinâmica e durabilidade. 

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre transporte para barcos

Essa é uma peça muito importante, por isso, é fundamental cuidar muito bem dessa peça estrutural para não ter problemas no casco da sua embarcação. Sendo assim, conte com os serviços de uma marina para limpeza de casco e manutenções preventivas e corretivas. Na Marina Imperial sua lancha receberá todo cuidado necessário com a quilha e as demais peças da embarcação. 

Conheça nossa marina em Caraguatatuba e desfrute de nossos serviços específicos para lanchas, barcos de pesca e jet ski. 

Se ficou alguma dúvida sobre o que é quilha, deixe seu comentário e siga a Marina Imperial nas redes sociais para ficar conferir mais dicas do marujo: Instagram e Facebook

Veja mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit