Conheça os cursos náuticos e saiba como fazê-los!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

cursos-nauticos

Os cursos náuticos são a porta de entrada para que o marinheiro possa conduzir sua embarcação com segurança e responsabilidade. É através destes cursos que o marinheiro aprende tudo que precisa saber sobre a embarcação, como utilizar certos equipamentos, quais são as regras de trânsito na água, como é feito o socorro náutico e quais são as práticas de uma navegação segura.

Portanto, os cursos são de grande importância e devem ser realizados por proprietários de embarcações para que a navegação seja sempre segura para todos. Mas sabemos que existem vários tipos de cursos e há poucos conteúdos informativos sobre esse assunto.

Por isso, trouxemos neste artigo tudo que você precisa saber sobre os cursos náuticos, incluindo quais são eles, como você pode fazê-los, entre outras informações importantes. Acompanhe!

quais-sao-os-cursos-nauticos
Confira quais são os cursos náuticos!

O que são e para que servem os cursos náuticos?

Os cursos náuticos correspondem aos cursos voltados para a aprendizagem de alguma área dentro do universo náutico. A maioria dos cursos são voltados para a pilotagem, portanto, oferecem a instrução necessária para a formação do piloto, seja de moto aquática ou de uma embarcação como uma lancha. Mas há também cursos que são adicionais, pois eles possibilitam aprender coisas importantes para uma navegação, mas não são obrigatórios. 

Em todos os casos, os cursos voltados para a área náutica oferecem algum tipo de instrução para a formação do marinheiro, seja dando as noções básicas de uma navegação segura ou aprimorando os conhecimentos do piloto. Todos esses cursos possibilitam aprender mais sobre as particularidades que é viver a vida náutica. 

Leia também: Como pilotar um barco?

Quais são os cursos náuticos obrigatórios?

Há basicamente quatro cursos que são obrigatórios para aqueles que desejam pilotar uma moto aquática ou um barco. No entanto, cada curso dá o direito a pilotar um tipo de embarcação dentro de alguns limites. Por isso, não é preciso realizar todos os cursos se a ideia é apenas pilotar uma embarcação em território nacional. Confira a seguir tudo sobre esses cursos e habilitações possíveis no mundo náutico.

Motonauta

Essa é a habilitação para aqueles que desejam pilotar uma moto aquática. Chamada de habilitação de motonauta, essa habilitação é obrigatória para a condução de motos aquáticas, conhecidas popularmente como jet ski. 

Para que o piloto possa ganhar a sua habilitação, é necessário realizar no mínimo 3 horas de aulas práticas sobre pilotagem de moto aquática. Além disso, é preciso realizar uma prova na Capitania dos Portos para garantir que o piloto está preparado para conduzir uma moto aquática. 

As aulas ministradas neste curso fornecem noções básicas para pilotar uma moto aquática para que o condutor garanta a sua própria segurança com práticas de uma navegação segura. Além disso, no curso o piloto também aprende sobre técnicas de pilotagem, limites operacionais do equipamento, segurança de banhistas e outras embarcações, noções de tráfego aquaviário, cumprimento do RIPEAM, práticas em situações de emergência, entre outros conhecimentos. 

Leia também: Motonauta, como tirar habilitação para pilotar Jet Ski?

Arrais-Amador

Essa é a habilitação dada ao marinheiro que passou por todas as aulas e prova para obtenção do Arrais-Amador. O piloto consegue essa habilitação através das aulas práticas que devem ter no mínimo 6 horas de duração, após realizar a prova que garante que o piloto possui os conhecimentos necessários.

O Arrais-Amador permite que o piloto possa navegar com embarcações de esporte ou recreio, como lancha, barco e moto aquática. Além disso, a navegação só pode ser realizada em território nacional. 

No curso para Arrais-Amador o piloto aprende tudo que precisa saber para uma navegação segura, incluindo as noções básicas de navegação, utilização de equipamentos, práticas de navegação segura, regras de trânsito na água, entre outros conhecimentos. Este é um curso mais completo do que o de motonauta, pois o piloto poderá conduzir outros tipos de embarcações também.

Leia também: Como tirar Arrais-Amador?

Mestre-Amador

Essa outra habilitação dada pela Marinha é utilizada por marinheiros que conduzem embarcações dentro ou fora do país. A habilitação Mestre-Amador possibilita navegar entre portos nacionais e estrangeiros, respeitando os limites da navegação costeira.

Portanto, o curso para essa habilitação é ainda mais avançado que o de Arrais-Amador. Traz noções avançadas de navegação e outros conhecimentos necessários para uma navegação segura também no exterior.

Capitão-Amador

Essa é a habilitação final para quem pretende realizar todos os cursos náuticos obrigatórios. Se a ideia é conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros sem que haja um limite de afastamento da costa, então essa é a habilitação certa.

Nesse caso, o curso de formação também é avançado e traz conhecimentos ainda mais específicos para que o condutor navegue com segurança.

Quais são os cursos náuticos não obrigatórios?

Além dos cursos de formação que possibilitam obter a habilitação para conduzir determinadas embarcações, é possível realizar outros cursos que não são obrigatórios, mas que também oferecem ótimas noções para uma navegação segura em água doce ou salgada.

Esses cursos são voltados para aprimorar conhecimentos, como cursos específicos de GPS, radar, sonar, nós de marinheiro, navegação eletrônica, velas, mastros, cabos, entre outros conhecimentos que podem ser aprimorados. 

Saiba que existe uma grande infinidade de cursos para quem deseja aprender mais sobre navegação. Mesmo não sendo obrigatórios, esses cursos possibilitam aprender muito sobre navegação e auxiliam em situações difíceis que exigem um conhecimento específico. Portanto, conhecimento nunca é demais.

Onde realizar cursos náuticos?

Os cursos náuticos podem ser realizados em marinas que possuem aprovação da Marinha para oferecer a instrução adequada ao piloto. Portanto, você pode procurar por esses cursos em marinas. Na Marina Imperial, por exemplo, você pode obter habilitação para conduzir motos aquáticas e embarcações como barcos e lanchas recreativas. 

Quer aprender sobre o mundo náutico, obter sua habilitação e conduzir com mais segurança? Então conte com a Marina Imperial para conseguir sua habilitação. Nós também temos o serviço de Despachante Náutico para auxiliar em todas as etapas da obtenção da sua habilitação de Motonauta ou Arrais-Amador.

Nossa marina fica localizada em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Estamos em uma ótima localização, nas margens do Rio Juqueriquerê. Venha fazer uma visita e comece agora mesmo o processo para se tornar um verdadeiro marinheiro.

Essas informações foram úteis para você? Se sim, deixe seu comentário aqui no post. Veja mais dicas e informações nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit