O Stand Up Paddle tomou conta de praias famosas no Brasil e no mundo. Atualmente é possível encontrar praticantes em todos os lugares com suas pranchas e remos no horizonte. Além de ser uma prática bastante tranquila e prazerosa, esse esporte oferece muitos benefícios para a saúde e possibilita um grande contato com a natureza.
Quer saber tudo sobre esse esporte, incluindo como surgiu, o que é preciso para praticar e como começar a praticar o stand up paddle? Então confira a seguir tudo que você precisa saber!
O que é stand up paddle?
Stand up paddle ou SUP, que traduzido do inglês quer dizer “remo em pé”, é um esporte aquático popular de origem havaiana onde o objetivo é ficar de pé na prancha e remar. Trata-se de um esporte completo, que proporciona o contato com a natureza, trabalha músculos do corpo todo e é uma prática muito tranquila.
Esse esporte pode ser praticado no mar, em lagos e rios, já que não é necessário o movimento das ondas, como ocorre no surf, windsurf, wakeboard e outros esportes do tipo.
Onde surgiu o stand up paddle?
Esse esporte surgiu no Havaí por volta de 1960 ao observar os turistas que estavam aprendendo a surfar e, por isso, ficavam em pé na prancha de surf e remavam com uma pá. Pouco tempo depois o esporte foi chamado de stand up paddle surfing, mas ganhou grande destaque nos anos de 1990.
Com a popularidade do esporte, grandes atletas deixaram práticas anteriores como a Canoa Havaiana, surf e windsurf para praticar o SUP. Um exemplo disso são os atletas Gerry Lopez, Laird Hamilton, Robbie Naish e Dave Kalama.
Churrasco a bordo, tudo que você precisa saber!
Como o stand up paddle chegou ao Brasil?
Os surfistas Harold Ambrósio e Jorge Pacelli foram os responsáveis por trazer esse esporte para o Brasil. Na época os atletas também trouxeram equipamentos mais modernos, algo que chamou a atenção de atletas brasileiros.
Não demorou muito para que o SUP se tornasse uma grande febre no país. Hoje em dia o esporte é praticado em praias do Nordeste, no Rio de Janeiro, São Paulo, Sul do país e até mesmo em rios e lagos de Brasília.
Em Caraguatatuba você também pode praticar esse esporte nas praias e no Rio Juqueriquerê. Se você vier para nossa cidade, não se esqueça de vir nos visitar, estamos nas margens do Rio Juqueriquerê. Será um prazer te conhecer!
Qual o objetivo do stand up paddle?
Esse esporte tem como objetivo trabalhar o equilíbrio, a concentração e a realização de manobras variadas. Alguns praticantes utilizam a prática como relaxamento, enquanto outros mais radicais exploram manobras utilizando a mobilidade do corpo e o remo.
Como funciona o stand up paddle?
O funcionamento desse esporte é simples: a pessoa fica em pé na prancha sobre a água e utiliza o remo para se movimentar. Utilizando apenas o remo e a mobilidade, a pessoa pode realizar manobras.
O que levar em um passeio de barco?
Quem está apto para praticar o stand up paddle?
Todas as pessoas podem praticar esse esporte, incluindo homens, mulheres e crianças. É um esporte para todas as idades e níveis, indo do mais iniciante aos avançados em surf e outros esportes aquáticos com prancha.
O que precisa para praticar o stand up paddle?
Se você quer saber o que precisa para fazer stand up paddle, saiba que basta ter uma prancha de surf e um remo para iniciar a sua prática. Quem é totalmente iniciante em esportes aquáticos pode fazer aulas de SUP com um instrutor.
Onde o stand up paddle é praticado?
Esse esporte é bastante versátil, ele pode ser praticado em mares, rios e lagos. Já os lugares do país onde mais se pratica esse esporte são as praias do Rio de Janeiro, do Nordeste brasileiro e do Litoral Norte de São Paulo, incluindo as praias de Caraguatatuba.
Motoaquática, saiba tudo sobre essa embarcação!
Qual a diferença entre canoagem e stand up paddle boarding?
Na verdade, há uma briga entre os praticantes de canoagem e de surf sobre em qual desses esportes o SUP mais se encaixa. Os atletas dizem que se tem pá, a prática é de canoagem, enquanto outros asseguram que se tem prancha, é surf. Em todo caso, o stand up paddle boarding é diferente da canoagem porque possui prancha.
Quais as diferenças entre o surf e o stand up paddle?
Como explicado no tópico anterior, tem atletas que consideram o SUP como uma prática de surf. Mas a diferença dos dois esportes está na utilização do remo, que não ocorre no surf.
Quais são os equipamentos utilizados no stand up paddle?
Os equipamentos utilizados no SUP são: prancha de stand up paddle, remo, colete salva-vidas e leash. Também podemos citar a roupa com proteção solar, que protege os praticantes dos raios UV.
Lancha Hard Top, tudo que você precisa saber sobre essa lancha!
Quais os riscos do stand up paddle?
Esse esporte é bastante tranquilo e quase sem riscos, se comparado a outras modalidades. O maior risco, no entanto, é o de afogamento. Mas utilizando os equipamentos corretos, incluindo o colete salva-vidas, esse risco é muito menor. Aliás, é o mesmo risco de um mergulho no mar ou rio.
Quais os benefícios de praticar stand up?
Há muitos benefícios da prática esportiva do stand up paddle, mas os principais benefícios para a saúde são:
- Auxilia na perda de peso
- Reduz o estresse
- Alivia sintomas de ansiedade
- Melhora o equilíbrio
- Auxilia na saúde do coração
- Alivia dores nas articulações
- Possibilita o ganho de massa muscular
Quais os principais músculos trabalhados no stand up paddle?
A prática do SUP possibilita trabalhar diferentes músculos de uma só vez, o que inclui os músculos das costas, abdômen, trapézio, oblíquos, quadríceps, laterais, glúteos, entre outros.
Como é chamado o esporte stand up paddle?
Esse esporte é chamado de várias formas diferentes, como SUP, stand up paddle boarding, surf com remo, remo em pé e REP. Outra dúvida comum é sobre o que é paddle. Saiba que é “remo” em tradução do inglês para português.
Entenda o conceito de estilo de vida náutico
Quais os tipos de pranchas de stand up paddle existem no mercado?
No início, os praticantes utilizavam a prancha de surf para praticar. Mas com o passar do tempo, foram desenvolvidas pranchas específicas para o SUP. Os modelos mais utilizados atualmente são: sup race, sup hibrida, sup wave e sup para travessias. Se você está se perguntando qual o melhor tipo de prancha de stand up, saiba que não existe o melhor modelo, mas sim o modelo ideal para cada pessoa e prática esportiva.
Como comprar um stand up paddle?
Se você quer saber como comprar uma prancha e remo para praticar, saiba que em qualquer loja de esporte aquático você poderá encontrar os equipamentos necessários. Há ainda grandes varejistas que também vendem esses equipamentos, mas tenha o cuidado de conferir a garantia do produto para ter certeza de que é um equipamento de qualidade.
Como aprender stand up?
Se você já surfa ou pratica outro esporte com prancha, será muito fácil se adaptar ao SUP. Basta subir na prancha em cima da água, flexionar levemente os joelhos e utilizar o remo para se mover. Mas se você é iniciante em todos os aspectos, o ideal é começar a praticar com um instrutor.
Leia também: Tudo sobre acessórios para barcos!
Qual a melhor maneira de remar no stand up?
A forma correta de remar no SUP é posicionando o remo na lateral da prancha. Vá com o remo mais para frente possível e empurre a água deixando a pá sair assim que chegar no quadril.
Quem não sabe nadar pode fazer stand up?
Não, pois o risco de afogamento se torna maior para quem não sabe nadar. Mesmo as pessoas que sabem nadar devem utilizar colete salva-vidas para praticar esse esporte.
Stand up paddle em Caraguatatuba: onde fazer?
Esse esporte tão popular em diversos lugares do país e do mundo também pode ser praticado em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Há a possibilidade de praticá-lo no Rio Juqueriquerê e também no mar, passando pelas diversas praias de Caraguatatuba.
Se essa for a sua escolha não esquece de contar com a gente, viu? Nós estamos nas margens do Rio Juqueriquerê, a entrada perfeita para seu passeio de lancha com a prática desse esporte.
Viu só quantas informações sobre o stand up paddle? Se gostou deste conteúdo, deixe seu comentário. Siga a Marina Imperial nas redes sociais: Facebook e Instagram.