Como colocar óleo no motor do barco? Veja o passo a passo completo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

como-colocar-oleo-no-motor

Saber como colocar óleo no motor do barco é fundamental para quem possui uma embarcação. Isso porque essa é uma das manutenções preventivas que deve ser realizada de tempos em tempos para garantir o bom funcionamento do motor. 

Pensando nisso, trouxemos um passo a passo para te ajudar a fazer essa manutenção sozinho. O passo a passo é bem simples, por isso você pode colocar óleo no motor com segurança. Além disso, reunimos algumas dúvidas comuns sobre o tipo de óleo ideal para o motor, entre outras. 

Lembrando que neste artigo falaremos do motor de popa, que é um motor que precisa de lubrificação constante para que ele tenha uma maior durabilidade. Então vamos ao passo a passo e todas as dicas!

qual-oleo-usar-no-motor-de-popa
Saiba como colocar óleo e qual óleo usar no motor de popa!

Como colocar óleo no motor?

O passo a passo de como colocar óleo no motor é bem simples, mas se você tiver dúvidas ou receio em completar o óleo ou trocá-lo, recomendamos que você procure por ajuda profissional. Aqui na Marina Imperial realizamos manutenções em embarcações, caso você queira contratar esse serviço no Litoral Norte de São Paulo

Mas se você quiser se aventurar nessa prática que é relativamente simples, veja o passo a passo aqui embaixo:

  • Remova o painel superior do motor de popa
  • Remova a tampa de óleo do motor
  • Use o funil embutido para adicionar o óleo dentro do reservatório
  • Coloque a tampa do óleo novamente
  • Encaixe o painel superior do motor de popa

Viu só como é fácil? Esse é o passo a passo para colocar o óleo no motor. Já a troca possui algumas etapas diferentes, pois é preciso retirar o óleo restante do motor para que o novo fluido não seja contaminado.

Qual óleo usar no motor de popa?

O óleo utilizado para o motor de popa ou rabeta do motor deve ser um lubrificante mineral específico para aplicações deste tipo. O ideal é consultar o manual do fabricante do motor de popa para saber exatamente qual tipo de óleo utilizar, já que existem tantos tipos de óleos, além de marcas e viscosidade. 

Em todo caso, só use óleo de motor apropriado para motor de embarcações. Nada de colocar lubrificante de automóvel no motor de popa do seu barco!

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre hélice de barco!

Qual é o óleo ideal para rabeta?

O óleo que deve ser utilizado na rabeta do motor de popa é aquele que foi produzido especificamente para essa aplicação. Ou seja, você deve consultar o manual do fabricante do motor de popa do seu barco para saber a recomendação correta. Em todo caso, procure por óleo específico para rabeta, já que ele possui características que auxiliam no funcionamento dessa peça. 

Qual é o melhor óleo para rabeta de motor de popa?

Existem muitas marcas de óleo para rabeta, além de composições diferentes para cada tipo de motor de popa. O melhor óleo é aquele que foi fabricado especificamente para o seu motor, pois é esse óleo que proporcionará a melhor performance do motor do seu barco.

Em relação às marcas, se você tem um motor de popa Yamaha, por exemplo, precisa de um óleo produzido por essa marca como o Yamalube 90. Outra marca bem conhecida é a Quiksilver, que conta com lubrificante e kit para colocar o óleo no motor e rabeta. Há ainda óleo produzido pela Mercury, Uni, Ipiranga, entre outras marcas.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre bateria náutica!

Qual a proporção de óleo para motor de popa?

A recomendação é de 50:1 para a proporção de óleo no motor de popa. Contudo, é sempre importante verificar o manual do motor para saber a proporção ideal sugerida por cada marca. A Yamaha, por exemplo, já fabricou motores com recomendação de proporção de óleo de 40:1

Outra informação importante é que muitos mecânicos de barcos recomendam utilizar a proporção de 40:1, pois essa proporção auxilia na conservação do motor visto que a gasolina possui a adição de 25% de etanol, o que leva a uma maior deterioração do motor.

Lembrando que colocar pouco óleo pode fundir o motor. Mas colocar muito óleo pode deixar o motor carbonizado. Então sem exageros, siga a orientação do fabricante ou de um mecânico confiável para um melhor resultado.

Qual a mistura de óleo 2 tempos na gasolina do motor de popa?

Outra forma que os usuários procuram por essa mesma informação é sobre qual a mistura de óleo 2 tempos na gasolina do motor de popa. Mais uma vez, a proporção orientada é de 50:1, mas a proporção de 40:1 é a mais praticada entre os mecânicos de barco.

Lembrando que a proporção equivale a 40 litros de gasolina para 1 litro de óleo

Qual a medida de óleo 2 tempos para motor de popa Yamaha?

Como mencionamos, alguns motores da Yamaha já saem de fábrica com a especificação para usar a proporção de 40:1. Portanto, consulte o manual do motor do seu barco para saber exatamente a medida de óleo para usar em seu motor.

Leia também: O que é e para que serve o ânodo de sacrifício?

Quando trocar o óleo do motor de popa?

Não basta apenas completar o óleo do motor, é preciso realizar uma revisão periodicamente para trocar o óleo. A troca de óleo é importante para retirar toda a sujidade que sai do motor durante o seu funcionamento e também porque o óleo perde a viscosidade com o passar do tempo.

A troca de óleo deve ocorrer após 100 horas de uso do motor. Também é importante realizar a troca após 6 meses, caso o motor não tenha alcançado as 100 horas de uso. Após esse prazo, é preciso realizar a troca do óleo para uma manutenção preventiva eficaz. 

Quando trocar o óleo da rabeta do motor de popa?

A recomendação para a troca do óleo da rabeta do motor de popa é de 100 horas de uso ou após 6 meses, o que vencer primeiro. Lembrando que é importante consultar as orientações do fabricante para saber com mais exatidão o prazo ideal para a troca do óleo.

Leia também: Super dicas de como preservar sua lancha e aumentar a durabilidade!

Quanto tempo dura a gasolina misturada com óleo 2 tempos?

Após realizado a mistura de gasolina e óleo, é estimado uma duração de apenas 10 dias para o combustível. Já o óleo que poderá ser guardado, caso não seja utilizado por completo, deve ser armazenado por no máximo 6 meses.

Como fazer a mistura 25:1?

A mistura de gasolina com óleo de motor na proporção de 25:1 é equivalente a 40 ml de óleo do motor para cada 1 litro de gasolina. Lembrando que essa não é uma proporção recomendada, já que pode levar a carbonização do motor. O ideal é utilizar entre 40:1: e 50:1.

Como lubrificar motor de popa?

Depois de todas essas informações, trouxemos mais algumas dicas para manter o motor de popa lubrificado e garantir uma maior durabilidade. Confira essas dicas de conservação das embarcações.

  • Use apenas óleo apropriado para motor de barco
  • Preste atenção se há vazamento de óleo no motor ou rabeta
  • Completar o óleo constantemente indica que há óleo vazando
  • Faça a proporção correta de óleo e gasolina
  • Troque o óleo a cada 100 horas de uso ou 6 meses
  • Procure ajuda profissional se tiver dúvidas sobre a lubrificação do motor

Esperamos que essas dicas te ajudem a cuidar cada vez melhor do seu motor de popa. E se precisar de ajuda com manutenção preventiva ou corretiva, conte com a Marina Imperial, a melhor marina de Caraguatatuba!

Ficou alguma dúvida sobre como colocar óleo no motor do barco? Se sim, deixe aqui nos comentários. 

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit