Como aproveitar sua lancha no inverno: 3 dicas para utilizar seu barco nos dias de frio!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

como-aproveitar-sua-lancha-no-inverno

Os passeios de lancha aumentam significativamente no período da primavera e verão. Mas você sabia que dá para aproveitar sua lancha no inverno também? E você nem precisa de dias ensolarados para isso. A seguir você encontrará várias dicas de como aproveitar sua lancha no inverno, com ideias de passeios sobre as águas no frio.  

lancha-no-inverno
Use a sua lancha no inverno com essas dicas!

Como aproveitar sua lancha no inverno?

Durante o inverno é comum que as embarcações fiquem guardadas em marinas e garagens náuticas devido a queda das temperaturas. É também nesse período que é possível comprar lanchas e outras embarcações com preços mais acessíveis, além da redução do preço de serviços recreativos como o passeio de lancha. 

Mas para quem já tem uma lancha, é possível aproveitar esse período de baixa temporada mesmo com as temperaturas mais baixas. É possível visitar praias, ilhas e vários lugares incríveis com a sua lancha e perceber as mudanças nas paisagens por conta do inverno. Veja a seguir 3 dicas para aproveitar sua lancha no inverno.

Leia também: Como evitar umidade no barco?

1. Use a sua lancha para pescar

Se você é daqueles que adora pescar, não tem porque deixar sua lancha guardada no galpão durante o inverno. Claro que pescar no inverno é muito mais difícil do que no verão, pois os peixes tendem a reduzir seus movimentos por causa da queda das temperaturas como uma estratégia para poupar energia. 

Mas para um bom pescador, pescar no inverno é o mesmo que superar um novo desafio. As dicas para uma boa pescaria no inverno são:

  • Observe o comportamento dos peixes
  • Use iscas artificiais para chamar a atenção
  • Saiba usar as iscas naturais
  • Procure por lugares e peixes que sejam mais fáceis de pescar no inverno

Durante o inverno você poderá pescar tilápia, carpa, truta, tucunaré, black bass, anchovas, betara, miraguaia e badejos. 

2. Faça um passeio romântico com quem você ama

Não tem nada mais romântico do que um passeio de lancha com quem você ama no inverno. Imagine só aquele dia de frio, vocês dois na lancha com vista para o horizonte sem fim, com um delicioso chocolate quente e petiscos para degustar. 

Ao preparar esse passeio, planeje refeições para preparar dentro da lancha, para trazer aquela preocupação maior com esse momento a dois. Por exemplo, risoto, massas, lasanha, fondue de queijo, frango xadrez, mignon com gorgonzola, salmão com castanhas, entre outros pratos deliciosos. 

Se você quiser uma experiência completa, contrate um charter para pilotar a lancha e guiar seu passeio por lindas paisagens. Dessa forma, você pode aproveitar para abrir um espumante ou um vinho para celebrar com quem você ama.

Leia também: Como se proteger dos raios durante a navegação?

3. Passeio calmo com a família

Nos dias mais frios as melhores opções de passeios são por roteiros mais tranquilos, calmos e serenos. Nesses passeios, que pode ser com amigos ou família, você pode aproveitar para conhecer lugares diferentes com paisagens bonitas. 

Isso porque dificilmente os tripulantes vão aproveitar a água para nadar ou praticar um esporte aquático no frio. Portanto, os melhores roteiros incluem belas paisagens, ilhas mais distantes, navegação próxima a grutas, riachos, cachoeiras e outras belezas naturais.

Quanto custa um passeio de lancha no inverno?

Quem já tem uma lancha precisará apenas pagar pelos serviços que podem ser necessários para esse passeio, como abastecimento de combustível, contratação de um charter (se for necessário), manutenção e limpeza da embarcação.

Mas quem ainda não possui um barco, pode contratar esse serviço em marinas, como é o caso da Marina Imperial. Nós estamos localizados em Caraguatatuba, SP, uma das cidades do Litoral Norte de São Paulo com mais belezas naturais e águas navegáveis. Aqui você encontra a locação de lanchas durante o ano todo, inclusive no inverno. Venha aproveitar a baixa temporada para fazer seu passeio com a gente! 😉

Os custos com a locação de lancha variam de acordo com o tipo de passeio, roteiro e duração do aluguel. É possível fazer passeios rápidos, de poucas horas, assim como é possível alugar uma lancha por vários dias. Portanto, não dá para definir com exatidão qual o valor do aluguel de uma lancha sem antes ter mais detalhes sobre o passeio. 

O que levar para um passeio de um dia durante o inverno?

Em um passeio de lancha no inverno, é importante incluir roupas mais quentes e opções de comidas e bebidas que tragam um bom conforto térmico. Primeiro, confira todas as dicas deste artigo: o que levar em um passeio de barco! Lá você encontrará um checklist completo. 👌

Agora inclua esses outros itens para um passeio de barco de um dia durante o inverno:

  • Roupas quentes, como abrigos e casacos
  • Comidas quentes e saborosas
  • Bebidas quentes para aquecer
  • Cobertores ou mantas, caso esfrie mais do que o esperado
  • Roupa impermeável e térmica, caso queira nadar

Como se vestir para um passeio de lancha no frio?

O ideal é que você confira a previsão do tempo e escolha a roupa de acordo com a temperatura. Mesmo no inverno há vários dias que as temperaturas estão amenas e possibilitam curtir uma manhã de sol, por exemplo.

Então confira a previsão e coloque roupas confortáveis e apropriadas para o seu passeio, considerando a temperatura esperada para o dia. Mesmo assim, leve um casaco por precaução, já que as temperaturas podem cair de forma inesperada durante o inverno.

Leia também: Entenda o conceito de estilo de vida náutica

O que cozinhar no barco em um passeio de inverno?

Se você já conferiu o que levar para um passeio de lancha, já sabe que a comida é indispensável. Caso você queira cozinhar no barco, os pratos mais interessantes para serem preparados em uma lancha são os mais práticos, que podem ser feitos em uma panela só, como é o caso de massas e risoto. 

Mas você pode levar alguns itens já pré-cozidos para serem finalizados na embarcação. Isso poupará tempo e tornará o processo de cozinhar em um barco muito mais fácil. Ótimas opções de refeições para um passeio de barco no inverno são:

  • Churrasco à bordo
  • Risoto de camarão
  • Spaghetti ao molho funghi
  • Caldo verde ou de mandioca
  • Iscas de peixe
  • Queijo coalho empanado
  • Fondue doce e salgado
  • Chocolate quente cremoso
  • Risoto caprese
  • Polenta de queijo com legumes grelhados
  • Medalhão de mignon ao molho de mostarda

Há uma infinidade de receitas deliciosas para preparar em um passeio de barco. O ideal em um dia de frio é preparar refeições quentes e saborosas. 

Como montar um roteiro de passeio de lancha no inverno?

Você está decidido a aproveitar sua lancha nessa estação do ano? Então o primeiro passo é montar seu roteiro de passeio. Se você for alugar uma lancha para seu passeio, é possível montar o roteiro durante a sua locação. Na Marina Imperial orientamos nossos clientes sobre os melhores trajetos e locais para visitar em um passeio de lancha.

Mas se você pretende planejar o roteiro completo, então defina qual será a duração do seu passeio. Será de algumas horas, de um dia ou de vários dias? Sabendo dessa informação, comece pelo ponto de partida do seu passeio e inclua a parada final. Assim você poderá fazer um trajeto com todas as paradas que deseja fazer ao longo do passeio.

Vamos dar uma sugestão de passeio para você que quer curtir o inverno em alto mar, confira!

Roteiro de passeio de lancha em Caraguatatuba no inverno

Comece seu passeio saindo da Marina Imperial e navegue pelas águas do Rio Juqueriquerê. Esse é um dos maiores rios navegáveis do país, possui fauna, flora e muitas belezas naturais que você só encontra em Caraguatatuba. 

Siga pela passagem do rio em direção ao mar e inclua em seu passeio as seguintes paradas:

  • Praia da Tabatinga
  • Praia da Mococa
  • Praia da Cocanha
  • Praia do Massaguaçu
  • Ilha do Cocanha
  • Ilha do Tamanduá

Dependendo da duração planejada para o passeio, é possível seguir até Ilhabela e conhecer essa ilha que fica bem perto de Caraguatatuba. Se bater aquela fome e você não quiser cozinhar em sua lancha, aproveite para almoçar no Imperial Bar & Restaurante e se surpreenda com pratos deliciosos. 

Como curtir as férias de inverno com sua lancha?

Vimos até aqui que não importa a época do ano, dá para curtir muitos momentos especiais com quem você ama em um passeio de lancha em todas as estações. Com chuva, sol ou frio, o passeio de lancha é um programa inesquecível.

No outono e no inverno há algumas vantagens, como a redução das chuvas e o menor número de embarcações transitando por pontos turísticos ou paisagens mais conhecidas pelos amantes da vida náutica. Portanto, para aproveitar as férias de julho fazendo um passeio de lancha, veja mais algumas dicas:

  • Preze pelo conforto térmico dentro da lancha
  • Escolha opções de passeio mais intimistas
  • Garanta que todos tenham onde se abrigar caso a temperatura diminua muito
  • Preze sempre pela segurança durante o passeio
  • Leve um aquecedor para manter a cabine em temperatura agradável

Viu só quantas dicas legais de como aproveitar sua lancha no inverno? Agora você não tem mais desculpas para não fazer seu passeio de lancha, mesmo nos dias de frio. 

Gostou dessas dicas? Então deixe seu comentário e siga a Marina Imperial nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit