5 dicas para um passeio de lancha com cachorro!

O que você vai ler neste post?

passeio de lancha com cachorro

Os animais de estimação são cada vez mais comuns nos lares das pessoas e já se tornaram parte da família para os amantes de pets. Dentre eles, o cachorro está entre os animais mais queridos por todos e presentes em diversos lugares, como em hotéis, restaurantes, parques, shoppings centers e até no mar. Você sabia que existem pessoas que gostam de fazer passeio de lancha com cachorro

Esse público tem aumentado muito, mas é importante esclarecer algumas questões para garantir a segurança de todos na navegação. Por isso, acompanhe esse artigo até o final para tirar todas as suas dúvidas e conferir as nossas dicas de como fazer um passeio de lancha seguro com o seu pet.

passeio de lancha com pet
Veja todas essas dicas para um passeio de lancha com pet!

É permitido fazer passeio de lancha com cachorro?

Sim, os tutores de cachorro podem levar seus pets para um passeio de lancha. Mas é sempre importante ter atenção aos cuidados de saúde, segurança e higiene para que esse passeio seja seguro para todos, ok? 

A seguir explicaremos mais detalhes de como deve ser esse passeio. Mas saiba desde já que é permitido sim levar seu pet para um passeio de lancha, sendo necessário garantir a saúde e o bem-estar do cachorro, para que o passeio não seja prejudicial para ele.

Existem equipamentos de segurança para pets?

Existem equipamentos que garantem a segurança do cachorro em um passeio de lancha. Inclusive, eles são indispensáveis para esse passeio, pois se o pet cair na água, ele pode ser facilmente resgatado se estiver usando um colete salva-vidas específico para cães

A regra é a mesma para os humanos, mesmo sabendo nadar, é fundamental que todos estejam protegidos para não correr riscos como afogamento caso caiam na água. Lembrando que os cachorros, assim como as crianças e os idosos, são mais vulneráveis e podem facilmente cair na água por causa da agitação da água ou por turbulências da navegação.

Passeio de lancha com crianças: por que é uma boa opção?

Os cachorros costumam enjoar em passeios de barco?

Esse é um advento da navegação ao qual todos estão sujeitos, os enjoos. Assim como os humanos passam por isso, os animais também podem sofrer com os enjoos que são um reflexo da cinetose, quando há alterações dos órgãos do ouvido interno que causam o desequilíbrio e a sensação de mal-estar. 

Nesse caso, é recomendado ter alguns cuidados para garantir o bem-estar do animal, principalmente em relação à alimentação. O recomendado é evitar alimentos e líquidos em excesso antes do passeio e não alterar os alimentos oferecidos ao animal nesse momento. Há também alguns medicamentos que auxiliam no enjoo do animal, mas eles devem ser prescritos pelo médico veterinário para cada animal em específico. 

Como garantir a segurança do pet?

Para garantir a saúde do animal a bordo, é importante que o cachorro esteja saudável em primeiro lugar. Essa é uma preocupação relevante, pois um animal que não está em boas condições de saúde pode ter problemas em um passeio de barco, como o agravamento dos sintomas e de alguma doença por causa do estresse, da mudança de temperatura e até da pressão atmosférica.

Além desse cuidado, é fundamental que o animal utilize o colete salva-vidas adequadamente para evitar riscos desnecessários. E claro, há sempre uma preocupação de que o animal seja vigiado de perto. Ou seja, é importante ter alguém na tripulação para cuidar do cão ao longo do passeio. 

Passeio de lancha em família: para onde ir?

Dicas para um passeio de lancha com cachorro

Agora que você já sabe que é possível fazer um passeio de lancha com seu pet com toda a segurança necessária e ter esse momento agradável com seu cachorro, que já é membro da família, veja a seguir 5 dicas importantes para um passeio de lancha com cachorro.

1. Deixe o cão se acostumar com a lancha

O primeiro passo para levar seu cãozinho em um passeio de lancha é deixar ele se acostumar com a lancha. Esse passeio deve ser agradável para você e também para o cão, por isso, é importante fazer com que ele se sinta confortável nesse ambiente.

Lembre-se que uma lancha não é o mesmo que terra firme e a ideia de subir em uma embarcação assusta muitas pessoas, o mesmo se aplica aos cachorros. Portanto, com o barco ancorado, suba com o pet na lancha e deixe ele se ambientar antes de começar a navegar.

2. Coloque colete salva-vidas no cão

Outra dica importante é colocar o colete salva-vidas no pet. Lembre-se, ele faz parte do público mais vulnerável em um passeio de lancha, por isso, precisa estar devidamente protegido caso aconteça um imprevisto, como uma turbulência que pode fazer com que ele caia na água. Portanto, coloque a segurança em primeiro lugar. 

Aluguel de lancha em Caraguatatuba: Saiba tudo!

3. Leve comida e água para o pet

Embora seja recomendado ter cuidado com a alimentação do pet antes do passeio, também é importante garantir que ele tenha comida e água ao longo do passeio, ainda mais se ele durar algumas horas. Essa é uma ótima dica para um passeio de lancha com cachorro.

Nesse caso, leve petiscos leves, principalmente aqueles que o cão já consome em seu dia a dia. Além disso, forneça uma boa quantidade de água, pois esses passeios costumam ocorrer em dias de muito calor, o que pode levar à desidratação do animal.

4. Leve acessórios para o cão

Também é muito importante levar acessórios para o cão nesse passeio, como toalhas para secá-lo, guia ou coleira, saquinhos para recolher as fezes, tapete higiênico, potes para comida e água e até kit de primeiros socorros. É melhor estar prevenido, em caso de uma situação de emergência, do que passar apuros em um passeio com um pet.   

Aluguel de lancha em Ilhabela: Veja onde contratar!

5. Não faça passeios muito longos

Por último, outra dica que deve ser considerada é não fazer passeios muito longos com o pet. Embora seja permitido levar o cachorro em um passeio de lancha, é recomendado não passar muito tempo com o animal na lancha. 

Mesmo que ele esteja feliz e curtindo o passeio, o fato dele estar em uma lancha pode trazer estresse e desequilíbrios para o organismo dele. Além disso, deve-se considerar que a maior parte do tempo de um passeio de lancha, as pessoas e o pet acabam ficando muito exposto ao sol, o que pode levar a insolação e até desidratação. Sendo assim, prefira passeios mais curtos.

Gostou de todas essas dicas para um passeio de lancha com cachorro? Então confira outros conteúdos aqui no blog e siga a Marina Imperial no Instagram e no Facebook.

5 dicas para um passeio de lancha com cachorro!

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit