Descubra o que são inversores e a importância deles em um barco!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

inversores

Há muitos equipamentos que são utilizados dentro de um barco que oferecem funcionalidades importantes. Entre esses equipamentos estão os inversores, que também podem ser usados para outras diversas situações, principalmente em sistemas de energia com placa fotovoltaica. 

Em uma embarcação, o inversor tem a função de possibilitar o uso da energia da bateria do barco para ligar aparelhos como refrigerador, luz, entre outros equipamentos dentro do barco. Mas há várias características importantes sobre esse equipamento que você deve saber antes de comprar o seu. É sobre isso que falaremos nos tópicos a seguir, confira!

o-que-sao-inversores
Entenda o que são inversores a seguir!

O que são inversores?

Os inversores para barcos são equipamentos que transformam tensões de 12 v ou 24 v fornecidas por baterias náuticas em tensões de 110 v ou 220 v. Além disso, esse equipamento transforma a corrente contínua em corrente alternada, para que seja possível gerar energia que possa ser utilizada para ligar sistema de refrigeração, luz, equipamentos de música, refrigerador, entre outros.

Portanto, é um equipamento de grande importância que era utilizado principalmente em grandes embarcações. Com a evolução das tecnologias, hoje em dia é possível contar com inversores em barcos menores, como as lanchas de passeio. 

Para que serve um inversor no barco?

A principal função de um inversor dentro do barco é transformar a energia da bateria que sai em corrente contínua para que ela possa ser utilizada por eletrodomésticos que precisam de corrente alternada. Além disso, há uma conversão de tensão também, que vai de 12 a 24 v para 110 e 220 v. 

Basicamente, esse equipamento serve para que você possa utilizar diversos equipamentos elétricos dentro do seu barco, como um refrigerador, fogão por indução, forno elétrico, microondas, ar condicionado, ventiladores, luzes, carregador de celular e vários outros itens.

Leia também: Conheça os diferentes tipos de popa e suas características

Agora que você já sabe o que é um inversor e para que serve, vamos às principais dúvidas sobre esse equipamento:

1. É preciso um banco de baterias para instalar um inversor?

O ideal é fazer um planejamento sobre o uso de energia em sua lancha, considerando quais equipamentos serão ligados à energia e qual inversor será utilizado. Dessa forma, você saberá exatamente quantas baterias utilizar em seu barco. 

Uma regra simples para dimensionar o seu banco de baterias (considerando uma bateria de 12 v), é calcular 20% da capacidade de um inversor em Watts. Se for uma bateria de 24 v, o cálculo é feito com 10%. 

2. O inversor consome muita potência da bateria?

Saiba que cada inversor possui uma eficiência diferente, então não há como generalizar. É certo que os inversores consomem enquanto transformam a energia para que um eletrodoméstico seja utilizado, mas eles costumam ser muito eficientes. 

O Xantrex Freedom Marine, por exemplo, que é um inversor de 2500 Watts, possui eficiência de 85%. Ou seja, ele utiliza apenas 15% da bateria para poder funcionar. 

Também é válido lembrar que dependendo do equipamento utilizado para ligar ao inversor, o consumo irá variar, assim como o tempo de uso. 

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre barcos elétricos no Brasil

3. O que é inversor de onda quadrada?

Esse é o inversor que empilha ondas quadradas para construir a senoide. Também é chamado de inversor não senoidal ou inversor senoidal modificado. O inversor de onda quadrada é mais antigo e pode oferecer riscos para equipamentos mais sensíveis. Por isso existem inversores mais modernos no mercado que já possuem a onda em forma de senoidal, que garantem uma maior proteção para esses equipamentos. 

4. O que é inversor de onda senoidal?

É um inversor que gera corrente elétrica em forma de onda senoidal. Trata-se de uma onda elétrica que garante o funcionamento de equipamentos elétricos mais sensíveis. Ou seja, é a onda elétrica ideal para se ter dentro de uma embarcação, pois ela protegerá seus equipamentos elétricos ao serem ligados no inversor. 

5. Quais equipamentos não podem ser ligados em um inversor?

A maioria dos equipamentos podem ser ligados neste dispositivo, mas há poucas exceções, como é o caso de equipamentos que consomem muita energia. Nesse caso, o que poderá acontecer é que a carga da bateria será drenada rapidamente

Alguns equipamentos que possuem um alto consumo são fornos elétricos, fogões e aparelhos de ar condicionado. Esses equipamentos podem ser ligados a um inversor, mas é preciso dimensionar adequadamente a quantidade de baterias necessárias para ligar todos esses equipamentos.

Leia também: Como secar o porão do barco?

6. Pode cozinhar usando o inversor no barco?

Como você viu anteriormente, é possível ligar fogão e forno elétrico em um inversor no barco. Mas é preciso ter o cuidado de dimensionar as baterias adequadamente. Uma dica para cozinhar com mais eficiência é manter apenas uma boca do fogão ligada ao inversor, para aqueles momentos que você precisa esquentar algo rapidamente. 

7. Onde é o melhor lugar para instalar um inversor?

Recomenda-se instalar o inversor próximo as baterias do barco. Dessa forma, é possível reduzir o custo de instalação e até melhorar a performance do aparelho. Mas é importante considerar que esse local deve ser ventilado, já que os inversores geram calor. 

Leia também: Qual o preço para manter um barco em uma marina?

Qual é o inversor ideal para meu barco?

Existem muitos modelos de inversores que podem ser utilizados em um barco. Até aqui você já descobriu que o inversor de onda senoidal é melhor para proteger equipamentos sensíveis. Aliás, esse modelo é a inovação no mercado dos inversores e é o mais usado atualmente. 

Mas há uma grande variação em relação à quantidade de Watts de cada inversor. O ideal para fazer uma boa compra é calcular a necessidade de consumo em Watts dos equipamentos que serão ligados ao inversor na sua embarcação. Dessa forma você poderá comprar o inversor que possui a capacidade necessária para garantir o funcionamento desses itens. 

Viu só como os inversores são importantes para uma embarcação? É através deles que você poderá ligar um aparelho de som, por exemplo, ou se refrescar com um ventilador dentro da cabine. Ele também será utilizado para garantir o funcionamento da sua cozinha dentro da lancha.

Gostou de conhecer mais detalhes sobre esse equipamento? Então deixe seu comentário e aproveite para seguir a Marina Imperial nas redes sociais (Instagram e Facebook).

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit