Velocidade de cruzeiro: aprenda a calcular a ideal para sua lancha!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que você vai ler neste post?

velocidade-de-cruzeiro

Quem é marinheiro experiente sabe que a velocidade de cruzeiro é um fator importante para consumir menos combustível e ter um desgaste menor da embarcação durante um passeio de lancha. 

Contudo, quem está começando no mundo náutico ainda precisa entender o que é velocidade de cruzeiro, como calcular e qual o impacto desse cálculo em seu passeio. 

Pensando nisso, reunimos as principais informações sobre a velocidade de cruzeiro, para que você possa calcular a velocidade ideal para a sua lancha. Confira a seguir todas essas informações!

significado-de-velocidade-de-cruzeiro
Entenda o significado de velocidade de cruzeiro!

O que é velocidade de cruzeiro?

A velocidade de cruzeiro se caracteriza como uma faixa de velocidade que quando o barco se mantém nela, há um menor desgaste do motor e também um menor gasto de combustível. Essa faixa de velocidade varia de acordo com cada tipo de embarcação, peso e também motor, mas geralmente fica entre 50% a 60% da rotação máxima do motor da embarcação.

Por exemplo, nas lanchas que possuem motor a gasolina podendo ser de popa ou de centro rabeta, a velocidade de cruzeiro ideal fica em torno de 3.000 a 4.000 RPM, de acordo com testes feitos por especialistas nessa área. 

Contudo, no caso de motores a diesel a velocidade geralmente é menor, pois a rotação do motor a diesel é menor do que o movido a gasolina. 

Em todo caso, o conceito mais válido para o cálculo da faixa de velocidade ideal ainda é dos 50% a 60% da rotação máxima do motor da embarcação, não importando se o motor é de popa ou de centro rabeta. 

Além dessa faixa de velocidade que é chamada de velocidade de cruzeiro, há ainda outra categoria muito mais econômica e que permite economizar muito combustível. Trata-se da velocidade de cruzeiro econômica. Nessa faixa de velocidade o motor consegue atingir sua maior autonomia, resultando em menor consumo de combustível. 

Leia também: Qual o melhor motor para lancha?

Significado de velocidade de cruzeiro

No mundo náutico o termo velocidade de cruzeiro é uma faixa de velocidade onde a embarcação possui menor desgaste do motor e menor consumo de combustível. Embora o termo seja popular na comunicação náutica e aeronáutica, a velocidade de cruzeiro também se tornou uma expressão popular.

Quando as pessoas dizem que determinada coisa está em velocidade de cruzeiro, significa que está em velocidade ideal, considerando todas as condições. Sendo assim, o termo é usado comumente para designar a velocidade ideal de um projeto, planejamento, ação, entre outras coisas. 

O que mede a velocidade do barco?

Antes de entender como é feito o cálculo da velocidade ideal para sua lancha, é importante destacar o que mede a velocidade do barco. Como você provavelmente já sabe, a velocidade do barco é medida pelo velocímetro, que é o dispositivo auxiliar da navegação que dá a orientação ao marinheiro sobre a velocidade.

Já a unidade de medida utilizada atualmente é a milha náutica. Antigamente o termo “nós” era o mais usado, mas hoje em dia é mais comum encontrar a velocidade da embarcação calculada em “milha”. 

Para você ter uma ideia, 1 nó é o mesmo que 1,852 quilômetros por hora, que também é equivalente a 1 milha náutica. 

Leia também: Quais são as regras de trânsito na água?

Como calcular a velocidade de um barco?

Considerando que cada embarcação possui uma faixa de velocidade que é ideal para a navegação, é preciso realizar o cálculo para saber qual a velocidade de cruzeiro do seu barco ou lancha

Os cálculos são bem rápidos e simples. Todavia, eles permitirão descobrir a velocidade ideal para uma navegação com menor desgaste do motor e consumo de combustível. 

O cálculo da velocidade de cruzeiro é realizado a partir de alguns dados muito importantes, sendo eles: velocidade média da embarcação e consumo médio de combustível. Sabendo essas informações você poderá realizar o cálculo corretamente. 

Para facilitar a compreensão, elaboramos um passo a passo simples de como calcular a velocidade de cruzeiro para sua lancha. Confira!

1. Anote as informações para o cálculo

Para calcular a velocidade é preciso ter dados, por isso, o primeiro passo é obter esses dados. Você conseguirá essas informações ao navegar com sua embarcação em 3.000, 3.500 e 4.000 RPM. Dessa forma, você deverá coletar a velocidade média e o consumo de combustível para que possa ser realizado o cálculo. 

Essa anotação é bem simples e fácil. Por exemplo, com o motor a 3.000 RPM você deve verificar a velocidade média e o consumo médio de combustível. Feito isso, anote os dados e siga para a próxima faixa de rotação. 

2. Calcule com os dados coletados

Agora que você já tem as informações necessárias em mãos, é preciso fazer o cálculo. O cálculo deve ser feito da seguinte forma:

  • Divida o valor da velocidade pelo valor do consumo de combustível em litros por hora;
  • Agora multiplique o resultado por 90% do volume do tanque, considerando a margem de segurança de 10% de combustível reserva.

Lembrando que em cada rotação você obterá um resultado diferente. A rotação que permitir navegar por mais milhas é a ideal para o seu barco. Sendo assim, o resultado deste cálculo será a velocidade de cruzeiro, que é a velocidade ideal para que sua embarcação possa navegar com maior autonomia. 

Leia também: Como economizar combustível do barco?

Qual a velocidade de um barco de pesca?

Existem muitos modelos de barcos e motores que influenciam na velocidade de um barco de pesca. Geralmente, a velocidade de um barco deste tipo fica em 5 nós, que é equivalente a 9,26 quilômetros por hora

Qual é a velocidade de uma caravela?

Caravelas são embarcações antigas usadas principalmente na época das grandes navegações. Há historiadores que dizem que as caravelas podiam navegar a uma velocidade de 22 km/h. Era uma velocidade bem alta para as embarcações daquela época. 

Qual a velocidade de um cruzeiro?

Para aqueles que querem saber a velocidade de um cruzeiro, aquela embarcação bem grande usada para o turismo náutico, saiba que a velocidade média dessa embarcação é de 40 km/h. Se comparado a velocidade de um barco de pesca, os cruzeiros são muito mais velozes. 

Leia também: Como escolher a lancha certa para você?

Qual a velocidade máxima de um barco?

A velocidade máxima de uma embarcação varia de acordo com a capacidade do motor e também a capacidade de carga. A embarcação mais rápida do mundo consegue navegar a uma velocidade que varia de 100 km/h a 107 km/h. Além de ser uma velocidade muito alta, considerada a média das embarcações, esse navio ainda tem a capacidade de transportar mil passageiros e 150 carros. 

Qual a velocidade de uma lancha?

Existem muitos modelos de lanchas, por isso, a velocidade de uma lancha também varia de acordo com cada modelo. Em média, as lanchas podem ter velocidade de 10 a 40 nós, que em quilômetros é equivalente a 18,52 km/h a 74,08 km/h.

Qual a velocidade de cruzeiro de uma lancha?

Assim como a velocidade média, a velocidade de cruzeiro de uma lancha varia de acordo com a potência do motor, peso da embarcação, entre outras características. Contudo, a velocidade de cruzeiro para uma lancha fica entre 15 e 26 nós, que é equivalente a 27,78 km/h a 48,15 km/h.

Ficou alguma dúvida sobre a velocidade de cruzeiro e como fazer o cálculo? Deixe seu comentário para que possamos te ajudar. Confira a Marina Imperial nas redes sociais para obter mais dicas legais como essa: Facebook e Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais posts

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit