Tudo que você precisa saber sobre o piso do barco!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

piso-do-barco

O piso do barco ou paineiro é uma das partes da embarcação que merece grande atenção durante as manutenções e cuidados com o barco. Afinal de contas, é sob esse piso que os tripulantes ficam, assim como equipamentos de pesca e materiais utilizados no barco. Portanto, é um local de bastante atrito, movimentação e que pode ter um desgaste rápido se não for cuidado corretamente.

Mais do que um cuidado específico, é importante que o proprietário da embarcação saiba escolher o piso ideal para colocar em seu barco. Muitas vezes os proprietários trocam todo o piso do barco por uma questão estética e esquecem de pensar em sua funcionalidade. 

Um bom piso para barco deve ser funcional acima de tudo, mas também deve agradar a quem olhar e combinar com toda a estética da embarcação. Por isso, se você está pensando em personalizar o piso do barco ou pretende reformá-lo, pois já está precisando de uma manutenção, veja a seguir dicas para escolher o piso ideal

como-escolher-o-piso-do-barcocomo-escolher-o-piso-do-barco
Saiba como escolher o piso do barco ideal para sua lancha!

Como deve ser o piso do barco?

Um piso de barco deve oferecer boa durabilidade, segurança e estética. Esse é o pilar para a escolha de um bom piso ou revestimento para piso do barco. 

Há pisos que são mais duráveis, enquanto outros apresentam uma melhor estética. Ou seja, os tipos de pisos variam muito, assim como o investimento necessário para realizar a troca completa do piso. O mais importante antes de comprar um piso para o barco é que você fique atento à essas características:

Durabilidade 

O piso deve apresentar boa durabilidade, já que as pessoas transitam sobre ele constantemente. Além disso, se você possui um barco de pesca a durabilidade deve ser o critério mais importante, pois os equipamentos utilizados na pesca podem ser pesados, podendo danificar o piso com mais facilidade. Por fim, devemos pensar que o piso é um investimento alto, então a durabilidade precisa ser alta. 

Leia também: Como fazer manutenção no casco da lancha?

Segurança 

Outro fator de grande importância na escolha do piso ideal é a segurança. Um bom piso deve ser derrapante para que ninguém corra o risco de cair dentro do barco. Lembre-se, o piso do barco é um local úmido. As pessoas podem entrar no barco após um mergulho e escorregarem no piso, caso não seja antiderrapante. Além disso, a forma como o piso será instalado deve ser uniforme, para que não apresente nenhum risco ao andar sobre ele.

Leia também: Como colocar óleo no motor do barco?

Estética

Claro que o piso escolhido para sua embarcação também precisa ser bonito. Afinal de contas, você quer personalizar seu barco para ele ficar do jeito que você gosta. Então nada mais justo que a estética seja considerada também. Nesse caso, a dica para a escolha do piso é encontrar uma opção de revestimento que combine com o restante da estética do barco. 

Leia também: Como evitar a corrosão no barco?

Quais são os principais tipos de piso para barco?

Hoje em dia a gama de pisos para barco é bem grande e variada. Existe piso para barco em EVA, madeira, vinílico, entre outros tipos de revestimento. Os tipos mais comuns são:

  • Piso naval em EVA ou borrachão 
  • Piso teca natural ou sintético
  • Piso vinílico

Qual é o melhor piso náutico?

A verdade é que não existe um consenso sobre qual é o melhor piso náutico. Afinal de contas, cada embarcação possui características diferentes, assim como finalidades. 

Por exemplo, um piso para barco de pesca precisa de muito mais resistência do que um piso para lancha de passeio. Já o piso para uma lancha de passeio precisa ser bonito e muito mais seguro do que um piso para barco de alumínio, que é o barco mais comum usado para pesca. Percebe a diferença entre a finalidade e as características do barco?

Portanto, o melhor piso para o seu barco será aquele que atende melhor as características das sua embarcação, assim como a finalidade. 

Leia também: Como secar o porão do barco?

Qual o melhor piso para barco de alumínio?

Os tipos mais usados em um barco de alumínio são o borrachão (piso de EVA) e o tapete vinil (piso vinílico). Dentre essas duas opções o tapete vinil apresenta maior durabilidade, mas deve ser instalado em cima de uma base, como madeira, por exemplo. Por isso, o investimento costuma ser maior do que o famoso borrachão.

Como fazer assoalho de barco?

Uma dúvida muito comum de quem tem uma embarcação é sobre como fazer o assoalho do barco. Embora possa parecer simples, há várias particularidades na montagem desse assoalho, o que inclui a preparação do piso e a aplicação de acordo com o material que será utilizado.

O mais recomendado é que você contrate um profissional para te ajudar com essa manutenção. Aqui na Marina Imperial realizamos manutenções em embarcações. Venha conhecer nossa marina e faça um orçamento para a personalização do seu barco.

Borrachão EVA para barco é uma boa opção?

Se você optar pelo borrachão para assoalho de barco, saiba que a durabilidade pode ser inferior a de outras opções de piso como madeira ou tapete vinil. Contudo, o investimento é bem menor e a aplicação é muito mais simples. 

Essa é uma boa opção para quem tem barco de pesca ou barco de alumínio, pois é um material antiderrapante, que oferece boa resistência, firmeza e segurança.

Piso de madeira para barco é uma boa opção?

Sim, mas precisa de cuidados específicos para que sua durabilidade seja grande. O piso de madeira é o que possui a estética mais bonita, já que ele traz conforto visual e combina com a maioria dos estilos de barcos. 

Mas é um piso com alto investimento, que precisa ser tratado adequadamente para que ele tenha uma boa conservação. O cuidado com esse piso ocorre por meio de tratamentos realizados na madeira periodicamente, para que o assoalho não empene e nem apresente ranhuras. 

Leia também: O que é ânodo de sacrifício e para que serve?

Pode colocar piso vinílico no barco?

Sim, pode parecer estranho de antemão, mas colocar piso vinílico no barco é algo bem comum. Nesse caso, o investimento também é alto se comparado a outros revestimentos que podem ser utilizados no barco. Mas a estética compensa todo o gasto, pois traz um acabamento muito mais bonito.

Contudo, ele precisa de uma maior resistência que é dada através da madeira ou outro material que precisa ser aplicado antes do tapete vinil. Por isso, os custos podem ser ainda mais elevados.

Viu só quantas opções de pisos para barco? Conte nos comentários sua dúvida sobre o piso do barco. Confira mais dicas da Marina Imperial no Facebook e Instagram.

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit