Embora seja necessário ter o Arrais-Amador para pilotar uma embarcação, a condução de um barco ou lancha é algo bem fácil. É muito parecido com a condução de um veículo, mas requer alguns cuidados diferentes, principalmente nas manobras. Por isso, se você não sabe como manobrar uma lancha, neste artigo você aprenderá tudo sobre o assunto.
Saiba que com a ajuda da natureza, mantendo o olho no vento e na correnteza, tudo fica muito mais fácil. Você verá a seguir que com os princípios básicos de manobras é muito fácil encostar sua lancha no píer. Confira!
Como manobrar uma lancha?
Antes de falarmos sobre as manobras que devem ser realizadas, é muito importante seguir algumas orientações na hora de realizar as manobras com a sua lancha. As principais orientações para quem quer aprender como manobrar uma lancha são:
Use a natureza a seu favor
A força da natureza é algo muito relevante para realizar manobras com uma lancha. Todo marinheiro deve ter esse conhecimento e usá-lo a seu favor ao manobrar uma lancha. É simples utilizar a natureza para manobrar, considere que ao jogar a âncora, atracar no cais ou pegar a bóia, é fundamental posicionar a lancha de modo que a proa receba a correnteza ou vento para frear a embarcação naturalmente. Assim será muito mais fácil concluir a manobra.
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Manobre de acordo com cada propulsão
A propulsão é algo que pode influenciar fortemente ao manobrar uma embarcação. Por isso é preciso conhecer cada tipo e utilizar essas informações ao manobrar sua lancha.
- Eixo fixo (eixo e pé-de-galinha): nesse modelo o motor fica próximo ao centro do barco, tendo um mancal ligado ao motor, sendo que o leme é independente da hélice.
- Motor de popa: nesse modelo o motor e rabeta ficam fixos na popa do barco e a hélice funciona junto ao motor.
- Motor de centro-rabeta: neste modelo o motor fica dentro do barco, sendo que a rabeta fica na popa. A hélice desse modelo gira junto com a rabeta.
- Propulsão hidrojato: neste modelo não há hélice, já que a propulsão acontece por uma bomba d’água. A saída da água faz a função do leme do barco.
Conheça a força da hélice
A hélice é capaz de empurrar a embarcação para frente e para trás, além de exercer força lateral. Dessa forma, a proa vai sempre para o lado oposto em que a hélice gira, sendo que esse efeito é mais perceptível quando a lancha está parada e começa a se mover.
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Passo a passo de como manobrar uma lancha
Agora que você já sabe as principais orientações para manobrar uma lancha, vamos ao passo a passo completo de como fazer essa manobra considerando os diferentes tipos de embarcações. Confira!
Barco com eixo fixo
Existe uma regra básica para manobrar embarcações que especifica que o barco está em marcha a avante, independentemente do tipo de propulsão, a proa guinará para o bordo em que está o leme. Quando o barco possui um leme grande e está em marcha ré, assim que o barco adquire o seguimento, a popa vira na direção do bordo em que o leve está.
Contudo, considerando que o barco possui um eixo fixo, o efeito da hélice é o que prevalece sobre a ação do leme. Sendo assim, partindo do barco parado, a popa irá para o bordo em que a hélice gira. Depois que o barco ganhar seguimento, a popa guinará para o bordo em que o leme está posicionado.
Bow e stern thruster
A propulsão auxiliar, chamada de bow thruster, é uma ótima forma de realizar manobras de proa tendo esse auxiliar como propulsor. Trata-se de um equipamento embutido na proa capaz de gerar uma pequena impulsão. Isso permite guinar o barco para um dos bordos, facilitando as atracações em lugares apertados. Outro propulsor também auxiliar é o stern thruster, sendo que esse é colocado na lateral da popa.
Barco com motor de popa ou de centro-rabeta
Nesse tipo de motor, a hélice gira e leva a popa da embarcação para o bordo onde está o propulsor. Quando em marcha a avante, virando o motor ou a rabeta para um dos bordos, a proa tende a guinar para estibordo. Já em marcha a ré, a popa guinará para o mesmo bordo do motor.
Saiba que algumas embarcações não direcionam a popa para o bordo do motor em marcha ré, pois a hélice predomina na direção. É por isso que alguns fabricantes já produzem rabetas com par de hélices, permitindo uma manobra mais fácil. Esse é o caso da Mercruiser e da Volvo.
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Barco com dois motores, dois lemes e dois eixos
Essa é a configuração mais comum para lanchas com mais de 9 metros. No caso dessa embarcação, a lancha guina para os bordos independentemente dos lemes, tendo como base apenas os propulsores. As hélices dos barcos geralmente giram para fora, cada uma para um bordo, por isso, são contrarrotantes.
Se apenas um propulsor é acionado, a lancha irá guinar para o bordo em que ele estiver. Por exemplo: se o motor de bombordo está avante, a proa gira para boreste e o movimento contrário também ocorre. Já em marcha ré, a proa segue a direção do motor acionado, sendo que a proa vai para o bordo contrário.
Iniciantes devem deixar o leme a meio e não acelerar durante a manobra. Isso evita confusões e possibilita manobrar com mais atenção.
Reações da lancha em diferentes situações
1. Lemes ao meio, motor bombordo em neutro e motor boreste avante. A proa guina para bombordo e a lancha gira em círculos.
2. Lemes a meio, motor boreste em neutro e motor bombordo avante. A proa guina para boreste e a lancha gira em círculos.
3. Lemes a meio, motor bombordo em neutro e motor boreste em marcha ré. A popa guina para bombordo e a proa guina para boreste. A lancha se move em círculos.
4. Lemes a meio, motor boreste em neutro e motor bombordo em marcha ré. A popa guina para boreste e a proa guina para bombordo. A lancha se move em círculos.
5. Lemes a bombordo, motor bombordo em neutro e motor boreste avante. A proa guina para bombordo rapidamente e a lancha gira em círculos.
6. Lemes a boreste, motor boreste em neutro e motor bombordo avante. A prova guina rapidamente para boreste e a lancha gira em círculos.
7. Lemes a meio, motor boreste avante e motor bombordo em marcha ré. A lancha gira sobre seu eixo para bombordo. Ao virar os lemos para bombordo, a lancha gira mais rápido, mas a popa vai levemente para boreste.
8. Lemes a meio, motor boreste em marcha ré e motor bombordo avante. A lancha gira sobre seu eixo para boreste. Ao virar os lemes para boreste, a lancha gira mais rápido, mas a popa vai ligeiramente para bombordo.
Barcos com propulsão hidrojato
Nesse tipo de embarcação, que também inclui jet boats e motos aquáticas, o comportamento da manobra depende principalmente da rotação do motor. Trata-se de uma pilotagem mais sensível do que barcos com hélices.
Ao manobrar, é preciso considerar que a propulsão hidrojato faz com que a manobra seja contrária aos barcos com motor centro-rabeta ou de popa. Isso significa que ao virar o timão para boreste, por exemplo, a popa guina para bombordo e vice-versa.
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Dicas adicionais sobre como manobrar uma lancha
É muito importante que você se lembre dessas dicas ao manobrar uma lancha e coloque-as em prática:
- Faça a manobra devagar, evite trancos na propulsão.
- Conheça o tipo de hélice, pois o barco pode reagir mais rápido no avante do que na marcha ré.
- Barcos com dois motores de popa ou centro-rabeta são menos eficientes em marcha ré, porém, manobram melhor quando ambos os motores ou as duas rabetas se viram para o mesmo bordo, funcionando como um único motor.
- Barcos com dois motores de popa ou centro-rabeta são mais lentos que barcos com dois motores com eixo e pé-de-galinha.
Como fazer a manobra de atracar e desatracar?
Atracar e desatracar são duas manobras de grande importância. Existem duas formas de atracar, sendo a contrabordo (de lado) e popa. Confira a seguir como é feita a atração em cada um dos casos.
Atracação a contrabordo
- Mantenha a proa na direção do vento ou correnteza, aproxime a lancha devagar jogando a proa na direção do cais para formar um ângulo de 15° a 20° entre o barco e o cais.
- Prenda as defensas marítimas no costado na altura do píer, assim como na proa, na popa e no meio-nau. São as defensas que protegerão o casco da embarcação, então, quanto mais melhor.
- Quando a proa estiver quase tocando o cais, vire o leme para a direção contrária ao píer, fazendo com que a popa fique mais próxima do cais. Se precisar, dê marcha ré para finalizar a manobra, exceto se a correnteza ou vento estiver na proa do barco.
- Em barcos com motor de popa ou centro-rabeta, é preciso ir avante e em marcha ré várias vezes até encostar a popa no cais.
Durante a atracação, devem ser utilizados cabos para amarrar a lancha ao cais. Esses cabos são chamados de bocas ou espias. Barcos que possuem mais de 9 metros de comprimento, devem usar também espringues além dos lançantes para uma boa atracação. Já os traveses puxam a embarcação para perto do cais e devem ser usados em cais flutuantes. Em píer fixo, é preciso regular os cabos de acordo com a maré.
Dica para barcos com dois motores
A atracação de contrabordo deve ser feita com aproximação do motor de dentro (próximo ao cais), virando os lemes para fora (oposto ao cais). Depois é preciso ir avante com o motor de dentro e dar marcha ré com o motor de fora para encostar a popa.
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Atracação de popa
Quando há pouco espaço no píer, é preciso atracar de popa. Nesse caso, é preciso colocar defensas na popa e nos dois bordos da lancha. Ao atracar de popa, perceba se há estacas ou poitas indicando a vaga no píer onde você pretende atracar. Siga os passos abaixo:
- Deixe a lancha perpendicular à vaga e devagar se aproxime do píer com marcha ré.
- Quando o barco ficar na posição ideal, prenda a popa cruzando as espias. Prenda a popa também e, em caso de píer fixo, ajuste os cabos de acordo com a maré.
- Caso não tenha poitas ou estacas, jogue a âncora na proa.
- Se quiser atracar de proa no píer, o processo é o mesmo. A diferença é que você terá que jogar a âncora na popa.
Atracação com vento e correnteza a favor
Se o vento ou correnteza estiver a favor da atracação a contrabordo, basta posicionar a embarcação na vaga para que o vento vá empurrando a embarcação até o cais.
Atracação com vento e correnteza contrário
Já o vento ou correnteza na direção contrária a atracação a contrabordo, é desfavorável para a manobra. Nesse caso é necessário colocar as defensas e se aproximar com cautela. Faça o ângulo de 15° a 20° entre a lancha e o cais e quando a proa encostar no cais, passe o espringue. Depois termine a manobra como orientado na atracação a contrabordo.
Como desatracar uma lancha?
O processo para desatracar varia de acordo com o tipo de motorização. No caso de barcos pequenos, com até 23 pés, basta soltar as amarras que prendem ao cais e empurrar o barco para fora. Barcos grandes precisam acionar o motor para desatracar. Em todo caso, é fundamental afastar a popa do cais durante a desatracação para proteger o leme e a hélice.
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Barco com dois motores
Nesse tipo de barco, pode-se usar os propulsores para afastar a popa do cais dando marcha ré com o motor próximo ao cais. Confira se há espaço para fazer a manobra, pois o barco se moverá para trás.
Caso não tenha espaço suficiente, vire o leve para o bordo do cais, use o motor de fora avante e depois use o motor de dentro em marcha ré, como se você estivesse saindo com um carro de uma vaga. Se a proa encostar no píer, empurre com a mão para afastar. Feito isso, saia pela frente com o motor de dentro em avante.
Barco com motor de popa ou centro-rabeta
Nesse tipo de embarcação, se não houver espaço na frente do barco, use o motor de fora para dar marcha ré devagar, até ter espaço para sair da vaga.
Barco com um motor e eixo fixo
Os recursos para essa manobra são reduzidos. Por isso, é preciso ter muito espaço à frente. Saia devagar em avante, vire o leme para fora e afaste o barco do cais. Cuidado para a proa não bater no píer durante a manobra.
Se houver pouco espaço para a manobra, jogue a âncora na popa para que ela se afaste do cais, mas não solte o espringue da proa. Assim que tiver um bom ângulo, dê marcha ré para sair de perto do cais.
Desatracação com vento ou correnteza pela proa
Em casos como esse, é preciso deixar o espringue de popa até o final da manobra, fazendo com que a proa se afaste do cais.
Desatracação com vento ou correnteza pela popa
Se o vento ou correnteza vier pela popa, o último espringue a ser retirado deve ser o da proa, para que a popa se afaste do cais.
Pode parecer complexo atracar ou desatracar com sua lancha, mas com o tempo você pegará o jeito e saberá como manobrar uma lancha corretamente. Coloque as dicas do Marujo em prática e confira nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para não perder mais dicas interessantes como essas.