Colete salva-vidas: Conheça mais sobre esse item de segurança!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

colete-salva-vidas

O colete salva-vidas é o equipamento de segurança mais conhecido na navegação. Ele tem a função de salvar as pessoas, caso elas caiam na água. Por isso, o uso do colete salva-vidas é indispensável, principalmente em crianças e idosos que tem maior dificuldade em colocar o equipamento com agilidade no momento de necessidade. 

Provavelmente você já sabe o que é um colete salva-vidas e qual é a sua função. Mas neste artigo trouxemos mais informações sobre esse item de segurança para que você tire todas as suas dúvidas sobre o tema. Acompanhe a seguir tudo sobre o colete salva-vidas!

tipos-de-colete-salva-vidas
Conheça quais são os tipos de colete salva-vidas!

O que é um colete salva-vidas?

Colete salva-vidas é um equipamento de segurança individual que possibilita manter a pessoa flutuando na água. Ele é utilizado para momentos em que a pessoa deseja entrar na água com mais segurança e também em situações de salvamento, onde a pessoa está com dificuldade em nadar e precisa do equipamento de flutuação. 

O colete pode ser confeccionado em material rígido ou inflado com ar. Não é um equipamento muito pesado, na verdade, é bem semelhante a usar uma jaqueta, por exemplo. 

Esse é um equipamento obrigatório em embarcações, sendo que ele deve ser homologado para que seja um equipamento seguro. Além disso, há diversas classificações para os coletes salva-vidas, o que diferencia cada modelo e sua função. 

Quais são os tipos de colete salva-vidas?

A principal diferença entre os coletes é justamente sua classificação. Existem cinco classificações diferentes, sendo que cada uma delas corresponde a uma utilização diferente para o colete. Veja a seguir o que significa cada classificação e suas aplicações:

Colete salva-vidas classe 1

Esse é o tipo de colete indicado para mar aberto, em navegação em oceanos. O colete salva-vidas classe I é produzido conforme as diretrizes da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar. 

Colete salva-vidas classe 2

Essa segunda classificação significa que o colete deve ser usado em navegação costeira. O colete salva-vidas classe II é fabricado com base nas normas da classe I, mas com sua utilização em águas calmas, podendo ainda ser usado para um resgate rápido. 

Colete salva-vidas classe 3

O colete salva-vidas classe III é usado para navegação interior, o que inclui atividades como pescaria e canoagem. É um equipamento de grande qualidade e que deve ser usado apenas em águas calmas. 

Colete salva-vidas classe 4

O colete salva-vidas classe IV é usado principalmente para resgate. Confeccionado em material de flutuação, esse colete é jogado na água quando pessoas caem acidentalmente. Portanto, é um equipamento que precisa estar na borda da embarcação para facilitar o acesso.

Colete salva-vidas classe 5

Por fim, o colete salva-vidas classe V é o modelo utilizado para determinadas atividades esportivas, como o windsurf, rafting, wakeboard, entre outras práticas. Saiba que cada modalidade esportiva possui seu próprio colete com classificação V. 

Qual é a importância do colete salva-vidas?

O colete salva-vidas é tão importante quanto usar o cinto de segurança em um automóvel. É ele que evita situações mais graves como o afogamento. O colete é indispensável para uma navegação segura ou prática esportiva, pois ele oferece a segurança que a pessoa precisa caso caia na água e precise de um apoio de flutuação. 

Esse equipamento é utilizado como prevenção, quando as pessoas colocam o colete para evitar o afogamento caso caiam na água, e também é usado como salvatagem, quando há uma pessoa na água se afogando ou com dificuldade em retornar à embarcação.

Portanto, o colete salva-vidas é justamente o que seu nome sugere, um equipamento que pode salvar a vida das pessoas se usado corretamente. 

Leia também: Regras de trânsito na água, saiba tudo!

É obrigatório utilizar colete salva-vidas?

Sim, em toda navegação o uso de colete salva-vidas é obrigatório. As classificações obrigatórias para embarcações de esporte e recreio são: classe II, III ou V, conforme diretrizes para a utilização e homologação realizada pela DPC. 

O uso é obrigatório para condutor e passageiro de embarcações como moto aquáticas e similares. Também é obrigatório para tripulantes e marinheiros, no caso de embarcações motorizadas como lanchas e barcos de pesca. 

Colete salva-vidas funciona mesmo?

Sim, esse é um equipamento projetado especialmente para auxiliar em um momento de salvatagem e evitar situações como afogamento. Não é à toa que o uso é obrigatório e indispensável, considerando que ele pode realmente salvar vidas. 

Mas é importante dizer que nem todo colete salva-vidas irá funcionar se você não respeitar a classificação adequada ou usar um equipamento que não foi homologado. Para que você tenha um equipamento seguro de verdade, utilize a classificação adequada para o local de navegação e tenha coletes homologados apenas, para garantir que eles funcionem adequadamente. 

O que é colete salva-vidas homologado?

Colete homologado é um colete que passou por inúmeros testes de resistência, performance e outras avaliações realizadas por órgãos regulamentadores. Todos esses testes são exigidos pela Marinha do Brasil para garantir que o colete seja realmente um item de segurança e cumpra com a sua função que é salvar vidas. 

Agora você já sabe que o colete salva-vidas homologado pela Marinha é um colete seguro para sua navegação. 

Leia também: Conheça os cursos náuticos e como fazê-los!

O colete salva-vidas é feito de que?

Existem vários tipos de materiais utilizados na confecção do colete salva-vidas. Os materiais mais usados são o neoprene, nylon, espuma de polietileno expandido, entre outros materiais. 

Lembrando que o colete precisa ser homologado pela Marinha do Brasil e ter o Certificado de Homologação expedido pela DPC para que seja seguro. Portanto, todo material aprovado por esse órgão regulamentador é seguro. 

Como escolher o colete salva-vidas?

A escolha do colete salva-vidas requer alguns cuidados importantes. O primeiro deles é se ater a classificação adequada para sua utilização. Além disso, é muito importante que o colete seja do tamanho adequado à pessoa que irá utilizá-lo. É por isso que existem tantos tipos e tamanhos diferentes.

colete salva-vidas para bebê, para mulher, para homem e até colete salva-vidas para cachorro. Sendo que os modelos ainda variam de acordo com o material utilizado para a confecção do equipamento. Sendo assim, ao escolher o equipamento considere o tipo de material, o tamanho e sua utilização para não errar em sua escolha. 

Ficou alguma dúvida sobre colete salva-vidas? Se sim, conte aqui embaixo. Veja mais informações como essas nas redes sociais: Instagram e Facebook

5/5 - (5 votes)

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit